Geração Z no mercado de trabalho: saiba como preparar sua empresa!
Saiba o que é a Geração Z, como ela se comporta, suas principais características e como as empresas devem se atualizar para receber esse nov...
Por Equipe iFood Benefícios
Nos últimos tempos, surgiu o debate sobre a geração Z no mercado de trabalho. A imersão da tecnologia, as mudanças comportamentais e os eventos históricos sociais e climáticos foram o ponto inicial para isso acontecer. Então é importante as empresas saberem o que esses novos talentos pensam e como agem no âmbito profissional.
As empresas, na hora de realizar um recrutamento interno, precisam ser adaptáveis e mutáveis para seguir as tendências e comportamentos que surgem. Até porque, com a geração Z no mercado de trabalho, os impactos de mudanças são grandes.
Continue a leitura e confira mais informações sobre o assunto!
Índice:
- Geração Z: o que é?
- Suas perspectivas a respeito do mercado de trabalho
- Principais características da Geração Z
- Por que a empresa deve se preparar?
- Saiba como adaptar a sua empresa para a Geração Z!
- Como reter os talentos dessa nova geração?
Geração Z: o que é?
Essa geração agrupa as pessoas nascidas entre 1995 e 2010, sendo o maior grupo populacional atualmente. Por isso, aqueles que nasceram no início dessa geração, já estão fazendo parte das equipes corporativas.
Eles conseguiram impactar a cultura organizacional, a estrutura e os processos das empresas. Isso é decorrência dos comportamentos, que são diferentes de tudo que havia antes no ambiente de trabalho.
É a geração mais ágil, energética, com rápida absorção e aprendizado que já existiu, além de ser hiperconectada. Sendo assim, o futuro da geração Z no mercado de trabalho tende a refletir essas características.
Suas perspectivas a respeito do mercado de trabalho
O que chama a atenção quando olhamos as influências da geração Z no mercado de trabalho é a mudança de comportamento sobre o ambiente corporativo ideal. Segundo o estudo da Gente Globo, para 26% e 20%, o co-working e o home office são as grandes preferências. Já 16% deles gostam mais do escritório, e 38% deles não sabem qual das opções escolher.
Já quando o assunto é motivos para escolher uma empresa, o ranking aparece oportunidade de desenvolvimento como a principal razão, com 34%. Em seguida, a importância salarial e os propósitos da empresa ficam empatados, com 28% cada.
Isso mostra como a valorização profissional e a cultura organizacional é essencial para eles. Então, na hora de criar uma vaga na sua empresa, faça um job description que mostre todos os benefícios e valores da empresa.
Não à toa, a expectativa que a geração Z tem sobre as empresas é, primeiramente, a atenção e cuidado com a saúde física e mental deles. Além disso, outros tópicos aparecem com destaque, como ter tempo livre e trabalhar remotamente. Por isso, levar esses diferenciais para a sua empresa pode ser valioso.
Além disso, a mentoria aparece em alta nos interesses dessa geração. Sendo assim, conforme o Gente Globo, 96% dela acredita que um bom líder é aquele que busca o desenvolvimento da sua equipe e compartilha conhecimento. Então, na hora de contratar esses talentos, é importante também treinar seus líderes.
Principais características da Geração Z
Como foi dito, essa geração tende a ser rápida e agitada, por isso prezam por tempo livre e horários flexíveis, além do imediatismo. Eles também são muito independentes, então se a empresa apresenta uma hierarquia horizontal, será muito bem vista.
A geração Z costuma ser muito produtiva e realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Além disso, conseguem improvisar e lidar com dificuldades com mais tranquilidade. As questões sociais e ambientais são muito importantes para eles, já que a diversidade, inclusão e o consumo sustentável são pautas que eles defendem.
Algumas outras características dessa geração, são:
Estão inseridos na era digital
Essa geração cresceu junto com a internet e a era das redes sociais. Portanto, aliar o trabalho com esse modus operandi atual é o caminho para tornar a sua empresa mais atrativa e com um propósito que faça sentido para esse novo público.
Visam o empreendedorismo
Se você busca um profissional com visão empreendedora, saiba que será fácil encontrar esse perfil na geração Z. Por valorizarem a autonomia e a liberdade no trabalho, acabam sendo mais proativos e determinados a entregar resultados positivos constantes, sem necessidade de supervisão.
Boa atuação nos trabalhos em grupo
A geração Z sabe trabalhar bem as soft skills de empatia, respeito, colaboração e mais, para garantir a harmonia no ambiente de trabalho. Isso vem muito da valorização de um lugar saudável para se trabalhar, portanto contribuem ativamente para a melhora do clima organizacional e do bom trabalho em equipe.
