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Definimos o significado de e-business como todo tipo de empreendimento que funciona por meio do mundo online.
3 de Maio de 2024
Leitura de 7 min
Com o maior acesso à informação por parte dos habitantes, as vantagens de adquirir produtos online e de trabalhar através da internet também se popularizaram. Sendo assim, o e-business tem ganhado cada vez mais espaço e proporcionado lucros gigantescos para seus investidores e acionistas.
Que os negócios online cresceram muito nos últimos tempos, não há dúvida alguma. Segundo a Statista, em 2017 havia 1,66 bilhões de compradores online. Atualmente, o número ultrapassa os 7,6 bilhões e tende a crescer a cada dia, ainda mais com a crise que enfrentamos por causa da epidemia do novo coronavírus.
Com base nisso, citamos aqui tudo sobre os serviços online, explicaremos o que é e-business e o porquê dele ser uma grande aposta para os próximos anos. Continue acompanhando para saber mais!
Índice:
Atualmente, definimos o significado de e-business como todo tipo de empreendimento que funciona por meio do mundo online. Dentro dele cabem lojas, prestadoras de serviço, plataformas educativas e todo tipo de companhia que usa a internet para comercializar e vender os seus produtos.
E-business é um termo que cresceu bastante, mas nem de longe pode ser considerado recente e inovador. Seu primeiro registro foi realizado em 1955, porém, a popularização em massa ocorreu em 1997, por meio de uma campanha criada pela agência de publicidade britânica Ogilvy & Mather para a IBM.
Na época, o termo foi utilizado como uma referência para os negócios conectados, mas não necessariamente através da internet, a qual ainda dava seus primeiros passos.
Todo tipo de empresa que usa meios eletrônicos para se comunicar com seus clientes, pode ser considerada parte do e-business. Por conta disso, com o passar do tempo diversas subdivisões surgiram, de modo a identificar e estabelecer bons costumes para cada um dos meios.
Dentro desse meio, não é incomum encontrar pessoas que confundem o sentido de e-business e e-commerce. Afinal, o segundo termo tem ganhado bastante notoriedade, tanto em mídia quanto em representatividade no mercado.
No entanto, mesmo que e-commerce seja um termo mais conhecido que o e-business, na verdade, se trata de uma subdivisão dele. Ou seja, o significado de e-commerce, na realidade, é ser uma categoria de negócios eletrônicos, assim como muitas outras que têm ganhado espaço no mercado.
Sendo assim, entende-se que e-business se trata de um vocábulo abrangente, que abriga e proporciona espaço para todos os tipos de empreendedores que desejam migrar seu negócio para o mundo online ou contar com ele para a construção de uma marca de sucesso, não se restringindo apenas a venda de produtos.
Ter um negócio totalmente fora do mundo da internet hoje em dia é praticamente impossível. Dessa forma, existem algumas características que definem o que é um E-business, como:
Sendo assim, as próprias características já mostraram ser excelentes benefícios para quem decide ter um e-business. Além de poupar alguns custos, você também passa a estar em um dos ambientes mais cheios de oportunidades: a internet.
Dentre os diferentes tipos de negócios E-business, destacamos os principais que encontramos com mais frequência no mercado. Confira a seguir.
B2B significa Business to Business, ou seja, são empresas que prestam serviços para outras empresas. Como exemplos temos empresas de comunicação corporativa, de sistemas e softwares, entre outras.
O modelo B2C é o que mais conhecemos, pois somos clientes de várias empresas desse tipo. Portanto, toda empresa que destina seu produto ou serviço para o consumidor final é uma empresa Business to Consumer. As lojas virtuais são um grande exemplo.
Essa categoria engloba empresas que prestam serviços para qualquer órgão do governo, geralmente servindo como um canal que liga o cidadão aos órgãos. Podemos citar como exemplo as licitações das prefeituras, fábricas e empresas de material de construção civil para obras públicas, entre outros.
Os negócios C2C nada mais são do que aquelas plataformas que intermediam vendedores e compradores. Para ficar mais claro, o Mercado Livre e o eBay são excelentes exemplos de sites que conectam esses dois pólos.
Além das diversas modalidades de E-business, existem também diferentes estruturas que fazem parte da construção de um negócio online. Separamos quais são a seguir, confira!
Como falamos anteriormente, o e-commerce funciona como uma vitrine virtual, onde o consumidor pode navegar por diversos produtos e realizar uma compra segura, tudo em um só lugar.
Para criar estratégias e melhorias mais assertivas, ter uma boa análise de dados é essencial. Por isso que as ferramentas de BI são grandes aliadas dos e-business, por fornecer insights relevantes sobre marketing, vendas, comportamento do usuário e muito mais.
Ele nada mais é do que um sistema que ajuda a trazer mais agilidade na comunicação entre empresa e fornecedores. Para isso existem duas formas desse processo ser realizado: por e-sourcing — em que a empresa recebe lances e escolhe os fornecedores a partir disso —, e por e-informing — quando há uma troca de informações com vendedores para criar um banco de fornecedores.
O SCM é o que diz respeito à logística do negócio. Ele é o responsável por fazer a gestão da cadeia de suprimentos, pensando na melhor forma de receber e entregar os pedidos realizados.
Esse é um sistema que controla estoque, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, entre outros. Assim é possível ter em um só lugar todo esse controle de recursos empresariais, deixando o processo automatizado.
A ferramenta de CRM é responsável por manter o relacionamento com clientes ou potenciais clientes que de alguma forma demonstraram interesse no seu produto ou serviço.
Dessa forma, a partir de dados como e-mail e celular, é possível manter envios de promoção e ofertas, além de etapas importantes da jornada de compra, como a conclusão, pagamento e envio do produto.
Não importa se você quer migrar o seu negócio offline para o online ou começar um negócio online do zero: as dicas a seguir servem para você tirar o plano do papel, seja ele qual for.
Confira a seguir como desenvolver uma estratégia de E-business de sucesso!
É muito importante que você saiba onde quer chegar e se há espaço para isso no mercado. Esse é o momento de fazer muita pesquisa para entender como andam os concorrentes, se o tipo de negócio tem sido atrativo para investidores e para o próprio consumidor final, qual seria o público-alvo, entre outros.
Com esses dados em mãos, é hora de pensar nas melhores estratégias para começar a alavancar o seu negócio. Você pode ter ótimas ideias a partir dos pontos fracos dos concorrentes.
Além disso, pense em quais canais digitais você estará presente e quais serão seus parceiros nessa jornada — consultores, fornecedores, distribuidores, entre outros. Pense também sobre custos de ativação e custos que serão recorrentes na empresa.
O momento ideal para investir em marketing é aqui. Pense bem na divulgação do seu produto ou serviço, sempre priorizando a entrega de valor e vantagens que o consumidor pode ter ao optar pela sua empresa. É hora de fidelizar clientes!
Para saber se todas as ações foram bem sucedidas, é imprescindível medir os resultados e entender a performance das campanhas e das vendas. Além disso, é importante coletar feedbacks com seus clientes para entender o que pode ser melhorado e o que foi apontado com o positivo.
Bom, a era digital já chegou e não acompanhá-la significa ficar para trás da concorrência. Se você precisa estar sempre atento às novidades do ramo empresarial, bem como receber dicas e conselhos para tornar sua gestão ainda mais efetiva e eficaz, continue acompanhando o nosso blog!