Como ser um líder e não um chefe?

A figura se destaca cada vez mais no mundo empresarial, demonstrando sua importância para conquistar bons resultados. Confira!

8 de Janeiro de 2025

Leitura de 4 min

O gestor que age de forma hierárquica é o que estamos acostumados a ver no ambiente de trabalho. Na maioria das vezes, o chefe manda, delega, exige, critica e busca resultados de forma imperativa. Contudo, no cenário atual, outro perfil de gestão tem se destacado e se consolidado como referência: o líder.

Para exercer uma liderança eficaz, é necessário deixar de lado muitas dessas ideias que estamos acostumados a ter de alguém que está em um cargo superior. Uma equipe que possui um bom líder sente-se motivada, trabalha sem pressão excessiva ou cobranças desmedidas, tendendo  a alcançar seu potencial máximo e gerar mais valor para a organização. 

Outra vantagem é que esse tipo de gestão costuma ter baixos índices de turnover, menos afastamentos por questões de estresse e uma redução nos conflitos internos, melhorando o clima organizacional e a visão de todos sobre a empresa. Mas como abandonar todas essas ideias tradicionais de chefiar e liderar de forma eficaz? Esse é o nosso assunto de hoje - continue lendo!

Índice:

O que um chefe faz?

O chefe é a pessoa responsável por uma área ou setor dentro da empresa. Sua atenção costuma estar voltada principalmente para os processos, buscando constantemente otimizá-los e alcançar melhores resultados. As pessoas supervisionadas por ele devem seguir as diretrizes estabelecidas, enquanto o chefe mantém o foco na cobrança por resultados.

Outro fator que está no centro de seus cuidados são os números, sem considerar o desenvolvimento ou crescimento pessoal da equipe. Além disso, ele deve reportar-se à presidência da organização, coordenar a implementação de mudanças em processos e garantir que todas as demandas sejam atendidas conforme o esperado.

E qual o papel do líder?

Quando um líder assume a responsabilidade de coordenar uma equipe, ele adota uma postura centrada nas pessoas. Ele entende que o sucesso dos objetivos operacionais está diretamente ligado ao desempenho individual e coletivo e que esses dois fatores estão interligados.

Além de liderar pelo exemplo e inspirar os membros da equipe, o líder fomenta um ambiente organizacional dinâmico e equilibrado, mantendo controle sobre as atividades, mas também sobre as emoções e comportamentos dos colaboradores.

Com um líder que apoia e incentiva o crescimento das competências, habilidades e atitudes dos membros do time, as pessoas tendem a se sentir mais motivadas, engajadas e comprometidas tanto com a empresa quanto com suas responsabilidades.

Atitudes que te transformam em um líder

Ser transparente com a equipe

O líder reconhece suas próprias limitações e não tem receio de mostrá-las. Ele se coloca como aprendiz, o que facilita pedir ajuda e ouvir as opiniões dos outros. Transparente, o líder admite quando não sabe algo, enfrenta os resultados negativos de forma aberta e enxerga suas próprias necessidades de crescimento como uma oportunidade.

Como consequência, a equipe confia no líder, vendo-o como alguém real e acessível. Isso cria um ambiente em que os profissionais sentem liberdade para admitir erros, pedir ajuda e identificar suas áreas de desenvolvimento sem medo. Nesse cenário, o líder se torna uma referência respeitada e um ponto de apoio, sendo valorizado pela equipe por quem ele é, sem precisar recorrer à autoridade do cargo para alcançar resultados.

Saber ouvir e estimular o diálogo

Um líder encoraja a equipe a se expressar, cria momentos para dar e ouvir feedback, explorar dúvidas e questionamentos, faz perguntas que abrem espaço para reflexão e aprendizado, busca opiniões e envolve todos na construção e definição de estratégias.

Fazer com que as pessoas se sintam à vontade para falar exige a construção de um ambiente onde elas se sintam seguras e respeitadas. Para que isso aconteça, o líder não interrompe ou ridiculariza perguntas ou respostas, e não reage de forma defensiva ou agressiva a críticas ou feedbacks.

Acompanhar o trabalho e saber orientar

Realizar uma tarefa pode ser mais simples e até mais rápido do que ensinar alguém a fazê-la, mas orientar é uma das funções fundamentais do líder. 

O líder deve se afastar do centro das operações, dedicando-se a treinar, monitorar e permitir que erros aconteçam, quando necessário, como parte do processo de aprendizado e autonomia da equipe. Ele foca em gerenciar os riscos e garantir que a equipe atue de forma alinhada, evitando problemas graves ou irreversíveis.

Por isso ele deve estar presente no dia a dia, observando, escutando e servindo como um mentor e guia, caso surjam dúvidas, dificuldades ou obstáculos. 

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