Conheça os desafios e como fortalecer a Liderança Feminina na empresa
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O mundo corporativo está em um novo cenário em relação à liderança feminina. Vivemos um momento histórico em que, na maior parte dos países do mundo, há mais mulheres inseridas no mercado de trabalho do que nunca antes.
Nesse sentido, o Brasil se encontra bem posicionado em relação à média global. Mas ainda existem desafios que limitam ou dificultam a chegada de trabalhadoras a posições estratégicas dentro das organizações.
Quer saber mais sobre liderança feminina no Brasil? Então, continue a leitura! Hoje, vamos falar sobre a importância de se ter mais mulheres em cargos de liderança e os desafios para que elas alcancem estas posições.
Índice:
- A importância da liderança feminina
- As características marcantes da liderança feminina
- Os objetivos do empoderamento feminino nas empresas
- Os benefícios da liderança feminina
- Entenda o quadro de liderança feminina no Brasil
- Quais são os principais desafios enfrentados?
- Saiba como aumentar a liderança feminina!
- Case iFood de liderança feminina
A importância da Liderança Feminina
Pautas como diversidade e inclusão nas empresas vem sendo muito debatidas atualmente. As organizações começaram a entender a importância de contar com mais mulheres nas posições de liderança.
Um dos motivos para isto é que, ao contar com um quadro de funcionários diverso, é possível perceber o ambiente a partir de diferentes perspectivas sociais. Ou seja, como a cultura organizacional e as tomadas de decisões podem impactar de maneira distinta colaboradores que estão em posições diferentes dentro e fora da empresa.
A liderança feminina também traz um grande impacto sobre outros funcionários. Como a redução do medo de assédio sexual e moral, da demissão por gravidez e da discriminação. Tudo isto somado às pesquisas que indicam que empresas que têm líderes femininas chegam a ter resultados até 20% melhores.
Além disso, a liderança feminina é, acima de tudo, uma forma de representatividade. Isto porque líderes femininas inspiram outras mulheres à possibilidade de alcançar posições maiores profissionalmente.
Ainda assim, a pesquisa Global Female Leaders Outlook (GFLO) realizada com líderes mulheres no Brasil e no mundo em 2020, mostra que 96% delas acreditam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para garantir uma diversidade efetiva de gênero nos níveis de gestão.
Isto se comprova principalmente se considerarmos o fato de que mais de 60% das entrevistadas acreditam que falta transparência quanto à igualdade de remuneração para homens e mulheres em posições de liderança.
As características marcantes da Liderança Feminina
Para que uma pessoa líder seja vista como boa e um exemplo a ser seguido, existem características que precisam ser consideradas em todos os contextos, independentemente do gênero ou tipo de liderança em questão.
Porém, quando falamos de liderança feminina, há algumas características que são muito marcantes e bastante valorizadas quando perguntadas às mulheres em cargos de liderança. Segundo uma matéria da Forbes com a Amanda Gomes, que é mãe, empreendedora e fundadora da Escola Elas, existem 5 características comuns às mulheres líderes, sendo:
- Autoconfiança, ou seja, acreditar na sua capacidade de vencer desafios;
- Capacidade de influência, tendo bom posicionamento e autenticidade;
- Bom humor, para trazer leveza e para saber lidar com as próprias vulnerabilidades;
- Resiliência, para enfrentar desafios e tomar as melhores decisões;
- Assertividade, para encontrar a solução ideal para atingir os melhores resultados.
Além disso, é preciso também ter ambição e inteligência emocional para conseguir chegar a novos espaços e para crescer, profissionalmente e como pessoa.
Os objetivos do empoderamento feminino nas empresas
Como falamos anteriormente, a pauta da diversidade tem sido cada vez mais abordada dentro do ambiente corporativo e passando a fazer parte da cultura organizacional. Dessa forma, a importância das mulheres ocuparem cargos de gestão vai além de representatividade de gênero e inclusão.
