Saúde mental no trabalho: crie um ambiente mais positivo
Coloque em prática ações que contribuem para a qualidade de vida dos colaboradores
Por Nathalia Boni
Falar sobre saúde mental se tornou um hábito bastante comum, e ainda bem que isso aconteceu, não é? Dessa forma, conseguimos mais espaços seguros para compartilharmos nossas vulnerabilidades do dia a dia.
Segundo o Google Trends, a saúde mental de forma geral já é uma preocupação em diversos países. No entanto, quando fazemos o recorte de saúde mental no trabalho, ainda temos muito a evoluir para que ações efetivas sejam aplicadas por empresas.
Enquanto gestor, como contribuir para um ambiente mais positivo e acolhedor para todos?
A relação entre trabalho e saúde mental
Em algum momento você já deve ter ouvido alguém falar que “passa mais tempo com os colegas de trabalho do que com a família”. E acredite: essa sensação não é mentira. Segundo levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), passamos em média 39,5 horas por semana - cerca de 8 horas por dia - trabalhando.
Apesar de algo comum, o trabalho precisa ser apenas uma parte da nossa vida e não toda a nossa vida.
Pessoas multitarefas, equipes reduzidas e, consequentemente, o acúmulo de funções têm feito parte da rotina de diversas pessoas. Entretanto, esse hábito que pode parecer inocente pode levar a esgotamentos físicos e mentais, chegando a uma Síndrome de Burnout, o pior deles. Foi o que aconteceu com a jornalista e palestrante Izabella Camargo, que teve uma crise de burnout ao vivo em 2018.
No evento Encontro C-Level realizado pelo Grupo Gestão RH, em parceria com iFood Benefícios, Izabella Camargo falou sobre Saúde Mental e Inteligência Emocional e fez o seguinte questionamento: “Você já se incluiu na sua agenda hoje?”
Confira abaixo algumas ideias compartilhadas pela especialista e como podem ser colocadas em prática:
Gerenciamento de tempo
Uma das dicas é redefinir os contratos de tempo. É necessário entender e ajustar a sua disponibilidade, seja para a realização de tarefas profissionais ou não. Isso vale para gestores, líderes e colaboradores.
Como colocar em prática?
Elimine as distrações e organize o que precisa ser feito para não perder tempo durante os dias. Você pode criar uma lista com as pendências e dividi-las em três etapas:
1. O que eu preciso fazer hoje?
2. O que eu não preciso fazer hoje?
3. O que eu posso delegar?
Dessa forma, é possível ter mais visão de tudo o que está acontecendo e concentrar esforços no que é necessário. E lembre-se: ações como essas não significam que você está trabalhando menos ou deixando de trabalhar. Você apenas está impondo limites para priorizar a si mesmo ou aqueles que ama.
Higiene mental
Segundo Izabella, “para ter bons pensamentos, você precisa ter uma boa saúde mental. Para ter saúde mental, você precisa de uma higiene mental.” Tudo está relacionado!
Existem 5 hábitos capazes de realizar uma “faxina” na sua mente. São os EPIs da saúde mental: sono, higiene pessoal, alimentação, atividade física e lazer. Separe um tempo para praticar cada um deles, seja de forma individual ou coletiva.
E enquanto empresa, como contribuir com cada um desses hábitos?
Em conjunto com os líderes, organize ações para que, tanto a liderança (incluindo o RH), quanto os colaboradores consigam colocar em prática esses hábitos. Veja algumas dicas:
Sono
Apesar de ser um hábito individual, algumas ações podem ser contribuições da empresa:
- Palestras com o tema higiene do sono;
- Horários flexíveis para o trabalho;
- Momentos de relaxamento em aulas de yoga ou alongamento;
- Massagem no escritório;
- Área para descanso;
- Políticas que incentivem os colaboradores e líderes a se desconectarem após o horário de expediente. Quer um exemplo? Sabe aquele assunto importante que surgiu após o horário? Estimule a liderança a programar o envio de um e-mail importante para o dia seguinte.
Autocuidado
Que tal proporcionar um dia de autocuidado aos times? Confira algumas ideias:
- Vouchers para os colaboradores usarem em SPAs e salões de beleza parceiros;
- Profissionais de estética no escritório;
- Presentes e kits para os colaboradores realizarem esse autocuidado em casa.
Dica: O saldo saúde e bem-estar do iFood Benefícios pode proporcionar isso para o seu time!
Alimentação
Hábitos alimentares saudáveis têm impactos significativos na saúde. Que tal implementar:
- Programas de reeducação alimentar;
- Opções de frutas e alimentos saudáveis para fácil acesso no escritório;
- Palestras com nutricionistas;
- Health Day: um dia inteiro com um profissional da área no escritório para que os colaboradores tenham livre acesso para tirar dúvidas.
Dica: Você também pode optar pelo saldo refeição e alimentação do iFood Benefícios, que além de simplificar a sua gestão, pode ser utilizado em restaurantes, mercados, apps de delivery e mais. O melhor de tudo: conta com a segurança jurídica do PAT.
Atividade física
Existem diversas formas de incluir a atividade física no dia a dia da equipe:
- Aulas especiais no escritório ou outro espaço reservado.
- Atividades de ergonomia com uma equipe especializada para pessoas que passam muito tempo sentadas em frente ao computador;
- Parcerias para desconto em academias, clubes ou estúdios de Pilates;
- Benefícios corporativos voltados à prática de atividades físicas, como o Gympass, parceiro do iFood Benefícios que conta com diversas vantagens.
Lazer
Fundamental para a manutenção de uma vida com mais qualidade e plenitude, não é? Algumas sugestões são:
- Divulgar e incentivar os colaboradores a frequentar cinemas, livrarias, exposições e shows, além de reforçar opções gratuitas que estejam acontecendo;
- Parcerias com parque de diversões ou parque aquáticos;
- Newsletter mensal com dicas de filmes e séries;
- Ações de endomarketing com recompensas como ingressos para entretenimento. Por exemplo: uma campanha do agasalho na qual a área que doar mais, ganha os ingressos.
Dica: o saldo cultura do iFood Benefícios, por exemplo, é aceito nesses lugares, e pode também ser usado em apps de streaming.