Chatbot da CI&T incentiva reconhecimento entre colaboradores

Batizado de Jude, o chatbot aumentou os reconhecimentos de 14 mil em sete anos para 23 mil em apenas dois anos após seu lançamento, em 2022

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

31 de Março de 2025

Leitura de 3 min

Em 2021, a empresa brasileira de tecnologia de informação e desenvolvimento de softwares CI&T diagnosticou ineficiências em seu programa de reconhecimento entre colaboradores, afetando sua cultura de pertencimento e representatividade. 

Até então, o sistema de reconhecimento era manual, demandava tempo e estava sujeito a erros constantes e falta de padronização. 

“Somente as lideranças podiam solicitar reconhecimentos e elas precisavam acessar uma planilha do tipo Excel para preencher dados e esperar até duas semanas para a aprovação”, lembra Mariana Machado, Talent Solution Specialist da CI&T.

Diante da necessidade de transformar a cultura de reconhecimento da empresa, deixando o sistema com a cara da CI&T – design inteligente, acessível, intuitivo, ágil – as áreas de Inovação, Cultura e de Pessoas pensaram em um novo chatbot inteligente que pudesse ser facilmente acessado no dia a dia.

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O caminho

Para criar a inteligência artificial, a empresa promoveu, ainda em 2021, uma etapa de conversas com funcionários e realizou uma pesquisa qualitativa com reclamações e demandas sobre o sistema de reconhecimento. Depois, trouxe para o projeto pessoas desenvolvedoras da companhia, que começaram a desenhar a cara do novo programa. 

A força-tarefa da ferramenta se valeu de metodologias em design thinking (pensar o formato do projeto/produto a partir da necessidade  das pessoas) e em employee experience (melhoria contínua da experiência do funcionário para que ele se sinta acolhido). 

A escolha do nome foi uma etapa importante – e divertida – do projeto. A empresa queria algo que funcionasse para qualquer gênero e que fizesse sentido em vários idiomas, sendo fácil de pronunciar, uma vez que a CI&T também está presente em países como Estados Unidos, Canadá, Colômbia e Portugal, e tem 6.500 funcionários. Assim, chegaram ao nome Jude. 

Lançado internamente no início de 2022, o chatbot Jude pode ser acessado via desktop por todos os funcionários, de qualquer parte do mundo. Ele funciona em diferentes idiomas e tem ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva ou visual. 

No Google Chat, o funcionário pesquisa por Jude e imediatamente começa uma conversa com o chatbot. Ao dizer que deseja reconhecer a entrega ou resultado de alguém ou de algum time, é direcionado para preencher campos de dados, como o nome da pessoa ou equipe, o motivo e o tipo de reconhecimento – que pode estar ligado a impacto, frequência, satisfação do cliente, entre outros. 

Após essa etapa, Jude entra em contato com o líder do funcionário indicado e avisa que há um reconhecimento disponível para aprovação. O líder pode aprovar, solicitar alterações ou negar o pedido. O solicitante recebe uma nova mensagem informando sobre a aprovação, a negativa (com explicações) ou a necessidade de mais informações. 

Resultados

Com a facilidade proporcionada por Jude, o número de reconhecimentos entre profissionais da CI&T disparou. Nos sete anos anteriores à estreia do programa, em meados de 2022, a empresa somou 14 mil reconhecimentos. Já nos dois anos e meio de Jude, foram mais de 23 mil.

“Antes, as pessoas não sabiam que o programa de reconhecimento existia ou, se sabiam, não entendiam como usar. Com o Jude, ficou muito mais intuitivo e prático”, analisa Mariana. 

Além de aumentar a adesão, o tempo médio de processamento do reconhecimento reduziu de 15 para 4 dias úteis, economizando cerca de 75% do tempo de trabalho dos analistas de belonging. A área de Pessoas também identificou um aumento na sensação de celebração e reconhecimento em suas pesquisas de clima. 

Para 2025, a CI&T pretende focar na estratégia omni channel, fundindo Jude com outros programas da empresa. “O futuro é trabalhar em um canal só. Quanto mais a empresa se torna global, maior o desafio de comunicação, demandando simplicidade e agilidade. O que hoje é Jude, e-mail, WhatsApp ou nosso chat de RH chamado Riley, vamos transformar em uma coisa só”, explica Vic Marchiori, líder de Inovação da CI&T.

*Conteúdo inédito da Think Work Lab para o Acrescenta, do iFood Benefícios. Em breve, também disponível no Think Work Lab, na área exclusiva para assinantes.

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