Os objetivos das empresas que trabalham a liderança feminina também permeiam outras questões, como aumentar influência e competitividade no mercado de trabalho, favorecendo o crescimento econômico, social e político do negócio. Outro ponto é incentivar a capacidade de inovação, trazendo visões de mundo e bagagens distintas para contribuir com as estratégias da empresa.
Estudos apontam que a igualdade de gênero nas relações de trabalho pode aumentar em até 35% o PIB global, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), além de aumentar a performance de resultados frente aos concorrentes. Portanto, apostar em gestão feminina é pensar localmente e trabalhar globalmente.
Os benefícios da Liderança Feminina
As empresas que trabalham com programas de inclusão e diversidade, principalmente focadas em aumentar a quantidade de mulheres na liderança, podem usufruir de diversos benefícios a partir dessas iniciativas, como:
- Melhor posicionamento frente ao mercado, já que os clientes costumam procurar saber mais sobre a dinâmica interna das empresas que eles consomem produtos e serviços;
- Estratégias mais assertivas e bem aceitas pelos colaboradores, principalmente por levarem em conta pontos de vista diferentes antes da tomada de decisão;
- As mulheres costumam desenvolver melhor suas soft skills, o que gera maior influência nos times para investir em treinamentos e capacitações;
- Trabalha o aspecto social da cultura da empresa, impactando positivamente o ambiente ao seu redor.
Entenda o quadro de liderança feminina no Brasil
Mesmo diante deste cenário, a pesquisa Women in Business 2020, realizada há 15 anos para mapear a diversidade de gênero em cargos de lideranças em quase cinco mil empresas do middle-market no mundo, revelou que a liderança feminina no Brasil está acima da média global.
A pesquisa indicou que:

As questões ESG (ambientais, sociais e de governança) também têm ocupado cada vez mais espaço no mercado corporativo.
Segundo a pesquisa Global Female Leaders Outlook (GFLO) neste sentido, cerca de 45% das mulheres sentem pressão por parte dos stakeholders das empresas para a redução da desigualdade de gêneros. O que indica um cenário positivo para o aumento do número de mulheres em cargos de liderança em um futuro próximo.
Quais são os principais desafios enfrentados?
Apesar do avanço sobre a diversidade nas empresas e o empreendedorismo feminino, ainda vivemos em uma sociedade patriarcal. Ou seja, regida por estruturas e relações que favorecem os homens. Especialmente o homem branco, cisgênero e heterossexual.
Dessa forma, para aumentar o número de lideranças femininas nas empresas é preciso ir contra todo um padrão cultural e histórico de discriminação de gênero. E, para isso, o maior desafio é o preconceito.
Além disso, é preciso considerar que, geralmente, as trabalhadoras têm dupla jornada: a família e o trabalho. Afinal, não é incomum vermos os cuidados com crianças ou idosos da família ficarem a cargo das mulheres. O que, sem dúvidas, se torna um desafio para a gestão da liderança.
Por fim, como vimos, a falta de representatividade também é um dos grandes empecilhos para que mulheres alcancem altas posições nas organizações. Dessa forma, trabalhar este cenário pode ser o primeiro passo para incentivar a liderança feminina nas empresas.
Saiba como aumentar a Liderança Feminina!
Aumentar a liderança feminina da empresa não é um processo que acontece da noite para o dia. É necessário um trabalho constante das equipes de Recursos Humanos e das lideranças atuais em abraçar a causa e colocá-la efetivamente em prática.
Portanto, existem dicas para mudar esse cenário a curto, médio e longo prazo. A seguir separamos algumas, confira!
Proporcione a inclusão da diversidade
A pauta diversidade deve fazer parte da cultura da empresa, ou seja, precisa ser ensinada e aplicada diariamente em todos os rituais e ações que são realizadas internamente. Diante disso, é importante que as equipes de RH estudem mais sobre o assunto e criem metas para melhorar a diversidade dos colaboradores.
