O que rolou no evento Conta aí, RH, do iFood Benefícios
Evento no iFood Benefícios revelou como se manter atualizado e inovador. Confira as tendências de RH.
3 de Maio de 2024
Leitura de 3 min
Índice:
- Tendências do RH para 2024
- Desvendando tendências com os experts:
- O que será tendência em 2024:
- E o que deveria ser:
Tendências do RH para 2024
No dia 22/11/2023, rolou um papo pra lá de interessante no “Conta aí, RH”. O evento foi organizado pelo iFood Benefícios e aconteceu na sede do iFood, em Osasco. A CEO da People Academy, Jéssica Martins, foi mediadora e conduziu a roda de conversa, reunindo um time incrível da área: Ettore Martines (Raízen), Illana Kern (Ambev), Alexandre Ullmann (Linkedin) e Tati Costa (iFood).
Desvendando tendências com os experts:
Antes de mergulhar nas tendências, Jéssica lançou a pergunta: como explorar essas mudanças de forma produtiva? Os convidados mandaram a real: entender o que o mercado está falando e olhar para fora são os primeiros passos. Não basta só observar, é preciso aplicar na prática e gerar valor ao negócio.
A sacada é crescer e ficar mais próximo, aliando o RH à tecnologia e inovação. Os convidados construíram exemplos usando a tecnologia em treinamentos, provando que dá para inovar na área.
E não podemos esquecer: as tendências não são universais para empresas pequenas e grandes. Cada uma tem suas nuances.
O que será tendência em 2024:
Na mesa-redonda, o trabalho remoto flexível tomou a cena. Não só avaliar a performance, mas ter dados para avaliações presenciais é chave. Investir em ferramentas de inclusão remota é mais do que necessário, é estratégico para criar pertencimento, especialmente para quem está distante.
O desenvolvimento de liderança também entrou em cena, não como tendência, mas como algo fundamental e contínuo. Autoconhecimento é a palavra de ordem, considerando a diversidade de perfis e aptidões.
Com foco na experiência do colaborador, rolou uma provocação sobre processos mapeados nas empresas da galera. People Analytics entrou em cena, com a ressalva de que consolidar dados é uma coisa, gerar insights é outra história. Ação é fundamental para construir insights valiosos!
Segurança psicológica no pós-pandemia também foi tema. Como as empresas estão cuidando do pertencimento dos colaboradores? Construir a relação entre eles e a empresa é uma missão crítica.
Outro tópico sério e necessário. Diversidade e inclusão não deveriam ser só tendências, mas a realidade da maioria das empresas. Apesar dos avanços nas contratações, ainda há desafios. É preciso olhar com cautela e trabalhar no pertencimento para que todos se sintam à vontade.
A Inteligência Artificial veio para ficar e ajudar. É possível encurtar caminhos, resolver processos e até fazer o preenchimento de descrições de cargos. O recado aqui é claro: desapegue dos processos antigos e adote a tecnologia, coragem para assumir riscos também é importante.
Leia também: Gestão da qualidade: saiba como melhorar os processos na sua empresa
E o que deveria ser:
A discussão também lançou luz sobre pontos que não são tendências, mas merecem ser: preparação para outra área, plano de sucessão, mapeamento de skills pensando no futuro, presença do RH nas tomadas de decisões, devolutiva social e revisão das contratações temporárias.
E assim, o “Conta aí, RH” nos trouxe insights poderosos para navegarmos nas águas do RH em 2024. Que venham as transformações! ??
Quer conferir o resumo completo dos insights desse evento?