Conheça a diferença entre salário e remuneração para as empresas!

criado em 23 de Maio de 2023

última atualização 15 de Setembro de 2023

Leia em 5 min

Saber a diferença entre salário e remuneração é importante para que a saúde financeira da sua empresa permaneça em dia. Por mais parecidos que sejam esses conceitos, saber em que ponto elas se divergem é necessário para evitar problemas com a justiça.

Para quem é gestor ou colaborador do time de RH de uma corporação, esse tema faz parte do dia a dia, já que influencia diretamente no fechamento das folha de pagamento dos funcionários.

A seguir separamos as principais informações que você precisa saber para diferenciar salário de remuneração. Continue a leitura e confira!

Índice:

Qual a diferença entre Salário e Remuneração?

A principal diferença entre esses dois conceitos é que o salário pode ser considerado uma remuneração, mas a remuneração não se resume ao salário. Além disso, na folha de pagamento essa diferença precisa ser evidente, pois envolve questões trabalhistas que precisam estar em conformidade com a legislação.

Salário

O salário é o pagamento que consta na folha de pagamento de um trabalhador e está assegurado por contrato. Tanto na modalidade CLT quanto na PJ, o profissional recebe uma quantia mensalmente pelo seu trabalho executado.

Geralmente esse valor possui descontos de Imposto de Renda e INSS, quando vinculado à carteira de trabalho.

Remuneração

A remuneração, por sua vez, é o conjunto de salário e benefícios pagos ao colaborador. Dessa forma, ela contempla o salário-base, mas também outros artigos como vale-transporte, VA e VR, plano de saúde, comissão, recompensas, participação em lucro, horas extras, adicional noturno e mais.

Remuneração é obrigatória? Saiba o que a CLT diz!

A CLT estabelece a obrigatoriedade do salário no artigo 458. Já no artigo 457 da CLT, temos a menção do que deve estar incluído na remuneração do trabalhador, além do salário-base pago em dinheiro, sendo: horas extras, bônus, comissões, adicionais, insalubridade, gorjetas, periculosidade e mais.

Além disso, o parágrafo 2º do artigo 457 estabelece parcelas que não são contempladas na remuneração, como:

  • ajuda de custo;
  • abonos;
  • diárias de viagem;
  • premiações;
  • abonos habituais, como pagamento de aluguel, carros, escola para dependentes e mais.

Plano de cargos e sua relação com o salário e a remuneração

Ter um plano de cargos e salários é atuar em conformidade com as leis trabalhistas, além de prezar pela equidade salarial e pela importância que cada colaborador tem para a corporação.

Dessa forma, o plano de cargos e salários consiste em uma tabela salarial de cada cargo e senioridade. Assim é possível criar um plano de carreira alinhado com as possibilidades existentes e realizar novas contratações com um salário compatível com o mercado.

Além disso, é uma maneira de evitar que profissionais que ocupam cargos iguais tenham salários diferentes. Caso isso aconteça, pode tornar o clima organizacional ruim e diminuir a motivação dos colaboradores.

Os diferentes tipos de salário

Mulher jovem trabalhando num escritório, segurando uma pasta nas mãos

Dentro da categoria “salário”, temos diferentes tipos. Confira quais são!

Base

É o salário firmado entre empregado e empregador, dentro do contrato de trabalho. Portanto é o salário fixo, sem valores adicionais ou variáveis.

Bruto

Segue a mesma linha do salário-base, e é aquele valor recebido pelo empregado antes dos descontos, como INSS e IRRF.

Mínimo

É o valor mínimo que uma empresa pode pagar a um colaborador que trabalha 220 horas mensais, determinado por lei pelo governo.

Líquido

O salário líquido é o valor do salário bruto com os descontos, ou seja, é o valor final recebido pelo funcionário.

Piso Salarial

O piso salarial é um valor definido como base para determinada categoria profissional. Ele pode ser definido por lei ou por convenção coletiva, e as empresas precisam respeitar essa decisão.

Os tipos de remuneração

O conceito de remuneração possui dois vieses: a remuneração variável e a remuneração estratégica. Confira um pouco mais sobre cada uma delas a seguir.

Variável

A remuneração variável é aquela que não possui um valor fixo e varia de acordo com alguns aspectos, geralmente relacionados à performance do colaborador.

Dessa forma, temos como exemplo as comissões e bônus de vendas, que podem oscilar mês a mês, pois dependem da entrega de resultados.

Estratégica

A remuneração estratégica tem o objetivo de tornar a empresa um lugar atraente e desejado para se trabalhar, por se destacar da concorrência no quesito benefícios. Podemos citar como exemplo os benefícios corporativos, como:

Além disso, também temos os benefícios sem ligação com as finanças, como folgas e Day Off de aniversário.

A importância do Salário e da Remuneração na folha de pagamento

Diante das diferenças entre salário e remuneração, ter isso claro na folha de pagamento é essencial para evitar problemas trabalhistas e prejuízos financeiros.

Por isso, a equipe de RH deve ter atenção ao registro correto das horas trabalhadas no mês, além de ter um controle rigoroso para que o fechamento ocorra sem erros. Na folha de pagamento precisa constar horas extras, férias, faltas e qualquer outro quesito que influencia diretamente no valor total a receber.

Assim, saber diferenciar salário de remuneração é necessário para assegurar os direitos trabalhistas dos colaboradores e resguardar a empresa de qualquer problema judicial.

Além disso, investir em uma remuneração mais completa ajuda a sua empresa a manter os colaboradores engajados e dispostos a alcançar os melhores resultados. O primeiro passo é apostar em um pacote de benefícios diversificado

Por fim, para otimizar essa jornada, o iFood Benefícios pode ser seu grande aliado. Com o cartão multibenefícios, o colaborador tem acesso em um só lugar a todos os benefícios, como VA e VR, saldo cultura, saldo mobilidade, auxílio home office, auxílio educação e premiações. Clique aqui e confira mais informações!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida