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Geração Z no mercado de trabalho: saiba como preparar sua empresa!

Saiba o que é a Geração Z, como ela se comporta, suas principais características e como as empresas devem se atualizar para receber esse nov...

Por Equipe iFood Benefícios

Nos últimos tempos, surgiu o debate sobre a geração Z no mercado de trabalho. A imersão da tecnologia, as mudanças comportamentais e os eventos históricos sociais e climáticos foram o ponto inicial para isso acontecer. Então é importante as empresas saberem o que esses novos talentos pensam e como agem no âmbito profissional. 

As empresas, na hora de realizar um recrutamento interno, precisam ser adaptáveis e mutáveis para seguir as tendências e comportamentos que surgem. Até porque, com a geração Z no mercado de trabalho, os impactos de mudanças são grandes. 

Continue a leitura e confira mais informações sobre o assunto!

Índice:

Geração Z: o que é?

Essa geração agrupa as pessoas nascidas entre 1995 e 2010, sendo o maior grupo populacional atualmente. Por isso, aqueles que nasceram no início dessa geração, já estão fazendo parte das equipes corporativas. 

Eles conseguiram impactar a cultura organizacional, a estrutura e os processos das empresas. Isso é decorrência dos comportamentos, que são diferentes de tudo que havia antes no ambiente de trabalho. 

É a geração mais ágil, energética, com rápida absorção e aprendizado que já existiu, além de ser hiperconectada. Sendo assim, o futuro da geração Z no mercado de trabalho tende a refletir essas características. 

Suas perspectivas a respeito do mercado de trabalho

O que chama a atenção quando olhamos as influências da geração Z no mercado de trabalho é a mudança de comportamento sobre o ambiente corporativo ideal. Segundo o estudo da Gente Globo, para 26% e 20%, o co-working e o home office são as grandes preferências. Já 16% deles gostam mais do escritório, e 38% deles não sabem qual das opções escolher. 

Já quando o assunto é motivos para escolher uma empresa, o ranking aparece oportunidade de desenvolvimento como a principal razão, com 34%. Em seguida, a importância salarial e os propósitos da empresa ficam empatados, com 28% cada. 

Isso mostra como a valorização profissional e a cultura organizacional é essencial para eles. Então, na hora de criar uma vaga na sua empresa, faça um job description que mostre todos os benefícios e valores da empresa. 

Não à toa, a expectativa que a geração Z tem sobre as empresas é, primeiramente, a atenção e cuidado com a saúde física e mental deles. Além disso, outros tópicos aparecem com destaque, como ter tempo livre e trabalhar remotamente. Por isso, levar esses diferenciais para a sua empresa pode ser valioso. 

Além disso, a mentoria aparece em alta nos interesses dessa geração. Sendo assim, conforme o Gente Globo, 96% dela acredita que um bom líder é aquele que busca o desenvolvimento da sua equipe e compartilha conhecimento. Então, na hora de contratar esses talentos, é importante também treinar seus líderes. 

Principais características da Geração Z

Como foi dito, essa geração tende a ser rápida e agitada, por isso prezam por tempo livre e horários flexíveis, além do imediatismo. Eles também são muito independentes, então se a empresa apresenta uma hierarquia horizontal, será muito bem vista. 

A geração Z costuma ser muito produtiva e realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Além disso, conseguem improvisar e lidar com dificuldades com mais tranquilidade. As questões sociais e ambientais são muito importantes para eles, já que a diversidade, inclusão e o consumo sustentável são pautas que eles defendem. 

Algumas outras características dessa geração, são:   

Estão inseridos na era digital

Essa geração cresceu junto com a internet e a era das redes sociais. Portanto, aliar o trabalho com esse modus operandi atual é o caminho para tornar a sua empresa mais atrativa e com um propósito que faça sentido para esse novo público.

Visam o empreendedorismo

Se você busca um profissional com visão empreendedora, saiba que será fácil encontrar esse perfil na geração Z. Por valorizarem a autonomia e a liberdade no trabalho, acabam sendo mais proativos e determinados a entregar resultados positivos constantes, sem necessidade de supervisão.

Boa atuação nos trabalhos em grupo

A geração Z sabe trabalhar bem as soft skills de empatia, respeito, colaboração e mais, para garantir a harmonia no ambiente de trabalho. Isso vem muito da valorização de um lugar saudável para se trabalhar, portanto contribuem ativamente para a melhora do clima organizacional e do bom trabalho em equipe.

São interativos e possuem comunicação virtual

Essa geração funciona muito bem interagindo com interfaces e ferramentas de comunicação virtuais. Gostam de estar conectados o tempo todo e de ficar por dentro dos acontecimentos mais recentes. Portanto, apostar em agilidade comunicacional é um caminho promissor para engajar esses profissionais.