Um caminho pode ser a abertura de vagas afirmativas para mulheres e o desenvolvimento das atuais colaboradoras. Além do próprio trabalho de conscientização que pode ser feito para melhorar a visão dos times sobre a importância de ter mais mulheres nos cargos de gestão.
Assegure políticas de equidade de gênero
Durante esse trabalho, é preciso lembrar que existem outros grupos minoritários dentro do mesmo espectro, como mulheres negras, mulheres trans, mulheres LGBTQIA +, entre outros.
Por isso, pensar em políticas efetivas nesse sentido é muito importante. Isso pode vir desde incluir o campo de “Nome Social” nos formulários das vagas e acrescentar o tópico sobre diversidade para entender como são as pessoas que estão se candidatando às oportunidades da empresa.
Outro ponto é fazer um diagnóstico atual dos colaboradores e entender qual é a visão que as mulheres têm do atual organograma da corporação. Podem sair muitos insights de lá!
Ofereça a oportunidade de um plano de carreira
Ter um bom plano de carreira é uma alternativa para incentivar as mulheres que desejam alcançar cargos de liderança. Trabalhar o desenvolvimento de pessoas pode ser um caminho certeiro, já que se trata de uma pessoa colaboradora que possui conhecimento prévio do negócio e que irá potencializar sua atuação frente aos desafios propostos.
Além disso, é uma ferramenta que ajuda no ajuste da remuneração, tornando-a justa e sem disparidades.
Ofereça treinamentos e acompanhamentos
Como falamos acima, desenvolver colaboradores é sempre um caminho positivo. Portanto, pensar em treinamentos e mentorias para que mulheres se desenvolvam e trabalhem competências de liderança é uma maneira de ter mais liderança feminina a médio e longo prazo.
Assim, incentivar as atuais gestoras a passarem seus conhecimentos adiante também é uma boa estratégia, levando em conta que a representatividade e a liderança pelo exemplo são marcantes na maioria das trajetórias dos profissionais do mercado de trabalho.
Crie um espaço acolhedor e empático
O assédio e a violência no trabalho são, infelizmente, duas variáveis bem comuns nas empresas. É preciso ter atenção constante sobre esse tipo de situação e criar canais para que mulheres possam denunciar os casos e se sentirem seguras, quando for necessário.
Além disso, trabalhar também um bom clima organizacional, incentivando sempre o respeito, a liberdade e o bom relacionamento interpessoal, é essencial para que as pessoas se sintam à vontade para serem quem são e para agregar o ambiente com ideias e inovações.
Case iFood de liderança feminina
Para fazer a sua parte neste cenário, o iFood adotou metas de diversidade e inclusão focadas em questões de gênero. Assim, é nosso compromisso garantir a presença de mulheres em 50% dos cargos de liderança.
Para isso, temos entre o nosso time grupos de afinidade, nos quais colaboradores se juntam para discutir questões como gênero, raça e orientação sexual.
Além disso, acompanhamos nosso quadro de colaboradores desde 2019. Foi quando realizamos o primeiro censo para identificar lacunas de diversidade e inclusão. Neste primeiro momento, as mulheres eram apenas 28% dos líderes da empresa.
Desde então, passamos a desenvolver outras ações internas de conscientização para temáticas como racismo, machismo e LGBTfobia. Além de implementarmos uma avaliação de desempenho 360º.
Isto aconteceu porque identificamos que homens recebiam avaliações até 8% melhores do que mulheres sem explicações técnicas. Agora, com este novo modelo, o colaborador se autoavalia e também recebe a avaliação de seu gestor direto e dos colegas de departamento.
Esta iniciativa foi fundamental para reduzir os riscos de uma avaliação injusta e contribuir para a tomada de decisão mais assertiva na hora de oferecer promoções e cargos de liderança.
Seguindo este pensamento, o novo censo realizado este ano já mostrou uma nova realidade. Hoje, temos cerca de 38% de liderança feminina. E a nossa intenção é fazer este número crescer cada dia mais.
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