sab | Human Resources 2025: culturas organizacionais, lições aprendidas e foco em bem-estar

Descubra como medir, impulsionar e manter o engajamento da sua equipe com dicas práticas que motivam e fortalecem a cultura organizacional
21 de Abril de 2025
Leitura de 6 min
O que significa, de fato, ter uma equipe engajada? Não se trata apenas de entregar tarefas e comparecer ao escritório. Um colaborador engajado sente conexão com o propósito da empresa, buscando sempre inovar e contribuir para o crescimento do time e da empresa.
Colaboradores podem estar presentes fisicamente (ou virtualmente), mas mentalmente distantes. Pessoas desengajadas realizam o básico, não demonstram entusiasmo pelo que estão fazendo e a longo prazo isso pode refletir até em sua saúde mental.
Por outro lado, colaboradores engajados entregam muito além do que é esperado. Eles vêem sentido no que estão fazendo, se sentem motivados a entregar resultados, participam ativamente das discussões e propõem soluções e possuem senso de pertencimento à empresa.
Mas como garantir que os colaboradores estão engajados? Como acompanhar e medir o engajamento? Neste artigo, o Acrescenta vai apresentar metodologias para avaliar o nível de engajamento da equipe, sinais de desmotivação e estratégias práticas para revitalizar o entusiasmo e a paixão pelo trabalho dentro da organização.
Índice:
O nível de engajamento de uma equipe impacta diretamente na performance organizacional. Empresas com colaboradores motivados tendem a ter:
A grande questão é: sua empresa realmente promove o engajamento ou apenas espera que ele aconteça naturalmente?
Medir o engajamento dos colaboradores vai muito além de percepções; é um processo que exige métodos estruturados e dados concretos. Ferramentas como pesquisas de clima organizacional, eNPS (Employee Net Promoter Score), análise de indicadores como absenteísmo e turnover, além do uso de People Analytics, ajudam a identificar padrões e avaliar a conexão dos colaboradores com a empresa.
Além disso, check-ins frequentes e uma cultura de feedback contínuo são essenciais para entender as reais motivações da equipe e agir proativamente na construção de um ambiente mais engajador.
Pesquisas de clima são ferramentas eficazes para compreender a percepção dos colaboradores. Além de dados quantitativos, é possível colher dados qualitativos, para isso:
Ter pesquisas periódicas para utilizar como termômetro também é importante, pois permite ajustes de rota e planejamento.
Inspirado no NPS do mundo do marketing, o eNPS mede o nível de satisfação e lealdade dos colaboradores à empresa. A lógica é simples:
Pergunta-chave: "Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria esta empresa como um bom lugar para trabalhar?"
Classificação:
- 9 a 10 → Promotores (altamente engajados)
- 7 a 8 → Neutros (indiferentes)
- 0 a 6 → Detratores (desmotivados e propensos a sair)
O cálculo do eNPS é feito subtraindo a % de detratores da % de promotores. Quanto maior o índice, mais forte é a marca empregadora e o engajamento interno.
Monitorar métricas específicas podem revelar muito sobre o nível de engajamento da equipe. Algumas métricas-chave incluem:
Cruzando esses dados, é possível identificar tendências e prever possíveis problemas antes que eles se tornem críticos.
Ter dados é importante, mas ouvir e estar próximo também é fundamental. A comunicação entre lideranças e suas equipes precisa ser constante. Ambientes seguros para os colaboradores poderem expressar suas opiniões, darem ideias e serem participativos na tomada de decisões, são essenciais para manter a todos engajados.
Benefícios dos check-ins frequentes:
Nem sempre colaboradores desmotivados expressam abertamente. São pequenos sinais, ações algumas vezes sutis, que vão se acumulando ao longo do tempo, impactando a produtividade, o clima organizacional e a saúde mental do colaborador. Alguns dos indícios mais comuns de que um colaborador pode estar desengajado são:
Líderes atentos conseguem perceber esses sinais e agir proativamente para evitar que talentos valiosos se percam pelo caminho.
É importante tomar ações prévias, para manter o engajamento e produtividade da equipe, mas nenhuma empresa está imune ao desengajamento. Portanto, é importante investir e adotar estratégias para transformar o ambiente e reacender o entusiasmo dos colaboradores.
Manter a equipe engajada exige ação contínua. Reconhecimento, benefícios flexíveis, feedback aberto e oportunidades de crescimento são fundamentais para fortalecer essa conexão.
Seus colaboradores estão apenas cumprindo tarefas ou realmente conectados ao propósito da empresa?
Avalie o engajamento da sua equipe e implemente mudanças que façam a diferença.
Engajamento é um ciclo contínuo. Sua empresa está investindo nisso?