Grupo Memorial moderniza RH e ganha em eficiência e economia

Na edição de 2024, mais de 600 funcionários – 12% do total da empresa – só até julho; índice chegou a 30% no fim do ano
Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.
22 de Outubro de 2025
Leitura de 2 min
Até 2022, os anúncios de promoções e reconhecimentos na Cielo, empresa brasileira de serviços financeiros, eram feitos de forma discreta, com as lideranças comunicando diretamente os avanços de carreira de cada funcionário às equipes.
Embora esses momentos fossem valorizados, a área de Pessoas percebeu que os cerca de 6.300 funcionários desejavam algo maior: uma celebração que conectasse as conquistas individuais ao coletivo e reforçasse a cultura da empresa. Para a Cielo, faltava também um reconhecimento que fortalecesse a cultura da empresa.
“Após a pandemia, identificamos uma necessidade ainda maior de inovar nas formas de reconhecimento”, lembra Aislan Cavalcante de Brito, gerente de Remuneração e Benefícios da Cielo.
Com as equipes trabalhando em regime híbrido e o distanciamento afetando os laços entre os colegas, tornou-se importante criar rituais que mantivessem viva a sensação de pertencimento.
Índice:
Em 2021, a área de Remuneração já havia idealizado um projeto para criar uma experiência marcante para o funcionário, envolvendo também seus familiares.
O primeiro passo foi lançar o Box de Reconhecimento, uma caixa personalizada enviada à residência do profissional homenageado, contendo brindes escolhidos por ele, como taça, chocolate, vinho e suco. A ideia era levar a celebração para além do ambiente corporativo e permitir comemorações com amigos e família.
Com o conceito amadurecido, a Cielo uniu esforços com as áreas de Marketing e Business Partner para estruturar o projeto de maneira completa, dando origem ao Ciclo de Reconhecimento da Cielo, lançado em 2022.
Desde então, os reconhecimentos são anunciados publicamente em agendas com os times das vice-presidências e enriquecidos com homenagens personalizadas que intensificam a conexão emocional. São vídeos gravados por familiares, surpresas presenciais nos eventos, as músicas favoritas dos homenageados e objetos simbólicos, que tornam cada celebração única.
“A experiência com os familiares elevou o impacto reconhecimento, ampliando o senso de pertencimento e valorizando cada conquista. A iniciativa também fortaleceu a marca empregadora da Cielo, ao mostrar cuidado com os colaboradores e com quem está ao lado na trajetória deles”, analisa Aislan.
Nas duas primeiras edições, em 2022 e 2023, 1.182 funcionários foram homenageados por meio do ciclo. Houve ainda aumentos médios de 23% nas promoções e 11% nos méritos. Do total de reconhecidos, 43% são mulheres e 57%, homens.
Aislan ressalta que as ações impactaram diretamente o clima organizacional e o engajamento, gerando melhorias consistentes na cultura de feedback positivo e reconhecimento entre pares.
Além disso, o novo formato do Ciclo fortaleceu o senso de pertencimento, ampliou a marca empregadora nas redes sociais e integrou a cultura de reconhecimento à estratégia de retenção de talentos.
“Em nossas redes sociais, tivemos 234 menções de colaboradores, 64 comentários nas redes Cielo e mais de 15 mil impressões em Stories, reforçando nossa marca empregadora”, conta Aislan.
Conteúdo inédito da Think Work Lab para o Acrescenta, do iFood Benefícios. Em breve, também disponível no Think Work Lab, na área exclusiva para assinantes.