People Radar revoluciona gestão de pessoas na Cogna

Pacote de benefícios prevê menor carga horária para pais e mães, dias de folga e sabático parcialmente remunerado
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12 de Maio de 2025
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Para reter um funcionário, é preciso, em primeiro lugar, fazer com que ele goste do seu trabalho.
É o balanço entre fatores diversos como plano de carreira, cultura organizacional, remuneração e benefícios que gera o EVP (sigla do inglês Employee Value Proposition, ou proposta de valor ao funcionário), indicador usado para medir a satisfação de se trabalhar em uma empresa.
Com isso em mente, a startup de gestão de negócios Conta Azul decidiu renovar seu pacote de benefícios com a criação, em outubro de 2022, do “Pacote de Experiências Conta Azul”.
Não havia exatamente uma dor a sanar, como em muitos cases de inovação, mas um mal-estar a prevenir. O índice de satisfação dos funcionários com os benefícios já era positivo, mas a companhia entendeu que renovar a cesta oferecida era uma maneira de mantê-la atrativa – e os times, contentes.
“O ponto principal aqui é a evolução contínua da experiência que proporcionamos aos nossos trabalhadores, a fim de agregar ainda mais valor à sua jornada”, diz Wagner de Souza, gerente de recursos humanos da organização.
Índice:
A solução uniu forças dentro da Conta Azul. As equipes de People Experience, Departamento Pessoal, Finanças e Jurídico trabalharam juntas na reformulação do pacote de benefícios, começando por ouvir os maiores interessados: as pessoas.
A partir de pesquisas, a empresa levantou as principais necessidades, expectativas e desafios que os funcionários enfrentam no trabalho. Com os dados em mãos, foi a vez de ligar os pontos: os resultados e os valores da companhia.
“Buscamos uma cesta que reforçasse tanto o bem-estar e o equilíbrio de vida quanto a energia, a conexão e o engajamento com a nossa cultura e a nossa missão”, diz Wagner.
Por isso, o pacote tem como estrutura o tripé estratégico da empresa: remuneração, benefícios e experiências. Ele dá aos funcionários as seguintes oportunidades:
Se o pacote parece coerente, é porque as arestas foram aparadas durante sua construção.
Uma dificuldade enfrentada na concepção do projeto foi entender a quantidade de dias e horas não trabalhados que a empresa poderia oferecer para os funcionários.
A decisão final buscou um denominador comum entre um valor que gerasse engajamento e outro que permitisse às pessoas viver as experiências que elas desejam, dentro do limite da produtividade dos times e dos resultados do negócio.
“Agora, o nosso desafio é incentivar os times a usar o programa e colocar essas experiências cada vez mais como parte de um valor imensurável da nossa cultura”, conta.
Se o “Pacote de Experiências Conta Azul” surgiu para melhorar o que já era bom, acertou no alvo: 45% dos funcionários responderam, em pesquisas internas, que um dos maiores motivos para seguir na startup está ligado às oportunidades de crescimento, desenvolvimento, flexibilidade e benefícios diferenciados proporcionados.
Outro resultado é a redução na rotatividade. De janeiro a maio de 2023, o turnover voluntário foi 51% menor do que no mesmo período do ano anterior. Dos que deixaram a companhia por conta própria, respondendo à entrevista de desligamento, 60% apontaram a remuneração e os benefícios como fortes pontos positivos.
Além dos levantamentos internos, a Conta Azul conduziu uma pesquisa de clima em parceria com a Great Place to Work, em abril de 2023. Nela, as questões que envolvem remuneração e benefícios foram as mais bem avaliadas.
“Temos certeza de que o ‘Pacote de Experiências’ tem parte nesse alto nível de satisfação. Em algumas das questões sobre benefícios, alcançamos pontos percentuais acima do benchmarking (o índice de comparação com as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil de 2022)”, conclui Wagner.
Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 23 de fevereiro de 2024 com o título “Benefícios como estratégia: folga vira engajamento na Conta Azul”. Atualizado em 16 de abril de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.