Comerc realinha cultura e estratégia de negócio após aquisições e crescimento acelerado
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Com formação de equipe de influencers, Vivo aumenta a produção de conteúdo e o engajamento dos colaboradores
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21 de Fevereiro de 2025
Leitura de 3 min
Despertar a vontade de aprender em 130.000 funcionários — 33.000 próprios e os demais terceirizados —, sendo a maioria deles jovens e conectados, era um desafio para a gerência de treinamento e capacitação da Vivo.
Apesar de a área disponibilizar seus programas em uma plataforma digital para todos os colaboradores, era preciso estimular continuamente o acesso aos materiais.
Para virar esse jogo, em 2019, a Vivo decidiu transformar seus instrutores em uma espécie de influenciadores digitais, pedindo que fizessem vídeos com chamadas curtas para divulgar os treinamentos disponíveis.
“O foco era, naquele momento, comunicar melhor quando havia algo novo e trazer o público para a plataforma de cursos”, conta Bruna Soares de Moura Vieira, coordenadora de gestão de pessoas da Vivo.
Índice:
Um ano depois, a ação dos “instrutubers”, como já eram chamados os instrutores da Vivo com pegada de influencers, cresceu. Além de vídeos para divulgar a plataforma, eles passaram a produzir conteúdos educativos de forma espontânea.
Seguindo o conceito de social learning, a aprendizagem por meio do compartilhamento de experiências, e do microlearning, metodologia que prevê conteúdos em formatos breves e com tom informal, os “instrutubers” passaram a preparar pílulas de treinamento.
“Como o projeto ia bem, em 2022 demos outro passo. Decidimos fazer uma preparação dos instrutubers, que passaram por seleção, depois por um workshop sobre como fazer um vídeo, produzindo conteúdo de maneira estruturada”, diz Bruna.
Além de um celular na mão e uma ideia na cabeça, os selecionados receberam um kit com tripé e microfone de lapela. “O objetivo era ser algo mais simples, utilizando um aplicativo de edição no próprio celular”, explica Bruna.
Hoje, os instrutubers fazem também tutoriais e servem como mestres de cerimônia ou mediadores em podcasts, videocasts ou lives.
No início, nove pessoas se tornaram instrutubers. Até 2023, eles já somavam 18, e produziam cerca de 30 conteúdos por mês. “Esses instrutores fazem parte da nossa gerência, estão acostumados com a sala de aula”, diz Daniella Pestana, analista de gestão de pessoas.
Ela conta que as diferentes áreas da empresa buscam ajuda de um instrutuber quando precisam produzir algum conteúdo específico. E o aumento no número desse tipo de pedido é um dos parâmetros do time para afirmar que o programa, criado na própria Vivo, sem a ajuda de consultores, tem dado certo.
O projeto também acumula pontos positivos com os facilitadores. “A participação na produção de conteúdo não implica aumento na remuneração, mas traz prestígio. Além disso, os instrutores selecionados ganham outras habilidades, pois têm a chance de participar da preparação para aprender a produzir material, com linguagem clara e objetiva”, afirma a analista de gestão de pessoas Roberta de Almeida Fernandes Guerra.
Sem aumentar os gastos para reforçar a aprendizagem, a equipe de treinamento e capacitação da Vivo conseguiu levar ao ar até mesmo conteúdos técnicos, que pareciam mais difíceis de repassar em poucos segundos. “O nosso público gosta porque pode consumir em qualquer momento, já que está sempre conectado ao celular. Foi uma ideia muito assertiva”, comemora Bruna.
*Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 19 de setembro de 2023 com o título “Vivo transforma instrutor em influencer para bombar treinamentos”. Atualizado em 24 de janeiro de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.