Programa da Braskem oferece apoio 360° aos funcionários

Ação conta com quatro dimensões de atendimento: orientação psicológica, assistência social, orientação jurídica e consultoria financeira

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

1 de Outubro de 2025

Leitura de 4 min

No começo de 2020, a Braskem, empresa do setor petroquímico, decidiu ampliar sua estratégia focada no bem-estar dos trabalhadores, pensando em novas práticas para tratar de saúde e qualidade de vida. 

Diante dos novos desafios criados pela pandemia, a companhia percebeu que era preciso estruturar um novo projeto, levando em conta fatores como escuta, acolhimento, cultura e conscientização. 

“Trabalhamos de forma a antecipar cenários para agir com antecedência e evitar ou mitigar eventuais vulnerabilidades”, explica Camila Fossati, Head de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional da Braskem.

Segundo ela, a preocupação era ter subsídios verdadeiros sobre a saúde mental e física dos funcionários, entendendo como as áreas e as pessoas estavam lidando com o estresse decorrente do surgimento da covid-19, seja nas relações de trabalho, sociais ou familiares. “Também nos baseamos no conceito de saúde da OMS, que a entende como um estado de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”, conta Camila. 

Índice:

Caminho

Logo no começo da crise sanitária, o time de pessoas e organização iniciou um processo de escuta de todos os colaboradores por meio de pesquisas confidenciais. A ideia era entender o cenário e as “dores” a serem tratadas pelo programa. A empresa também contratou uma consultoria especializada para desenhar a estrutura e executar os atendimentos especializados. 

Um dos desafios foi a dimensão global e a complexidade de locais da organização, pois era necessário unir e processar um grande e diversificado volume de informações, vindo de mais de quarenta unidades industriais, 14 escritórios e seis centros de inovação em todo o mundo. “Era preciso pensar nas especificidades de cada local para atingirmos o objetivo de melhorar a vida das pessoas”, explica Camila.

Em 2020, o Programa de Bem-Estar da Braskem começou com a iniciativa de apoio emocional. Em 2021, estreou com as quatro dimensões de atendimento: orientação psicológica, assistência social, orientação jurídica e consultoria financeira.

No pilar de orientação psicológica, as iniciativas visam tratar sobre mudanças no estado de ânimo (tristezas, angústia, desânimo); situações de mudanças de vida e crises (como luto e perdas); conflitos pessoais dentro e fora do trabalho, estresse, traumas, entre outros. 

Na parte de assistência social, as ações focam em orientações sobre adoção, sobre acesso a medicamentos especiais, cuidados com idosos, entre outros.

Em orientação jurídica, o projeto traz práticas para tratar de questões como direitos do consumidor, de família (orientação sobre divórcio e separação, etc.), cível (dúvidas em contratos de aluguéis, etc.) e penal. 

Por fim, no pilar de consultoria financeira, há auxílio em casos de endividamento e ajuda para planejamento financeiro, aquisição de bens, entre outros.

Já na vertical de bem-estar, estão iniciativas como o programa de capacitação em saúde mental para lideranças, para as áreas de RH e saúde, criado em parceria com o Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Outras ações incluem a assistência psicológica breve, um serviço confidencial e gratuito disponível a 100% dos funcionários e seus dependentes; o check-in de emoções, com capacitação das lideranças e guias que ajudam a compreender as emoções das equipes; e o termômetro do bem-estar, uma ferramenta de escuta que colhe informações sobre como os colaboradores estão se sentindo em relação ao trabalho, em casa ou presencialmente, e, depois, orienta novas tomadas de decisões e nos programas de saúde e bem-estar.

A adesão é voluntária, e os serviços podem ser agendados pelo telefone, em um portal na internet, ou ainda por aplicativo próprio. Os canais foram largamente divulgados para todos os integrantes em uma campanha de endomarketing, explicando como funciona a ação. 

“A pessoa entra em contato por algum dos canais divulgados, um especialista avalia a demanda e orienta a pessoa para o serviço necessário. Ao final do atendimento, fazemos uma pesquisa de satisfação. Também fizemos uma sensibilização especial para os líderes ajudarem suas equipes nesse processo”, explica Camila. 

Resultados

O projeto foi considerado um sucesso, com 53% da liderança da Braskem participando de treinamentos para aumentar repertório, letramento e autoconhecimento em saúde mental, auxiliando os demais colegas. O termômetro já teve 70% de adesão voluntária global, com mais de 6.600 respostas. 

“Como resultado de um processo de escuta com a alta liderança, do mapeamento das ações já existentes em todas as regiões e de uma avaliação dos riscos à saúde para os integrantes, vamos construir o planejamento estratégico global para os próximos anos com olhar integrado”, completa Camila. 

 

 

Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 9 de março de 2023 com o título “Programa da Braskem oferece apoio 360° aos funcionários”. Atualizado em 24 de julho de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.
 

Cultura Organizacional

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Think Work

Últimas publicações

Mais sobre: Cultura Organizacional