Absorvem múltiplas informações e são criativos

Geralmente são pessoas multifuncionais e multidisciplinares. Se interessam por diferentes assuntos, gostam de aprender coisas novas e de inovar e criar. Por acessarem conteúdos o tempo todo, acabam encontrando muitas referências para se inspirar. Além disso, gostam de executar atividades diversas para não ficarem fazendo a mesma coisa por um longo período.

Por que a empresa deve se preparar para a Geração Z no mercado de trabalho?

Esses são os profissionais do futuro. Se as empresas querem crescer e acompanhar as atualizações do mercado, precisam inserir pessoas que irão agregar com essa nova visão de mundo.

Porém, para conseguirem reter talentos e se tornarem atrativas e competitivas, as corporações precisam se preparar e se atualizar, principalmente a respeito de salário e benefícios.

Além disso, desenvolver a marca empregadora, que abraça valores sociais relevantes e aplica isso efetivamente no dia a dia, são fatores que irão fazer a diferença para essa nova geração de profissionais.

Saiba como adaptar a sua empresa para a Geração Z!

Se uma empresa quer ter um headhunter e se destacar para a geração Z no mercado de trabalho, é primordial que invista em tecnologia. Essas pessoas nasceram conectadas a internet, e é por isso que sua cultura é totalmente online. Então, buscar meios tecnológicos para implementar no ambiente corporativo, atrairá esses talentos. Exemplos para isso, são:

Comunicação dinâmica

As redes sociais são uma extensão da geração Z. É basicamente eles que ditam as tendências e os temas que surgem nas plataformas. Sem eles, muitos movimentos que aconteceram nos últimos anos não existiriam. 

Por isso, ter uma comunicação objetiva, visual e interativa fará com que eles se sintam mais à vontade em uma entrevista. Mensagens de texto ou vídeos rápidos podem fazer parte do dia a dia da empresa. E, além disso, fóruns de discussões para dar opiniões sobre determinados trabalhos também são bem vindos. 

Mais flexibilidade de horário

A juventude prioriza tempo livre e seus picos de momentos produtivos. Por isso, implementar uma cultura organizacional que ofereça horários flexíveis através do trabalho remoto pode ser uma excelente solução para eles. 

Para a gen Z, é importante não impor ou obrigá-los a seguir regras que não são necessárias. A liberdade fará com que produzam com mais motivação, organização e dedicação. 

Inovação

A hiper-conexão da geração Z faz com que eles busquem sempre por inovações e ideias tecnológicas criativas. Então estimular a participação deles na hora de dar soluções inovadoras é uma excelente estratégia. 

Além disso, busque manter sua empresa atualizada e por dentro das tendências de ferramentas de trabalho. Isso fará com que a geração Z fique mais realizada e confortável, já que eles gostam de descobrir coisas novas. 

Implementar essas ações para adaptar sua empresa a geração Z no mercado de trabalho, fará a sua empresa se conectar com maior facilidade aos profissionais do futuro. Isso resultará em uma corporação avançada, atualizada, tecnológica e criativa. 

Como reter os talentos dessa nova geração?

Apostar em tecnologia e inovação é importante para qualquer empresa reter talentos. Mas quando falamos a respeito da geração Z, existem outros pontos que são tão relevantes quanto esses. Confira quais são!

Ofereça planos de carreira

Como visto anteriormente, a geração Z valoriza um bom plano de carreira que mostre exatamente até onde ele pode chegar e quais os desafios que ele precisará enfrentar para atingir seus objetivos. Ter espaço para desenvolver e crescer profissionalmente é valioso para essa nova geração.

Invista na Educação Corporativa e Continuada

Empresas que incentivam a educação saem na frente com profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Além disso, demonstra um valor essencial de uma cultura organizacional, que é a valorização do colaborador.

Incentive a diversidade e a inclusão

Procure criar programas internos para falar sobre assuntos sociais importantes e abra vagas afirmativas para trazer diferentes tipos de pessoas para o quadro de colaboradores. Diferentes vivências trazem diferentes pontos de vista, o que agrega bastante valor nas discussões diárias.

Ofereça benefícios

Estruture um bom EVP, com benefícios remunerados e não remunerados, mas que tenham valor social e transpareça a cultura da empresa. Um bom pacote de benefícios é atrativo e um ponto decisivo para a chegada de novos talentos.

Por exemplo, dar um vale-alimentação que possa ser usado tanto no presencial quanto no delivery é um grande diferencial. 

Por isso, conheça os benefícios que o iFood leva para a sua empresa, e agrade não só a geração Z, mas todos os seus colaboradores. Para saber mais do vale-alimentação do iFood, clique aqui

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Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 8 min