Suzano unifica informações em portal de People Analytics

Maior produtora de celulose do mundo centraliza dados de RH em portal que guia líderes e profissionais rumo ao desenvolvimento estratégico

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Por Think Work

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9 de Dezembro de 2024

Leitura de 6 min

Em janeiro de 2019, a fusão de duas potências industriais resultou na criação da maior produtora de celulose do mundo. A Suzano Papel e Celulose e a Fibria, do Grupo Votorantim, uniram forças em uma operação avaliada em 14,5 bilhões de dólares, segundo a Época Negócios, dando origem à Suzano S/A.

A similaridade de perfil entre as duas empresas permitiu uma série de sinergias, especialmente nas áreas de cultivo florestal e logística. Estima-se que, apenas nesses segmentos, a economia anual da nova organização chegava a 1 bilhão de reais em 2020. Rapidamente, os ganhos de eficiência se estenderam à gestão de pessoas.

Com a formação da nova Suzano, surgiu a denominação de Gente & Gestão para a área de recursos humanos, com o objetivo de operar com um modelo estruturado capaz de atender a uma realidade ampla e complexa.

Segundo Henrique Weeck, gerente de RH da companhia, a estruturação era necessária não apenas porque o alinhamento de processos trazia ganhos operacionais, mas, principalmente, porque a organização passou a contar com mais de 20.000 funcionários após a junção com a Fibria.

“Partimos de realidades de processos e informações bastante distintas e a união das empresas nos mostrou que a harmonização de informações seria um elemento fundamental para o sucesso do negócio. Portanto, deveria ser prioritária na fusão”, diz Henrique. Ele esteve à frente do projeto Portal de People Analytics, que pôs o funcionário no centro da estratégia da companhia por meio do uso de dados.

O movimento de people analytics na Suzano nasceu da necessidade de apoiar o novo modelo de Gente & Gestão e preencher uma lacuna no gerenciamento estruturado e avançado de pessoas com o apoio estratégico de dados.

Índice:

O caminho

Para construir uma nova base de dados de RH e estruturar uma célula estratégica, foi criado um squad com profissionais da área de Gente & Gestão e de tecnologia. Essa equipe, chamada de Time People Analytics e que tem Henrique como dono de projeto, pertence à Governança de Gente e Gestão.

A célula foi projetada para desenvolver, de forma gradual e alinhada às necessidades do negócio, uma plataforma e um conjunto de informações e indicadores que otimizassem a gestão de pessoas. 

Utilizando uma solução de Business Intelligence, a implementação do Portal de People Analytics da Suzano incluiu a estruturação das bases de dados, automatização de conexões do software de Gestão do Capital Humano (HCM) e integração com os sistemas legados, fazendo surgir um repositório único de dados.

O projeto incorporou conceitos de gestão de mudanças e employee experience, adotou metodologias ágeis e, para seu progresso, utilizou entregas de MVP (Minimum Viable Product) – como uma versão de teste feita com o mínimo de recursos possíveis.

Além disso, o squad seria responsável por fornecer suporte estruturado, recorrente e confiável para as operações de Gente & Gestão, e mais as interfaces da área com o negócio. Isso incluía, por exemplo, capacitação de usuários, criação de comunidade interna de analytics, medições recorrentes de evolução de cultura data drivenNPS, e mais adequações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O propósito final do Portal de People Analytics da Suzano era a democratização dos dados para a liderança, considerando o início de um movimento de self-service analytics e, mais tarde, de soluções preditivas.

A plataforma foi desenhada para reunir informações e indicadores estratégicos para gestores de toda a empresa e para os profissionais de Gente & Gestão, de forma a apoiá-los no gerenciamento das equipes, nas tomadas de decisão e nas operações entre times – principalmente, nas relações entre a área de gente e os departamentos mais próximos ao negócio.

“Atualmente, temos mais de 1.400 gestores que são usuários diretos do painel de liderança no portal, além de todos os profissionais da área de Gente & Gestão, algo em torno de 250, que usam diariamente o Portal de People Analytics em suas rotinas de trabalho, em suas análises e desenvolvimento de insights, na gestão de metas e indicadores e também na interação com os clientes”, diz Henrique.

Aqui, outra “sinergia” acabou sendo bem-vinda: por coincidência, tanto a Fibria quanto a Suzano se encontravam em fases embrionárias no uso de dados como ativo estratégico de RH. Isso permitiu que a “nova Suzano” estivesse na mesma página para iniciar o processo de mudança de mindset.

Essa renovação de mentalidade foi precedida pelo projeto HRx, que foi lançado em 2019 para transformar o modelo de RH em vigor na época. O HRx implementou a cultura ágil, da estruturação por jornadas e dos dados como guias para a eficiência. O passo seguinte foi estabelecer uma área de governança para orientar e apoiar a gestão, conectando iniciativas e ações à estratégia do negócio, sem perder o foco em resultados e na sustentabilidade da empresa.

Resultados

Por meio do Portal de People Analytics, a Suzano conseguiu padronizar e automatizar processos e dados, aumentando a produtividade e a velocidade nas tarefas transacionais. Isso elevou a qualidade das análises, interações e insights, permitindo uma visão mais sistêmica e soluções abrangentes.

Com o painel, a empresa monitora de perto seus compromissos com diversidade, equidade e inclusão, bem como as jornadas de trabalho, evitando excesso de horas extras e minimizando custos e riscos.

Além disso, consegue mapear riscos de saídas de talentos e de profissionais que ocupam posições críticas; gerir o turnover por meio da qualificação de dados de saídas; melhorar a retenção de recém-contratados; cobrir posições por aproveitamento interno e ainda criar um mapa de sucessão. Todos esses são exemplos de melhorias alcançadas com o Portal de People Analytics da Suzano.

O retorno, diz Henrique, é sentido no dia a dia da companhia, em diversos níveis. “Temos influência em produtividade, padrões de gestão, agilidade da organização”, afirma. Afinado pelo uso de dados, o time de Gente & Gestão tem sido mais assertivo em seus movimentos, ganhando tempo para cuidar das pessoas e ampliar suas potencialidades – um benefício geral da organização. Assim, pode desenvolver quem deseja crescer e ajudar a reter quem não se quer perder. 

Nos últimos anos, vários indicadores apresentaram resultados positivos no Portal de People Analytics da Suzano: o número absoluto de mulheres na organização mais que dobrou (crescimento de 108% de 2019 a 2023), com um aumento de 5,3 pontos percentuais na presença delas na liderança (de 2020 a 2023) e um aumento de 2,4 pontos percentuais de negros entre os líderes.

Diante dos desafios apresentados pela chegada da Fibria aos dados, pode-se dizer que a Suzano transformou a fusão em um grande negócio para as pessoas.

*Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 18 de junho de 2024 com o título “Suzano unifica informações em portal de people analytics”. Atualizado em 07 de novembro de 2024.

Gente e gestão

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