Como ser um líder e não um chefe?
A figura se destaca cada vez mais no mundo empresarial, demonstrando sua importância para conquistar bons resultados. Confira!
8 de Janeiro de 2025
Leitura de 4 min
O gestor que age de forma hierárquica é o que estamos acostumados a ver no ambiente de trabalho. Na maioria das vezes, o chefe manda, delega, exige, critica e busca resultados de forma imperativa. Contudo, no cenário atual, outro perfil de gestão tem se destacado e se consolidado como referência: o líder.
Para exercer uma liderança eficaz, é necessário deixar de lado muitas dessas ideias que estamos acostumados a ter de alguém que está em um cargo superior. Uma equipe que possui um bom líder sente-se motivada, trabalha sem pressão excessiva ou cobranças desmedidas, tendendo a alcançar seu potencial máximo e gerar mais valor para a organização.
Outra vantagem é que esse tipo de gestão costuma ter baixos índices de turnover, menos afastamentos por questões de estresse e uma redução nos conflitos internos, melhorando o clima organizacional e a visão de todos sobre a empresa. Mas como abandonar todas essas ideias tradicionais de chefiar e liderar de forma eficaz? Esse é o nosso assunto de hoje - continue lendo!
Índice:
O que um chefe faz?
O chefe é a pessoa responsável por uma área ou setor dentro da empresa. Sua atenção costuma estar voltada principalmente para os processos, buscando constantemente otimizá-los e alcançar melhores resultados. As pessoas supervisionadas por ele devem seguir as diretrizes estabelecidas, enquanto o chefe mantém o foco na cobrança por resultados.
Outro fator que está no centro de seus cuidados são os números, sem considerar o desenvolvimento ou crescimento pessoal da equipe. Além disso, ele deve reportar-se à presidência da organização, coordenar a implementação de mudanças em processos e garantir que todas as demandas sejam atendidas conforme o esperado.
E qual o papel do líder?
Quando um líder assume a responsabilidade de coordenar uma equipe, ele adota uma postura centrada nas pessoas. Ele entende que o sucesso dos objetivos operacionais está diretamente ligado ao desempenho individual e coletivo e que esses dois fatores estão interligados.
Além de liderar pelo exemplo e inspirar os membros da equipe, o líder fomenta um ambiente organizacional dinâmico e equilibrado, mantendo controle sobre as atividades, mas também sobre as emoções e comportamentos dos colaboradores.
Com um líder que apoia e incentiva o crescimento das competências, habilidades e atitudes dos membros do time, as pessoas tendem a se sentir mais motivadas, engajadas e comprometidas tanto com a empresa quanto com suas responsabilidades.
Atitudes que te transformam em um líder
Ser transparente com a equipe
O líder reconhece suas próprias limitações e não tem receio de mostrá-las. Ele se coloca como aprendiz, o que facilita pedir ajuda e ouvir as opiniões dos outros. Transparente, o líder admite quando não sabe algo, enfrenta os resultados negativos de forma aberta e enxerga suas próprias necessidades de crescimento como uma oportunidade.
Como consequência, a equipe confia no líder, vendo-o como alguém real e acessível. Isso cria um ambiente em que os profissionais sentem liberdade para admitir erros, pedir ajuda e identificar suas áreas de desenvolvimento sem medo. Nesse cenário, o líder se torna uma referência respeitada e um ponto de apoio, sendo valorizado pela equipe por quem ele é, sem precisar recorrer à autoridade do cargo para alcançar resultados.
Saber ouvir e estimular o diálogo
Um líder encoraja a equipe a se expressar, cria momentos para dar e ouvir feedback, explorar dúvidas e questionamentos, faz perguntas que abrem espaço para reflexão e aprendizado, busca opiniões e envolve todos na construção e definição de estratégias.
Fazer com que as pessoas se sintam à vontade para falar exige a construção de um ambiente onde elas se sintam seguras e respeitadas. Para que isso aconteça, o líder não interrompe ou ridiculariza perguntas ou respostas, e não reage de forma defensiva ou agressiva a críticas ou feedbacks.
Acompanhar o trabalho e saber orientar
Realizar uma tarefa pode ser mais simples e até mais rápido do que ensinar alguém a fazê-la, mas orientar é uma das funções fundamentais do líder.
O líder deve se afastar do centro das operações, dedicando-se a treinar, monitorar e permitir que erros aconteçam, quando necessário, como parte do processo de aprendizado e autonomia da equipe. Ele foca em gerenciar os riscos e garantir que a equipe atue de forma alinhada, evitando problemas graves ou irreversíveis.
Por isso ele deve estar presente no dia a dia, observando, escutando e servindo como um mentor e guia, caso surjam dúvidas, dificuldades ou obstáculos.
Viu como o chefe e o líder se diferenciam na dinâmica de trabalho, melhorando os resultados da empresa e a satisfação da equipe? Outro fator que pode melhorar o clima organizacional é o oferecimento de benefícios corporativos - saiba como iFood Benefícios pode te ajudar!