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eNPS: saiba como calcular o nível de satisfação dos colaboradores

A pesquisa eNPS mede o nível de engajamento e lealdade dos colaboradores. Aprenda como aplicá-la na empresa!

Por Equipe iFood Benefícios

O eNPS é uma ferramenta desenvolvida para avaliar a visão que os colaboradores têm sobre a empresa. E, principalmente, para revelar se eles são promotores ou detratores do local de trabalho em seu círculo de convívio pessoal.

Quer aprender como aplicar esta pesquisa de maneira eficiente na sua empresa e descobrir o nível de engajamento dos seus funcionários? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos revelar tudo o que você precisa saber sobre a pesquisa eNPS.

Índice:

O que é eNPS?

O eNPS, ou employee Net Promoter Score, é um método utilizado pelas empresas para medir o nível de satisfação e o quão “promotores” os funcionários são em relação à empresa em que trabalham.

O termo é uma adaptação da metodologia NPS, que é uma ferramenta usada para medir a fidelidade de clientes. Mas, no caso da pesquisa eNPS, o objetivo é avaliar a probabilidade de um colaborador recomendar a empresa como um bom lugar para se trabalhar.

Neste cenário, é importante saber que, de acordo com uma pesquisa realizada pela MetLife, funcionários que são felizes no trabalho chegam a ser cerca de 50% mais leais à empresa. Além de serem ainda mais engajados quando sentem que são apoiados enquanto indivíduos.

Diferença entre eNPS e metodologia NPS

Podemos dizer que, apesar de serem técnicas parecidas, seus objetivos são bem distintos.

Enquanto o NPS é voltado para medir o nível de satisfação dos clientes externos de uma empresa, o eNPS mede a satisfação dos clientes internos, ou seja, dos colaboradores.

Dessa forma, a metodologia NPS pode ser aplicada em diversos momentos da jornada do cliente, como após a finalização da compra, ao término de um atendimento, ao final de um determinado período de uso do produto, entre outros.

Já o eNPS pode ser aplicado ao término do período de experiência de um novo colaborador, a cada 6 meses ou 1 ano para entender como está o clima organizacional, após ações de endomarketing e mais. Isso vai depender dos objetivos da empresa.

Entenda a importância dessa pesquisa de satisfação!

As empresas que prezam por um bom clima organizacional e pelo ambiente de trabalho saudável precisam do apoio da pesquisa eNPS para saber se estão no caminho certo.

Através dela será possível entender se os colaboradores são promotores da marca, ou seja, se eles indicariam a empresa como um bom lugar para se trabalhar. 

Além disso, com a liberdade de temas que podem ser perguntados, é possível entender também o nível de satisfação das pessoas a respeito de salários e benefícios. Se a satisfação estiver muito baixa, pode ser um sinal de que a empresa está pouco alinhada com o mercado e pode perder ótimos talentos por conta dessa disparidade salarial.

Portanto, o eNPS é o termômetro para entender se os funcionários gostam de trabalhar na empresa e se existem oportunidades de crescimento e melhorias.

As vantagens da pesquisa eNPS

Por meio da pesquisa eNPS é possível ter um diagnóstico e dados mais fiéis sobre a imagem que os colaboradores têm sobre a empresa. Dessa forma, as tomadas de decisões são muito mais assertivas, pois foram identificados os pontos positivos e negativos a respeito do dia a dia de trabalho.

Além disso, por conta das respostas anônimas, os colaboradores se sentem mais à vontade para expressarem suas opiniões de forma real e sem rodeios, trazendo então resultados mais precisos.

Outro ponto relevante é sobre a maneira que essa pesquisa é aplicada. Sua construção é bem simples e a maneira de responder também, tornando-se um método acessível e fácil de aplicar com mais frequência. Vamos explicar mais sobre isso a seguir!

Como o eNPS funciona?

Como falamos, a aplicação do eNPS é bem simples: são realizadas 6 perguntas, sendo metade perguntas objetivas e a outra metade descritivas. Por meio delas é possível avaliar liderança, empresa e produto. Confira a seguir mais informações.               

