“Desigualdade de gênero não existe!” Será?

Essa é uma combinação interessante para mulheres líderes?
Executiva de Recursos Humanos e conselheira, Catia desenvolveu carreira internacional e tem mais de 25 anos de experiência com RH, e mais de 15 anos atuando com multinacionais.
8 de Janeiro de 2025
Leitura de 2 min
Você já parou para pensar se mulheres em posições de liderança podem combinar autoridade e influência de maneira eficaz? Ou será que essa combinação exige um equilíbrio delicado e cuidado constante?
Índice:
Antes de avançar, vamos às definições:
O uso da autoridade por mulheres em posições de liderança nem sempre é percebido de forma neutra. Ao longo da minha trajetória, observei dois desafios principais que muitas líderes enfrentam:
Acredito que sim, mas é um trabalho intencional e estratégico. Para que essa combinação funcione, precisamos reconhecer o papel complementar de ambas:
Como equilibrar essas forças? Aqui estão três práticas que considero essenciais:
A junção entre autoridade e influência transforma a liderança feminina em um modelo que não só quebra barreiras, mas também inspira uma nova geração de líderes. Mais do que isso, cria um modelo sustentável de liderança que beneficia tanto a organização quanto as pessoas que nela trabalham.
Acima de tudo, nos dá a chance de deixar um legado com impacto. Afinal, não é só sobre liderar, mas sobre abrir caminhos para o futuro.