Cogna transforma atendimento a funcionários com IA

Chatbot Rafa responde dúvidas sobre diversos temas, como benefícios e atestado médico, e resolve 78% das 4,2 mil demandas mensais

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

29 de Outubro de 2025

Leitura de 2 min

Para liberar os times de RH para atividades mais estratégicas e ampliar a eficiência no atendimento interno, a Cogna — o maior grupo educacional do Brasil — adotou o chatbot Rafa. Com inteligência artificial (IA), a ferramenta responde dúvidas recorrentes e torna o dia a dia mais ágil e descomplicado para os cerca de 24 mil funcionários da empresa.

Antes da chegada de Rafa, os profissionais tinham acesso apenas a atendimento telefônico ou a um chatbot tradicional, sem IA, baseado em perguntas e respostas automatizadas, mas sem capacidade de resolver a maioria das questões na hora. 

Com a implementação da IA, a experiência se tornou fluida, personalizada e acessível 24 horas por dia, sete dias por semana.

“O time de Gente e Cultura avançou muito em eficiência e produtividade. O tempo ganho passou a ser usado para demandas mais estratégicas e novos projetos”, afirma Eloisa Ribeiro Domiciano Moro, gerente de Talento da Cogna.

Índice:

O caminho

A ideia de transformar o chatbot em uma solução com IA surgiu no fim de 2022. Já no início do ano seguinte, o novo assistente virtual entrou em operação. O projeto foi liderado pela área de Gente e Cultura, com o apoio de desenvolvedores dos times de Produto e de Negócios.

O incentivo também veio da liderança da empresa. O CEO, Roberto Valério, conheceu projetos inovadores durante o festival SXSW, nos Estados Unidos, além de cases de empresas como Adobe, Amazon e Microsoft. Desde então, a Cogna intensificou sua agenda de inovação e já acumula cerca de 120 projetos de IA em andamento.

Rafa, nome escolhido por ser neutro e refletir o compromisso com a diversidade, está disponível no Microsoft Teams e no portal interno da empresa. Ele responde perguntas sobre pagamento, vale-transporte, atestado médico, reembolso, recibos e ainda tira dúvidas sobre a universidade corporativa, tecnologia, cultura, ESG, compliance, entre outros temas.

A conversa com IA é mais natural e eficiente, solucionando a maioria das solicitações sem necessidade de intervenção humana. “Queremos que ele possa resolver questões básicas do dia a dia com rapidez”, detalha Eloisa.

Resultados

Desde que foi implementado, Rafa registra cerca de 4,2 mil acessos mensais. Destes, 78% são solucionados integralmente pela ferramenta. Os 22% restantes são questões mais específicas, que exigem suporte direto do time de RH

O chatbot também trouxe mais autonomia aos funcionários, que o consideram prático, didático e funcional. Outro avanço foi a consolidação de uma base única de conhecimento, acessível a toda a empresa. Desde o onboarding, novos funcionários já conhecem a ferramenta, o que fortalece sua presença no cotidiano.

 

Conteúdo inédito da Think Work Lab para o Acrescenta, do iFood Benefícios. Em breve, também disponível no Think Work Lab, na área exclusiva para assinantes.

 

Cultura Organizacional

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Think Work

Últimas publicações

Mais sobre: Cultura Organizacional