Departamento pessoal e RH: qual a diferença entre eles?
Entenda o que faz o setor de Departamento Pessoal
27 de Maio de 2024
Leitura de 3 min
Gerenciar pessoas já é um baita desafio, mas as tarefas administrativas e procedimentos específicos que também entram no pacote da área de Recursos Humanos acabam consumindo ainda mais recursos da empresa.
Para quem não está envolvido no processo, pode parecer que apenas um profissional fica responsável por todas essas atribuições. No entanto, dentro da área de RH existem divisões e profissionais especializados em cada uma delas.
Neste artigo, vamos falar especificamente sobre o Departamento Pessoal, ou DP. Vem entender com a gente o que é essa área do RH e quais suas responsabilidades.
Índice:
- O que é o Departamento Pessoal?
- E qual é o papel do Departamento Pessoal?
- E qual a diferença entre o DP e o RH?
O que é o Departamento Pessoal?
É a área responsável pela parte administrativa e operacional da relação entre empregadores e empresas e seus colaboradores. Seu foco é centralizado em processos, desde a admissão do colaborador até seu desligamento.
E qual é o papel do Departamento Pessoal?
Admissão de funcionários
Em algumas empresas, é comum o mesmo profissional ficar responsável pela gestão de pessoas e processos administrativos. Porém, o ideal é que essas funções estejam separadas, principalmente se pensarmos nos detalhes de cada uma, afinal, o profissional de RH é responsável pela admissão de forma humanizada, realizando a integração do colaborador no ambiente profissional.
Pagamento de salários e benefícios
O Departamento Pessoal também fica responsável por todo cálculo relacionado a folha de pagamento do colaborador, descontos e benefícios. É uma função de extrema importância, atenção e cuidado (e, por isso, todos os colaboradores agradecem). Portanto, é aconselhável separar os responsáveis por cada função.
Controle de férias, licenças e afastamentos
Apesar de ser um trabalho manual, também exige estratégia! Mais do que realizar esse controle, é necessário entender como isso pode impactar na rotina dos departamentos, evitando sobrecarga de funções, por exemplo. É um processo que deve estar alinhado entre colaborador, gestor e Departamento Pessoal.
Controle de ponto
Após a admissão de um novo colaborador, o profissional de Departamento Pessoal realiza o registro de ponto para controle de entrada, saída, horário de almoço e ausências, que indica o acúmulo ou débito de horas. Além de ser um cálculo que impacta no pagamento salarial, serve como precaução para os gestores entenderem como está a produtividade do time.
Desligamento
É um assunto delicado, mas também é o DP que lida com a operação do fim do contrato de um funcionário. Aqui, o profissional garante que todos os direitos do ex-colaborador sejam respeitados para evitar problemas futuros.
Obrigações trabalhistas e previdenciárias
Pagamento de taxas, impostos, contribuições, organização de documentos e outros processos que fazem parte das obrigações legais também ficam sob responsabilidade do Departamento Pessoal.
Além disso, esse profissional também lida com as dúvidas dos colaboradores relacionadas a esses temas.
E qual a diferença entre o DP e o RH?
Precisamos ter em mente que o RH é um departamento dentro das organizações e que tem como objetivo fazer a gestão de pessoas de forma humanizada. Esta área atua com uma visão mais estratégica e pode ter as seguintes atribuições:
- Recrutamento e seleção;
- Atração de talentos;
- Integração dos colaboradores;
- Treinamento, desenvolvimento e desempenho de colaboradores;
- Feedback;
- Cultura organizacional;
- Mediação de possíveis conflitos;
- Diversidade e inclusão;
- Comunicação interna.
Apesar de distintas, ambas funções possuem papel fundamental na organização e devem trabalhar em conjunto para construir uma gestão ainda melhor na empresa. De forma prática, o RH fica responsável pela experiência do colaborador, desde o momento da entrevista, contratação, acompanhamento da jornada e desligamento. No meio desse processo está o Departamento Pessoal, responsável pela parte administrativa e operacional.
Quer saber como o iFood facilita a gestão das áreas de Recursos Humanos (RH)? Confira nosso conteúdo O jeito iFood de usar as ferramentas de RH sobre o assunto.