Woba cria benefício para incentivar funcionários a viajarem

Woba Wings oferece reembolso para que colaboradores façam viagens e conheçam os diferentes coworkings mantidos pela empresa

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

25 de Junho de 2025

Leitura de 4 min

Em 2020, a Woba, uma empresa de soluções para ambientes de trabalho, decidiu ampliar os benefícios oferecidos aos seus funcionários, de forma que a estratégia de recompensa ficasse mais alinhada ao seu core business.

Chamados de “nômades”, os profissionais da Woba têm a liberdade de trabalhar remotamente, escolhendo entre mais de 1.600 espaços de coworking mantidos pela Woba e espalhados por mais de 240 cidades brasileiras, ou em qualquer lugar de sua escolha.

Para motivar o pessoal a explorar os diversos espaços que oferece, além do home office, a companhia lançou o programa Woba Wings. O benefício prevê um suporte financeiro para apoiar a mobilidade da força de trabalho, permitindo que os profissionais viajem e trabalhem em diferentes locais. 

Seja de carro, ônibus ou avião, os nômades da Woba têm a liberdade de explorar novos espaços e de fazer conexões valiosas – e ainda ganham um incentivo financeiro.

“Fizemos isso para que as pessoas possam verdadeiramente conhecer os espaços, fazer novas conexões e viver a liberdade, a flexibilidade, a mobilidade e a autonomia que a vida nômade pode proporcionar”, afirma Gabriela Menezes, analista de treinamento e desenvolvimento da Woba.

Índice:

O caminho

Os primeiros passos foram dados pelas equipes de Pessoas e Cultura e de Finanças, responsáveis pelo projeto. 

Eles estabeleceram as regras para a ajuda de custo, que se aplica apenas ao valor da mobilidade, como passagens ou combustível. Com base nisso, a empresa definiu os percentuais reembolsáveis. 

Para viagens internacionais, a ajuda de custo é limitada a 10%. Para as nacionais, os funcionários têm direito a um reembolso de 10% para visitar um coworking da rede; 20% para dois; 30% para três ou mais. Para visitar um espaço fora da rede da Woba, o colaborador recebe 10% de ajuda de custo. Nesses casos, a organização também cobre integralmente as despesas da diária de trabalho no coworking.

A criação de regras claras e sua comunicação eficaz foram essenciais para o sucesso do projeto. O benefício pode ser utilizado uma vez ao mês, e o nômade deve passar pelo menos 24 horas em um dia de semana no destino escolhido. O programa não se aplica durante as férias ou períodos de recesso da Woba.

“O principal desafio foi garantir que os colaboradores estejam bem informados para a utilização, visto que se trata de um benefício reembolsável com percentual de ajuda de custo sobre o valor da passagem, ou seja, o deslocamento para a cidade de destino e não sobre demais custos (hospedagens e alimentação, por exemplo)”, explica Pablo Araujo, então analista de pessoas da empresa. “Esse acompanhamento pode gerar gargalos, se não for bem conduzido.”

Todos os 140 funcionários, distribuídos em 14 áreas, têm direito ao Woba Wings. Após utilizá-lo, os nômades podem dar feedbacks sobre os espaços da Woba, ajudando a aprimorar a experiência dos usuários. 

Eles também compartilham suas experiências com toda a empresa durante o ritual quinzenal All Hands, expandindo horizontes e fortalecendo a cultura organizacional.

Para auxiliar na comunicação, a equipe criou um canal no Slack, onde os trabalhadores podem compartilhar informações sobre suas viagens e ajudar outros que desejam visitar os mesmos lugares e coworkings.

Os resultados

A Woba considera o Woba Wings uma inovação, pois permite que os nômades vivenciem a flexibilidade e mobilidade do formato de trabalho proporcionado pela companhia. 

A iniciativa está alinhada com sua cultura organizacional, que valoriza a liberdade, mobilidade e autonomia, criando um ambiente propício para a inovação, networking, criatividade e crescimento individual e coletivo.

Embora não divulgue resultados numéricos, a empresa acredita que o projeto tem sido um sucesso. De acordo com Gabriela e Pablo, o principal indicador é o aumento significativo na satisfação e no engajamento da equipe. 

A Woba obteve uma nota 9,0 no Score Geral da Pulses, uma ferramenta de medição do clima organizacional, superando a média de todas as organizações que utilizam a plataforma (8,0 – 737 empresas) e a média do segmento (8,3 – 173 empresas).

“O benefício verdadeiramente possibilita que os funcionários da organização possam se tornar nômades digitais, estabelecendo novas conexões de rede entre membros da equipe e demais profissionais que conhecem nos espaços compartilhados da Woba”, conta Gabriela.

 

Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 6 de maio de 2024 com o título “Woba cria benefício para incentivar funcionários a viajarem”. Atualizado em 15 de maio de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.

Gente e gestão

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Think Work

Últimas publicações

Mais sobre: Gente e gestão