Projeto da Leroy Merlin capacita e emprega vulneráveis

Funcionários bolsistas passam por trilha de aprendizagem e feedbacks para crescer na carreira
Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.
16 de Julho de 2025
Leitura de 3 min
Desde 2007, a Fundação Pró-Rim, entidade de administração privada, filantrópica sem fins lucrativos focada no atendimento de questões renais, vinha trabalhando com bolsas de estudos. O programa, a cada ano, oferecia ajuda de custos para funcionários buscarem novas formações acadêmicas relevantes para suas carreiras e para a fundação.
Contudo, a empresa percebia que, apesar do investimento na formação, os técnicos em enfermagem e enfermeiros que faziam cursos de especialização ainda carregavam muitas deficiências em competências como gerenciamento de conflitos, desenvolvimento de equipes e planejamento de projetos.
O setor de RH da fundação concluiu que, muitas vezes, as faculdades tratavam de forma superficial tais competências técnicas e comportamentais que são esperadas de gestores e líderes.
“O enfermeiro se forma, assume um cargo de gestão e não imagina que terá trinta técnicos de enfermagem para gerenciar em seu setor. 60% do seu dia será gestão e somente 40% será operação de fato, ou seja, a assistência ao paciente”, diz Sara Cristina de Souza Taves, então coordenadora de gestão de pessoas da Fundação Pró-Rim.
O caminho
Para resolver essa questão, a área de pessoas desenvolveu em 2017 um novo projeto, o Programa Trainee para Enfermeiros.
A proposta era trazer os técnicos em enfermagem que já eram bolsistas em cursos do mercado e colocá-los em um programa de treinamento e desenvolvimento paralelo, dentro da Fundação Pró-Rim, para prepará-los para o perfil de gestão e liderança.
O primeiro passo do programa é o comprometimento do bolsista de, a cada final de ano durante o curso da faculdade, apresentar um projeto de melhoria ou inovação ao corpo diretivo da fundação, mostrando sua capacidade crítica, criativa e empreendedora. Sem esse projeto anual, o funcionário perde a bolsa e também não segue adiante no programa de trainee.
O segundo passo é a Trilha de Aprendizagem, que ocorre nos últimos seis meses de curso, antes de se formarem. Os bolsistas têm aulas e palestras sobre liderança, gestão de tempo, tomada de decisão, aplicação de medidas disciplinares e análise de indicadores, além de aulas sobre questões técnicas específicas do setor de hemodiálise.
Os profissionais também passam por uma imersão em cada um dos setores da fundação, como Hemodiálise, Transplante Renal e Centro Cirúrgico, ganhando conhecimento de todas as equipes e de todos os processos.
Em cada setor, ficam entre 30 a 60 dias, onde são treinados, observados e avaliados pelo gestor da área, que pode ser o Enfermeiro Responsável Técnico ou o Enfermeiro Assistencial.
Ao final do treinamento e do curso, os técnicos em enfermagem se formam enfermeiros e têm conversas aprofundadas sobre o desempenho na trilha, com feedbacks individuais sobre seus pontos fortes e melhorias.
Se há vagas, os novos enfermeiros podem ser promovidos na empresa e passam a liderar uma equipe.
Resultados
Desde 2017, mais de dez colaboradores passaram pelo treinamento e foram promovidos. “Com o programa, valorizamos os funcionários, investimos em sua formação e aumentamos a chance de retenção de talentos. Além disso, formamos bons líderes com a cara da Fundação Pró-Rim”, analisa Sara.
Para ela, o setor de pessoas começou a sofrer menos na hora de preencher uma vaga, evitando custos para contratar um profissional de fora. “Os enfermeiros que assumem os cargos de liderança já estão muito bem preparados. O ponto negativo é que, por não haver promoções para todos os técnicos trainees que se formam enfermeiros, há a chance de eles buscarem vagas em outra empresa após o programa”, diz.
Entre os funcionários que passaram pelo Programa Trainee para Enfermeiros, os comentários foram positivos, reconhecendo que a ação foi importante para suas carreiras e vida pessoal, independentemente de terem sido promovidos ou não.
Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 4 de julho de 2024 com o título “Fundação Pró-Rim capacita enfermeiros para cargos de liderança”. Atualizado em 2 de junho de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.