Com Univen Tech, Saint Gobain vê o número de alunos saltar 200%

Em parceria com startup, empresa cria plataforma digital de treinamentos para padronizar capacitação e aumentar engajamento dos funcionários

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

27 de Novembro de 2024

Leitura de 4 min

Treinar e desenvolver colaboradores é uma prática bastante adotada pelas empresas como estratégia de retenção de talentos. No entanto, engajar os profissionais nas capacitações pode ser bastante desafiador, mesmo reconhecendo a importância dessas iniciativas.

Índice:

Como transformar esse jogo?

Esse foi um dos problemas que a Saint Gobain Abrasivos decidiu solucionar. Em levantamentos internos, a companhia descobriu que, para disseminar o conhecimento de forma mais rápida e abrangente, era preciso criar treinamentos interativos e que reconhecessem os melhores alunos.

Além do absenteísmo dos colaboradores nas capacitações, a organização também identificou que os cursos eram despadronizados e que cada país criava suas aulas, sem metodologia definida.

“Buscamos solucionar um problema latente em qualquer empresa situada em vários países: a disseminação de conhecimento de forma rápida, padronizada e democrática, com vários níveis de senioridade”,

explica Tatiane Tung, Gerente de Recursos Humanos da Saint Gobain, que emprega 2.000 pessoas na América do Sul, sendo cerca da metade no Brasil, onde está a matriz.

O caminho

O primeiro passo para solucionar essas questões foi abrir um processo no Cubo, hub de startups do Itaú, para buscar um fornecedor que ajudasse a empresa. Em 2020, a Saint Gobain fechou uma parceria com a startup Ludos Pro e, juntas, criaram a Univen Tech – Universidade de Vendas, uma plataforma de e-learning baseada na gamificação.

As ferramentas disponíveis no ambiente de aprendizado permitem que os treinamentos tenham diversos formatos, como vídeos, podcasts, textos e jogos, o que facilita o engajamento e a retenção.

Uma parte importante do projeto é o sistema de recompensas. Ao avançarem nas aulas, os colaboradores recebem pontos e moedas, que podem ser trocados por itens como acessórios para o avatar na plataforma, carregadores portáteis, bilhetes para cinema, cupons do iFood, botons, cadernos, camisetas, entre outros. 

A plataforma também gera um ranking com os alunos, o que permite que a Saint Gobain dê prêmios aos mais engajados.

Em 2022, a Univen Tech foi expandida para os outros países da América do Sul em que a Saint Gobain atua: Chile, Peru, Colômbia, Equador e Argentina. Foram adicionados cerca de 150 novos usuários, com o mesmo modelo de ensino e adaptando o idioma para o espanhol.

“Os nossos funcionários reagiram de forma bastante positiva e se engajaram com a informação disponível a qualquer momento”, conta Marcelo Yuiti Sasaki, Gerente de educação corporativa da empresa. “O nosso conselho é sempre fazer um NPS com o seu público-alvo. Internamente. Nós temos NPS e entrevistas individuais nos quais escolhemos colaboradores aleatórios para fazer uma pesquisa de satisfação. Muitos insights e melhorias surgem desses momentos”, explica.

Os próximos passos para o projeto, segundo Tatiane e Marcelo, são centralizar o conhecimento e desenvolver todos os conteúdos de hard skillssoft skills da Saint Gobain dentro da Univen Tech. Outro plano é inserir uma ferramenta de “Painel do Gestor” para que as lideranças possam acompanhar o desempenho da sua equipe em tempo real. Atualmente, o time por trás da Univen Tech faz esse levantamento e gera relatórios mensalmente.

No Brasil, o programa é gerido pelos times comercial, marketing, recursos humanos e engenharia de produto e aplicação. Nos demais países, o RH local é o condutor e as equipes de engenharia de produto e aplicação fazem a parte técnica.

Resultados

As principais conquistas da Univen Tech – Universidade de Vendas vão ao encontro dos objetivos iniciais da Saint Gobain: padronizar capacitações, diminuir o absenteísmo e aumentar o engajamento dos colaboradores nos treinamentos.

Além disso, a padronização de uma metodologia de ensino única no Brasil e na América do Sul possibilitou mais sinergia e rapidez no processo de desenvolvimento da aprendizagem e na produção e disseminação do conteúdo. 

A didática implementada pela Univen Tech e sua plataforma permite que sejam utilizados diversos formatos para construção e consumo de conteúdos, como vídeos, podcasts, textos e jogos. 

O maior diferencial é o uso da gamificação em todo o processo de aprendizagem, o que gerou modernidade e inovação para uma indústria extremamente tradicional e com dificuldades territoriais.

Impulsionada por esse modelo gamificado, a Univen Tech finalizou o ano de 2022 com um aumento de 3.263 horas de treinamentos, saindo de 4.500 horas em 2021 para 7.763 horas em 2022, uma evolução de 72%. Além disso, o aumento de público saltou de 200 pessoas em 2021 para 594 em 2022, um crescimento de quase 200%.

Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 30 de setembro de 2024 com o título “Com Univen Tech, Saint Gobain vê o número de alunos saltar 200%”. Atualizado em 31 de outubro de 2024 para o Acrescenta, de iFood Benefícios.

Gente e gestão

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Think Work