São interativos e possuem comunicação virtual
Essa geração funciona muito bem interagindo com interfaces e ferramentas de comunicação virtuais. Gostam de estar conectados o tempo todo e de ficar por dentro dos acontecimentos mais recentes. Portanto, apostar em agilidade comunicacional é um caminho promissor para engajar esses profissionais.
Absorvem múltiplas informações e são criativos
Geralmente são pessoas multifuncionais e multidisciplinares. Se interessam por diferentes assuntos, gostam de aprender coisas novas e de inovar e criar. Por acessarem conteúdos o tempo todo, acabam encontrando muitas referências para se inspirar. Além disso, gostam de executar atividades diversas para não ficarem fazendo a mesma coisa por um longo período.
Por que a empresa deve se preparar para a Geração Z no mercado de trabalho?
Esses são os profissionais do futuro. Se as empresas querem crescer e acompanhar as atualizações do mercado, precisam inserir pessoas que irão agregar com essa nova visão de mundo.
Porém, para conseguirem reter talentos e se tornarem atrativas e competitivas, as corporações precisam se preparar e se atualizar, principalmente a respeito de salário e benefícios.
Além disso, desenvolver a marca empregadora, que abraça valores sociais relevantes e aplica isso efetivamente no dia a dia, são fatores que irão fazer a diferença para essa nova geração de profissionais.
Saiba como adaptar a sua empresa para a Geração Z!
Se uma empresa quer ter um headhunter e se destacar para a geração Z no mercado de trabalho, é primordial que invista em tecnologia. Essas pessoas nasceram conectadas a internet, e é por isso que sua cultura é totalmente online. Então, buscar meios tecnológicos para implementar no ambiente corporativo, atrairá esses talentos. Exemplos para isso, são:
Comunicação dinâmica
As redes sociais são uma extensão da geração Z. É basicamente eles que ditam as tendências e os temas que surgem nas plataformas. Sem eles, muitos movimentos que aconteceram nos últimos anos não existiriam.
Por isso, ter uma comunicação objetiva, visual e interativa fará com que eles se sintam mais à vontade em uma entrevista. Mensagens de texto ou vídeos rápidos podem fazer parte do dia a dia da empresa. E, além disso, fóruns de discussões para dar opiniões sobre determinados trabalhos também são bem vindos.
Mais flexibilidade de horário
A juventude prioriza tempo livre e seus picos de momentos produtivos. Por isso, implementar uma cultura organizacional que ofereça horários flexíveis através do trabalho remoto pode ser uma excelente solução para eles.
Para a gen Z, é importante não impor ou obrigá-los a seguir regras que não são necessárias. A liberdade fará com que produzam com mais motivação, organização e dedicação.
Inovação
A hiper-conexão da geração Z faz com que eles busquem sempre por inovações e ideias tecnológicas criativas. Então estimular a participação deles na hora de dar soluções inovadoras é uma excelente estratégia.
Além disso, busque manter sua empresa atualizada e por dentro das tendências de ferramentas de trabalho. Isso fará com que a geração Z fique mais realizada e confortável, já que eles gostam de descobrir coisas novas.
Implementar essas ações para adaptar sua empresa a geração Z no mercado de trabalho, fará a sua empresa se conectar com maior facilidade aos profissionais do futuro. Isso resultará em uma corporação avançada, atualizada, tecnológica e criativa.
Como reter os talentos dessa nova geração?
Apostar em tecnologia e inovação é importante para qualquer empresa reter talentos. Mas quando falamos a respeito da geração Z, existem outros pontos que são tão relevantes quanto esses. Confira quais são!
Ofereça planos de carreira
Como visto anteriormente, a geração Z valoriza um bom plano de carreira que mostre exatamente até onde ele pode chegar e quais os desafios que ele precisará enfrentar para atingir seus objetivos. Ter espaço para desenvolver e crescer profissionalmente é valioso para essa nova geração.
Invista na Educação Corporativa e Continuada
Empresas que incentivam a educação saem na frente com profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Além disso, demonstra um valor essencial de uma cultura organizacional, que é a valorização do colaborador.
Incentive a diversidade e a inclusão
Procure criar programas internos para falar sobre assuntos sociais importantes e abra vagas afirmativas para trazer diferentes tipos de pessoas para o quadro de colaboradores. Diferentes vivências trazem diferentes pontos de vista, o que agrega bastante valor nas discussões diárias.
Ofereça benefícios
Estruture um bom EVP, com benefícios remunerados e não remunerados, mas que tenham valor social e transpareça a cultura da empresa. Um bom pacote de benefícios é atrativo e um ponto decisivo para a chegada de novos talentos.
Por exemplo, dar um vale-alimentação que possa ser usado tanto no presencial quanto no delivery é um grande diferencial.
Por isso, conheça os benefícios que o iFood leva para a sua empresa, e agrade não só a geração Z, mas todos os seus colaboradores. Para saber mais do vale-alimentação do iFood, clique aqui!