Ecolab aposta no people analytics para reter talentos

RH da Skeelo desenvolveu trilha de carreira de maneira lúdica e mapeou a evolução e sucessão para todas as posições da empresa
Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.
20 de Março de 2025
Leitura de 3 min
Em 2021, três anos depois de ter sido fundada, a produtora de livros digitais Skeelo entendeu, por meio de avaliações e pesquisas de clima, que era hora de criar um plano de desenvolvimento para seus quase 100 colaboradores.
Sem uma trilha de carreira estruturada e um plano de cargos e salários bem definido, a empresa se arriscava a perder talentos.
“As pessoas não sabiam quais novos passos poderiam dar. Tinham a impressão de que precisavam esperar que alguém deixasse a empresa para mudar de posição, o que gerava insegurança”, diz Lucas Mariano, então especialista em remuneração. “Os funcionários chegavam atraídos pelo pacote de benefícios, mas não sabiam se podiam crescer dentro da produtora.”
Índice:
Em 2022, a companhia estruturou um projeto para reter talentos. A primeira etapa foi montar um plano de remuneração com a descrição dos cargos. Depois, o RH se ocupou em dar visibilidade e transparência às informações para que cada colaborador pudesse enxergar todo o cenário e planejar seu caminho.
A fase seguinte foi desenhar a trilha de carreira. O desafio era conquistar os trabalhadores com a ideia e motivá-los, de fato, a se desenvolver dentro da organização. Para isso, era preciso falar a língua do time, que tem em média 31 anos e está inserido no mundo geek, com gosto por jogos eletrônicos, HQs e ficção científica.
Uma pesquisa interna revelou que o universo da saga Star Wars era o mais familiar para a maioria, sendo conhecido por 65% dos profissionais.
Assim, nasceu “I’m Skeeler”, projeto que conta com referências à série, como o nome dado às grades salariais, batizadas de “Grades Jedi”.
Ainda que tenha sido criado de maneira coletiva, o projeto é personalizado: o acompanhamento da trilha de carreira mostra as possibilidades de cada um. Há ainda links para jogos eletrônicos, histórias em quadrinhos e outros recursos interativos.
Assim, quando alguém é contratado pela Skeelo, recebe uma carta que funciona como um verdadeiro mapa. Ela detalha a trilha, que inclui um organograma com cada posição existente e a descrição dos cargos, além do escopo de atividades por senioridade, definido em conjunto com a gestão e o RH.
Com o mapa em mãos, o colaborador sabe onde está e onde pode chegar, além de conhecer seus papéis e responsabilidades. E assim que conclui a trilha de onboarding, aprende a montar um plano de desenvolvimento individual com o apoio da liderança e do RH.
A diferenciação de níveis dos cargos é feita pelas Grades Jedi, as faixas salariais existentes no plano de remuneração da produtora. Desse modo, cria-se uma conexão entre a senioridade na função, o valor agregado e a estratégia de posicionamento salarial para cada cargo.
Conforme avançam, os funcionários sobem no ranking da “Ordem Jedi” e recebem um pin em reconhecimento pelos resultados e pela conquista de senioridade. Chamado de “Nuts”, esses pins têm o formato de uma noz, uma referência ao esquilo que é símbolo da Skeelo.
O projeto “I’m Skeeler” foi apresentado aos trabalhadores em um evento no final de 2022. Três meses depois, uma pesquisa apontou que o RH estava no caminho certo. “Isso foi importante porque surgiram outros projetos. Por exemplo, o programa de estagiários e o de capacitação de lideranças”, conta Lucas.
Em agosto de 2023, a empresa fez a segunda rodada da avaliação de desempenho (a primeira foi em fevereiro) para seguir observando a evolução das pessoas.
“O projeto deu base para calibrar as avaliações de desempenho. Recebi feedbacks de funcionários que agora, no ‘one-on-one’, conseguem dizer qual cargo almejam, o que falta para chegar lá e quem podem suceder, já que a trilha permite mapear a sucessão para todas as posições da empresa”, finaliza.
*Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 28 de novembro de 2023 com o título “Skeelo cria trilha de carreira inspirada no universo ‘Star Wars’”. Atualizado em 25 de fevereiro de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.