O jeito iFood de usar as ferramentas de RH

criado em 2 de Janeiro de 2024

última atualização 2 de Janeiro de 2024

No cenário dinâmico da tecnologia e inovação, as empresas líderes se destacam não apenas por suas contribuições ao mercado, mas também pela forma como facilitam os processos e desenvolvem seus talentos internos. O iFood, além de ser um pioneiro na revolução gastronômica, também é exemplo inspirador da excelência no uso da tecnologia na administração dos recursos humanos.

E por trás do extraordinário sucesso dessa área, há uma engrenagem essencial: as ferramentas utilizadas pelo time de People. Neste texto, vamos explorar as inovações que impulsionam o iFood na gestão dos processos, evidenciando como suas práticas de RH não apenas acompanham, mas também moldam todo o mercado.

E quais são essas ferramentas?

Chatbot: é um software alimentado por inteligência artificial (IA) que opera para manter uma conversa natural através de chat.  Seu uso permite escalar o esclarecimento de dúvidas e dar apoio aos colaboradores de maneira rápida e facilitada. 

Como funciona no iFood:

  • É possível tirar dúvidas sobre diversos assuntos: férias, benefícios, serviços, acessos, e muito mais.
  • Dá pra abrir tickets para problemas mais complexos e acompanhar o andamento dessas solicitações
  • Quer abrir uma vaga? Todo esse processo é super simples através do chatbot.

O uso dessa tecnologia promove maior autonomia para a equipe, permitindo uma gestão mais eficiente de suas responsabilidades. 

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Clique aqui

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People analytics: é uma estratégia fundamentada em dados para assegurar os elementos de engajamento, produtividade e  bem-estar dos colaboradores contribuindo na evolução na gestão de pessoas.

Como funciona no iFood:

  • Possibilidade de monitorar a percepção dos colaboradores em relação à cultura, planejamento, desenvolvimento e liderança.
  • Ações e resultados mensuráveis, é possível ter insights poderosos e tomadas de decisões mais assertivas com a análise de dados, existe a chance de saber qual o efeito de uma ação antes mesmo de executá-la.
  • Construção das avaliações de desempenho e de feedbacks personalizados.

Fique por dentro do uso de People Analytics: Acesse aqui

Eleição de benefícios: ao permitir que os colaboradores escolham e adaptem os benefícios oferecidos de acordo com a distribuição de pontos e baseado nas preferências, é possível notar maior engajamento e retenção de talentos.

Com a autonomia dos times, é possível a customização de benefícios de maneira escalável.

Como é no iFood:

  • Personalização periódica dos benefícios 
  • Engajamento dos colaboradores ao proporcionar flexibilidade na escolha de benefícios.
  • Realização das revisões na eleição de benefícios, tudo sem complicações e de forma ágil.

O jeito iFood de usar as ferramentas aliadas

Na era da inovação, introduzir as ferramentas certas na área de Recursos Humanos é dar um superpoder ao time. E é importante refletir como o modelo híbrido requer ainda mais o uso dessas ferramentas.

Aí vem a parte boa: isso não é só para impressionar. No iFood, o uso de todas elas criou uma linha direta do time de people com os colaboradores. E assim, as pessoas conseguem se soltar para propor sugestões e feedbacks.

Afinal, como adotar essas ferramentas?

O caminho começa pelo reconhecimento das necessidades chave. Fixe objetivos claros, como por exemplo, melhorar as decisões, garantir que as aplicações sejam mais diretas e otimizem a rotina dos colaboradores.

Vale considerar treinamentos e consultorias pra ninguém ficar de fora e todo mundo conseguir acompanhar. Desenhe um plano de ação com gente especialista no assunto para deixar a comunicação interna afiada. E não se esqueça de fomentar uma cultura de dados por toda parte, assim aumentam as chances de sucesso dessa estratégia.

Tem interesse em alguma dessas ferramentas?

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