Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Entenda os processos de admissão e seus diferentes tipos

Realizar o processo de admissão de maneira assertiva pode transformar uma empresa. Saiba mais sobre os diferentes tipos e como cada um funci...

Por Equipe iFood Benefícios

O processo de admissão é uma das principais tarefas de quem trabalha com Recursos Humanos e também uma das mais importantes. Por envolver muitos detalhes, é necessário atenção de ambos os lados: da empresa contratante, que está procurando uma nova pessoa colaboradora e também para o contratado, que deve estar atento aos seus direitos e deveres em relação a contratação.

Vale lembrar que uma contratação assertiva pode ser facilitada quando existem processos bem estabelecidos pela empresa, transparência e clareza nos objetivos apresentados, proporcionando um melhor alinhamento entre o recrutador e os participantes do processo de admissão.

Se você ainda tem dúvida sobre esse assunto, fique com a gente nesse conteúdo e entenda melhor sobre o que é admissão e quais são os seus tipos!

O que seria admissão?

Quando falamos de admissão, estamos tratando do processo que vai formalizar a contratação de um novo colaborador e de todos os procedimentos que envolvem autorizar a prestação de serviços por uma pessoa física ou jurídica, assegurando-a dos seus direitos trabalhistas.

Um processo de admissão bem estabelecido e executado pode evitar custos extras para a empresa, portanto, o setor de Recursos Humanos deve ter todas as etapas necessárias mapeadas e organizadas. Para isso, podem utilizar checklists, mapas mentais e outras ferramentas que facilitem este trabalho.

De forma resumida, o processo de admissão inclui os seguintes passos:

  1. Recrutamento e seleção dos candidatos;
  2. Escolha do candidato que melhor atende às necessidades da empresa para a vaga;
  3. Formalização da contratação através de um contrato de trabalho;
  4. Integração do novo profissional com sua equipe.

O que é a data de admissão?

Mesmo que a explicação para o termo pareça óbvia, a "data de admissão" pode gerar dúvidas, uma vez que um processo de admissão tem diversas etapas e pode levar um tempo considerável. Por isso, vamos te ajudar a entender melhor o que ela significa.

A data de admissão refere-se especificamente ao dia em que o profissional começa oficialmente a executar suas atividades em uma empresa. É importante saber disso porque a partir daí é calculada a elegibilidade do trabalhador para diversos benefícios e direitos do trabalhador, como férias pagas e planos de aposentadoria, por exemplo. 

Além disso, para o empregador, a data de admissão é importante quando ele vai tratar de auditorias, contabilidade e conformidade. A pessoa colaboradora pode encontrar essa informação em sua carteira de trabalho.

Quais são os tipos de admissão?

Existem diferentes tipos de admissão que podem se adequar ao que a empresa necessita no momento e que vão determinar as regras do contrato que deverão ser seguidas pelo trabalhador, além dos seus direitos. Veja a seguir.

Jovem Aprendiz

A admissão do jovem aprendiz é semelhante a uma contratação temporária segundo a CLT, incluindo direitos trabalhistas como 13º salário, férias e o recolhimento do FGTS. 

Ele tem uma duração máxima de 2 anos e é destinado a estudantes com idades entre 14 e 18 anos. Esse contrato deve ser registrado na Carteira de Trabalho e está condicionado à matrícula e à frequência do jovem no ensino regular. 

Contrato de estágio

Nesta modalidade, o colaborador não possui vínculo empregatício e não está sob a regência da CLT. Além da assinatura do estagiário e da empresa, é necessária a autorização da instituição de ensino que o estudante frequenta. O estágio em uma mesma empresa não pode ultrapassar dois anos, exceto no caso de estagiários com deficiência. 

Contratação temporária

Nesse tipo de admissão, o tempo estabelecido em contrato pode variar de 90 dias até, no máximo, dois anos. O colaborador temporário é contratado por uma empresa de trabalho temporário para atender a demandas de natureza intermitente, periódica ou sazonal

Além disso, o contrato temporário também é utilizado quando um colaborador da empresa está em licença médica, licença maternidade ou de férias.

Trabalho autônomo

Executado por um profissional de maneira independente e sem vínculo empregatício, esse tipo de admissão permite que as atividades sejam desempenhadas com mais flexibilidade para negociar as condições de trabalho, especialmente em relação a horários e remuneração.

Contrato de experiência

Trata-se de um contrato de trabalho por tempo determinado de até 90 dias. Durante esse período, a empresa pode avaliar se o colaborador possui as habilidades necessárias para a função e se ele se adapta à cultura organizacional. 

Da mesma forma, a pessoa colaboradora tem a chance de decidir se está satisfeita com a função e se o emprego corresponde às suas expectativas.

Contrato por tempo indeterminado

Essa forma de admissão é a mais comum nas empresas. Em termos gerais, se o empregador não demitir o profissional ao final do contrato de experiência ou o funcionário não pedir para sair, o contrato por tempo indeterminado entra em vigor automaticamente ao término do período de experiência.

Agora que você já entendeu mais sobre o assunto e como o processo funciona, que tal saber exatamente quais documentos são necessários para uma admissão? Baixe nosso e-book exclusivo e não deixe de conferir também uma ótima maneira de oferecer benefícios corporativos com o vale-alimentação e refeição do iFood!

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

17 de Outubro de 2024

Leitura de 4 min