O que rolou no Conta aí, RH do iFood Benefícios 

criado em 29 de Novembro de 2023

última atualização 21 de Dezembro de 2023

Tendências do RH para 2024

No dia 22/11/2023, rolou um papo pra lá de interessante no “Conta aí, RH”. O evento foi organizado pelo iFood Benefícios e aconteceu na sede do iFood, em Osasco. A CEO da People Academy, Jéssica Martins, foi mediadora e conduziu a roda de conversa, reunindo um time incrível da área: Ettore Martines (Raízen), Illana Kern (Ambev), Alexandre Ullmann (Linkedin) e Tati Costa (iFood).

Desvendando tendências com os experts:

Antes de mergulhar nas tendências, Jéssica lançou a pergunta: como explorar essas mudanças de forma produtiva? Os convidados mandaram a real: entender o que o mercado está falando e olhar para fora são os primeiros passos. Não basta só observar, é preciso aplicar na prática e gerar valor ao negócio.

A sacada é crescer e ficar mais próximo, aliando o RH à tecnologia e inovação. Os convidados construíram exemplos usando a tecnologia em treinamentos, provando que dá para inovar na área. 

E não podemos esquecer: as tendências não são universais para empresas pequenas e grandes. Cada uma tem suas nuances.

O que será tendência em 2024:

Na mesa-redonda, o trabalho remoto flexível tomou a cena. Não só avaliar a performance, mas ter dados para avaliações presenciais é chave. Investir em ferramentas de inclusão remota é mais do que necessário, é estratégico para criar pertencimento, especialmente para quem está distante.

O desenvolvimento de liderança também entrou em cena, não como tendência, mas como algo fundamental e contínuo. Autoconhecimento é a palavra de ordem, considerando a diversidade de perfis e aptidões.

Com foco na experiência do colaborador, rolou uma provocação sobre processos mapeados nas empresas da galera. People Analytics entrou em cena, com a ressalva de que consolidar dados é uma coisa, gerar insights é outra história. Ação é fundamental para construir insights valiosos!

Segurança psicológica no pós-pandemia também foi tema. Como as empresas estão cuidando do pertencimento dos colaboradores? Construir a relação entre eles e a empresa é uma missão crítica.

Outro tópico sério e necessário. Diversidade e inclusão não deveriam ser só tendências, mas a realidade da maioria das empresas. Apesar dos avanços nas contratações, ainda há desafios. É preciso olhar com cautela e trabalhar no pertencimento para que todos se sintam à vontade. 

A Inteligência Artificial veio para ficar e ajudar. É possível encurtar caminhos, resolver processos e até fazer o preenchimento de descrições de cargos. O recado aqui é claro: desapegue dos processos antigos e adote a tecnologia, coragem para assumir riscos também é importante.

Leia também: Gestão da qualidade: saiba como melhorar os processos na sua empresa

E o que deveria ser:

A discussão também lançou luz sobre pontos que não são tendências, mas merecem ser: preparação para outra área, plano de sucessão, mapeamento de skills pensando no futuro, presença do RH nas tomadas de decisões, devolutiva social e revisão das contratações temporárias. 

E assim, o “Conta aí, RH” nos trouxe insights poderosos para navegarmos nas águas do RH em 2024. Que venham as transformações! ??

Quer conferir o resumo completo dos insights desse evento?

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida