Carta de demissão: como orientar o colaborador?
Confira o papel do RH quando alguém do time pede demissão
Por Equipe iFood Benefícios
Assunto delicado de ser abordado, a demissão é uma realidade temida por colaboradores durante sua trajetória profissional, mas existem situações em que o pedido de demissão parte do colaborador.
Imagine que você está realizando suas tarefas e, de repente, uma notícia: um colaborador deseja pedir demissão.
Quando esse tipo de situação acontece, além do processo de desligamento e, posteriormente, contratação de um novo profissional para a posição por parte do RH, o colaborador deve escrever uma carta de demissão.
Apesar de a carta de demissão não precisar ser escrita pelo profissional do RH, ele ainda deve orientar o colaborador com os próximos passos. Vamos entender esse processo?
O que é uma carta de demissão?
A carta de demissão é um documento, escrito à mão, que formaliza o pedido de demissão quando este parte do colaborador, e não da empresa, independentemente do motivo.
Tipos de carta de demissão
Existem dois tipos de carta de demissão: com ou sem aviso prévio.
A carta de demissão com aviso prévio é feita quando o colaborador informa, com antecedência, o seu desligamento e trabalha, no mínimo, mais 30 dias em jornada integral. Durante esse período, ele receberá normalmente o salário e benefícios até o último dia do aviso. A data do pedido de demissão e do cumprimento do aviso prévio também devem estar nesta carta.
Caso o trabalhador decida por não cumprir o aviso prévio, porque vai iniciar em um novo emprego ou por outro motivo, e o empregador não o dispensar desta obrigação, o colaborador deverá pagar uma indenização correspondente ao salário do período do aviso prévio. Geralmente esse valor é descontado no cálculo de rescisão do profissional, feito pelo RH.
Qual o papel do RH quando um colaborador pede demissão?
É necessário que o funcionário converse abertamente com a liderança sobre a decisão e, após isso, comunique o RH, solicitando a carta de demissão.
O papel do RH neste momento é auxiliar o colaborador com as informações que ele precisa colocar nesta carta de demissão. Facilitar o processo de desligamento de forma organizada e profissional garante que tanto o funcionário quanto a empresa passem por uma transição tranquila.
Nessa fase, a entrevista demissional também se mostra como uma opção após o desligamento, pois trata-se de um processo que não é obrigatório e deve ser realizado apenas se o profissional se sentir confortável. Essa conversa aborda questões relacionadas a temas importantes como:
- Visão do colaborador sobre a empresa;
- Expectativas em relação a salários e benefícios;
- Plano de carreira e desenvolvimento;
- Relação com liderança e equipe.
É essencial que a relação entre empresa e ex-colaborador seja encerrada de forma amigável e, para isso, o apoio emocional do RH se torna fundamental.
A carta de demissão é obrigatória e é importante para comprovar que a decisão de se desligar da empresa partiu do colaborador e não da organização.
Outro ponto importante para considerar é que se for da vontade da empresa reter aquele colaborador, o RH pode buscar entender os motivos que levaram a essa decisão e buscar por soluções.
Um colaborador que não vê perspectiva de crescimento, por exemplo, pode sentir necessidade de um novo plano de carreira e desenvolvimento dentro da empresa. O mesmo pode valer para aqueles que não se sentem valorizados ou possuem uma relação ruim com os líderes. Em alguns casos, um ajuste de rota pode ser essencial para manter a permanência do colaborador.
Lembre-se: acompanhamentos e feedbacks constantes contribuem para a satisfação do colaborador. Esteja próximo dele.
Como orientar o colaborador com a carta de demissão?
A carta de demissão não pode ser redigida pelo RH, mas é possível orientar o colaborador neste momento. Algumas demissões podem ser inesperadas, mas um RH bem preparado está atento a todas as situações que podem acontecer durante a jornada de um funcionário.
Este documento pode ser simples, mas deve conter algumas informações relevantes, como:
- Nome da empresa;
- Nome do gestor ou responsável do RH a quem a carta será direcionada;
- Local e data;
- Nome completo, cargo e departamento do colaborador que vai deixar a função;
- Breve texto, informando o pedido de demissão;
- Motivo do pedido de demissão, que é opcional. Importante ressaltar que, caso o colaborador queira informar o motivo da demissão, ele deve se atentar em não expor detalhes e comentários sem relevância;
- Cumprimento ou não do aviso prévio;
- Assinatura.
A carta deve ser escrita à mão e em duas vias assinadas, dessa forma, uma fica com o colaborador e outra com a empresa.
Modelos de carta de demissão
Disponibilizamos dois exemplos de carta de demissão para que você, RH, compartilhe com o colaborador em caso de um pedido de desligamento.
As cartas servem apenas como base e orientação, podendo ser adaptadas desde que incluam as informações principais.
Faça o download dos exemplos de carta de demissão, mas lembre o colaborador de que a carta precisa ser escrita à mão.