Carteira de Trabalho Digital: praticidade e inovação

A Carteira de Trabalho Digital é a versão eletrônica da CTPS e facilita o acesso às informações trabalhistas e registros de emprego

13 de Março de 2025

Leitura de 4 min

A Carteira de Trabalho Digital é a versão eletrônica do tradicional documento em papel, criada para modernizar e facilitar o acesso às informações trabalhistas. Com ela, os trabalhadores podem consultar dados sobre contratos, anotações e benefícios de forma rápida e segura, diretamente pelo aplicativo ou site do governo. 

Essa digitalização reduz a burocracia, agiliza processos e garante maior praticidade tanto para empregados quanto para empregadores. Veja como funciona e tire suas dúvidas!

Índice:

Como funciona a carteira de trabalho digital?

A Lei nº 13.874/2019, conhecida como Lei da Liberdade Econômica, trouxe mudanças importantes para a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), tornando a versão digital o formato prioritário. Antes disso, a carteira de trabalho digital já existia no Brasil, mas seu uso era bastante restrito. Ela servia apenas para consulta de informações do trabalhador, sem validade para saques de benefícios como FGTS ou seguro-desemprego.

Atualmente, a versão digital da CTPS é aceita em todo o país para qualquer exigência legal e o trabalhador pode realizar todo o processo de requerimento e acesso ao documento de forma online, pelo site ou aplicativo. 

Os empregadores passaram a fazer as anotações trabalhistas de forma digital, diretamente no eSocial, eliminando a necessidade de assinaturas na carteira física. Agora, as empresas têm cinco dias úteis após a contratação para fazer as anotações necessárias, enquanto antes o prazo era de 48 horas úteis. Após esse registro, o trabalhador pode acessar as informações online em até 48 horas.

Como imprimir a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital pode ser impressa tanto pelo aplicativo quanto pelo portal do governo. Confira o passo a passo para cada opção:

Pelo Aplicativo

  1. Baixe e instale o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  2. Abra o app e clique em "Entrar";
  3. Faça login com seu CPF e senha;
  4. Acesse o menu e clique no ícone "Enviar";
  5. Escolha os dados que deseja imprimir;
  6. Toque no ícone vermelho no canto da tela e selecione "Enviar";
  7. Escolha o método de compartilhamento: WhatsApp, e-mail, Telegram, Bluetooth, Google Drive, mensagem ou impressão direta;
  8. Após seguir esses passos, você poderá imprimir ou compartilhar o documento conforme sua preferência.

Pelo Portal do Governo

  1. Acesse o site Gov.br;
  2. Na barra de busca, digite "Carteira de Trabalho Digital";
  3. Clique em "Solicitar";
  4. Se ainda não tiver cadastro, clique em "Quero Me Cadastrar" e preencha seus dados;
  5. Após acessar sua conta, clique em "Carteira de Trabalho Digital";
  6. Selecione a opção "Imprimir Carteira";
  7. Salve o documento em PDF;
  8. Imprima o arquivo quando desejar.

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez?

Pelo site

  1. Acesse o portal da Carteira de Trabalho Digital no site do Ministério do Trabalho e Emprego;
  2. Clique em "Iniciar";
  3. Você será direcionado para o Portal Emprega Brasil. Clique em "Entrar com gov.br";
  4. Digite seu CPF e clique em "Continuar";
  5. Informe a senha cadastrada no gov.br;
  6. Na tela inicial, clique em "Carteira de Trabalho Digital" para visualizar seus dados.

Pelo aplicativo

  1. No seu celular, abra a loja de aplicativos (Google Play Store ou App Store) e pesquise por "Carteira de Trabalho Digital";
  2. Baixe, instale e abra o aplicativo;
  3. Toque em "Entrar", informe seu CPF e a senha cadastrada no gov.br;
  4. No primeiro acesso, será necessário autorizar o uso dos seus dados pessoais;
  5. Após concluir esses passos, você poderá acessar e consultar todas as informações da sua carteira de trabalho pelo aplicativo.

Além disso, no app é possível exportar os dados dos contratos de trabalho, seja um contrato específico, alguns ou todos. Dessa forma, as informações de cada emprego ficam sempre disponíveis para consulta e compartilhamento conforme necessário.

Quem não tem carteira de trabalho física pode fazer a digital?

Não é preciso ter a carteira de trabalho física para obter a versão digital. Qualquer  trabalhador que possua um CPF pode criar a Carteira de Trabalho Digital facilmente pelo site ou aplicativo Gov.br. O sistema digital funciona de forma independente, permitindo que mesmo aqueles que nunca tiveram a versão em papel possam acessar suas informações e utilizar todas as funcionalidades disponíveis.

Quanto tempo demora para tirar a carteira de trabalho?

Quem precisar emitir a primeira ou segunda via da carteira de trabalho já será incluído no sistema digital. Essa mudança traz um grande avanço em termos de agilidade no processo de emissão. Enquanto a versão física demorava de 7 a 10 dias úteis para ser entregue, a CTPS digital fica disponível imediatamente no mesmo dia.

Esperamos ter te ajudado a entender melhor como funciona a carteira de trabalho digital. Navegue pelo Acrescenta e leia mais artigos sobre leis trabalhistas para manter-se informado. Além disso, não deixe de conferir como iFood Benefícios pode impactar sua empresa positivamente com nosso cartão de benefícios taxa zero! 

Legislação

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Últimas publicações

Mais sobre: Legislação