Perguntas objetivas

Como o próprio nome sugere, elas vão direto ao ponto e são as que geram as notas em números para mensurar os resultados. Dessa forma, encontramos modelos como:

  • “O quanto você recomendaria essa empresa como um bom lugar para trabalhar?”
  • “Em uma escala de 0 a 10, avalie a sua satisfação com a sua liderança direta”

Perguntas descritivas

As perguntas descritivas servem para explorar melhor as notas que indicadas nas perguntas anteriores. Assim é possível aprofundar nas motivações do colaborador ao dar aquela resposta.

eNPS: como calcular?

A metodologia eNPS, após a coleta das respostas, classifica os colaboradores entre:

  • Promotores;
  • Neutros;
  • Detratores.

Para chegar nesse resultado, existe uma fórmula universalmente utilizada, sendo:

eNPS = % Promotores – % Detratores

Classificação de detratores, neutros e promotores na pesquisa eNPS.
Detratores, neutros e promotores na pesquisa eNPS.

Mas o que isso quer dizer, afinal?

Os promotores são aquelas pessoas que classificaram a empresa com uma nota entre 9 e 10, ou seja, eles enxergam positividade naquele ambiente e se sentem satisfeitos.

Em seguida temos os neutros são aqueles que ficaram entre 7 e 8. Assim, não são pessoas muito engajadas, porém também não condenam o ambiente. Talvez precisem dos estímulos certos para se tornarem promotoras.

Já os detratores são todos aqueles que deram uma avaliação entre 0 e 6. Isso quer dizer que há uma insatisfação latente que precisa de tratamento.

Por fim, para saber a média final, ou seja, qual é o seu eNPS e se ele está bom, é preciso aplicar a fórmula após a pesquisa e avaliar os resultados segundo essa tabela:

Zona Críticaabaixo de +10
Zona Positivaentre +10 e +50
Zona Excelenteacima de +50
Classificação das notas da pesquisa eNPS

Vale ressaltar que os “neutros” não são considerados na fórmula, porém identificar o porquê da falta de engajamento é importante para melhorar e aumentar o número de promotores da marca.

Dicas de como aplicar o eNPS na empresa

Agora que já explicamos o que é o eNPS e como ele funciona na prática, separamos 3 dicas que vão te ajudar a tornar a sua pesquisa mais eficiente. 

Explicite a importância da pesquisa

Sem a participação plena dos colaboradores, o eNPS não tem como ser eficaz. Por isso, deixe clara a importância da pesquisa para desenvolver ações que vão beneficiar o clima organizacional da empresa. 

Para isso, compartilhe como funcionam os processos, quais serão as etapas, e principalmente, o impacto positivo que o resultado desta pesquisa pode trazer para o ambiente de trabalho e para os colaboradores.

Escolha as melhores perguntas

Outro fator determinante para o sucesso desta pesquisa é escolher perguntas realmente estratégicas e, principalmente, em quantidade adequada.

Lembre-se que, se por um lado poucas perguntas não te darão uma visão completa, muitas perguntas podem desanimar as pessoas a terminar de responder o questionário. Por isso, concentre-se em perguntas simples e objetivas.

Aplique a pesquisa

Ao ter a pesquisa montada, pense na melhor forma de divulgar e na ferramenta ideal para aplicação. Além disso, estipule prazos e envie comunicações de lembrete e de reforço sobre a importância que a resposta de cada colaborador tem para melhorar o ambiente de trabalho.

Analise os resultados obtidos

O eNPS é uma ferramenta que pode ajudar a gestão a entender diversos KPIs internos organizacionais. Mas, para isso, é preciso analisar os resultados da pesquisa com atenção e estratégia.

Dessa forma, reserve um tempo após o final da pesquisa de eNPS para analisar as respostas. E também, planejar como trabalhar as sugestões de maneira inclusiva para otimizar o ambiente de trabalho da empresa.

Além disso, uma maneira de incentivar funcionários neutros e detratores a se tornarem promotores da sua marca é oferecer uma boa cartela de benefícios corporativos.

Por isso, se você quer transformar a visão que seus colaboradores têm do seu negócio, conte com o apoio de um dos melhores benefícios do mercado: o iFood Benefícios, clique e conheça mais a respeito.

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Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 7 min