Com mais autonomia para gestores, Vivo agiliza contratações

A mudança foi implementada nas 245 lojas próprias, capacitando mais de 800 gestores, que se tornaram responsáveis por mais de 2.200 contrata...

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

19 de Maio de 2025

Leitura de 3 min

Até 2022, a empresa de telecomunicações Vivo, que soma 33 mil funcionários no Brasil, centralizava nos recrutadores os processos seletivos para as vagas de entrada das suas mais de 230 lojas espalhadas pelo país. O recrutamento acontecia separadamente em cada loja, mas o contato dos gestores com os candidatos era feito de maneira pontual, por meio de grupos informais ou pela entrega presencial de currículos.

Naquele momento, ficou claro para as lideranças da área de talentos da Vivo que o método carecia de estratégia e era lento. “Queríamos trazer mais agilidade ao processo seletivo e dar autonomia e protagonismo ao gestor para escolher seu candidato ideal”, conta Ana Cecília, diretora de Gestão de Talentos e Transformação Cultural da Vivo.

Estudos conduzidos pela operadora quantificaram o custo de uma posição vaga nas lojas e o quanto a agilidade e a autonomia nas contratações poderiam agregar à receita do negócio.

Em meados de 2022, a empresa iniciou um projeto para substituir o método de contratação centralizado no recrutador, dando mais autonomia para o gestor local. Assim, o novo programa, batizado de Autosserviço em Atração de Talentos para Lojas Próprias, nasceu com o propósito de garantir mais assertividade na escolha do candidato e diminuir ao máximo o tempo de vacância.  

Quando há uma vaga disponível, o gestor faz a solicitação e acompanha o processo por meio de plataformas ATS (Applicant Tracking System), com suporte de inteligência artificial para buscar talentos. As principais etapas incluem a abertura da vaga, a triagem e a condução de entrevistas pelo gestor, que informa ao recrutador sobre os candidatos escolhidos.

Ao mesmo tempo, o recrutador desempenha um papel propositivo e consultivo (Talent Advisor) ao lado do gestor, fornecendo dados e insights que orientam as melhores estratégias e resultados para a contratação do profissional ideal para sua área. 

“O gestor ganha um papel mais estratégico, pois entende com mais profundidade as necessidades locais e direciona as decisões para seus objetivos. Por exemplo, ele pode atuar na promoção de mais diversidade no seu ambiente de trabalho e pensar em candidatos a partir desse propósito. Por meio da ferramenta ATS, ele acompanha em tempo real indicadores como performance, diversidade e turnover”, explica Ana Cecília. 

Índice:

O caminho

Na primeira etapa do projeto, ainda em 2022, foram realizados acompanhamentos presenciais com os gestores nas lojas da Vivo, a fim de entender a rotina de recrutamento local e encontrar novas ideias para o processo de contratação ideal. A empresa também fez pesquisas no mercado com grandes empresas do segmento para encontrar bons exemplos.

No primeiro semestre de 2023, a Vivo lançou um piloto do Autosserviço em São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis. Com os bons resultados alcançados, o projeto foi ampliado para todo o Brasil a partir do segundo semestre daquele ano. Atualmente, o processo é voltado para cargos iniciais nas lojas, como recepcionistas, estoquistas e vendedores. 

Mais de 800 gestores foram treinados e capacitados como líderes recrutadores. Os treinamentos ocorreram de forma presencial em todo país, utilizando material construído com apoio da área de capacitação. Eles englobaram todos os temas relacionados à temática e à rotina de RH, incluindo formatos, políticas, entrevistas por competência, vieses inconscientes e diversidade, bem como o uso de plataformas ATS, Role Play com simulações de entrevistas, entre outros.

Resultados

O Autosserviço foi implementado em todas as 245 lojas próprias da Vivo no Brasil. Desde 2023, foram mais de 2.200 contratados a partir do programa, sendo 51% das vagas preenchidas por talentos diversos (raça, gênero, pessoas com deficiência, acima de 50 anos ou LGBTI+).

Além disso, houve uma redução de 73% no tempo médio para encontrar o candidato a ser contratado (SLA). “Com a redução do tempo de recrutamento, o líder consegue buscar candidatos de forma mais assertiva, mais alinhados com o perfil da sua loja”, analisa Ana Cecília.

No futuro, a empresa planeja expandir o Autosserviço para a contratação de outras áreas, como campo, call centerinside sales e engenharia. 

 

Conteúdo inédito da Think Work Lab para o Acrescenta, do iFood Benefícios. Em breve, também disponível no Think Work Lab, na área exclusiva para assinantes.

Gente e gestão

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Think Work

Últimas publicações

Mais sobre: Gente e gestão