sab | Human Resources 2025: A Jornada do RH: da reação à proação

Saiba mais sobre o mural de avisos e como essa ferramenta pode mudar a comunicação interna da sua organização.
3 de Maio de 2024
Leitura de 6 min
Um queridinho da comunicação interna, o mural de avisos é uma ferramenta que facilita a entrega de informações e novidades para os colaboradores de uma empresa. Sendo uma das maneiras mais tradicionais de se comunicar com os funcionários, ainda vemos ótima aceitação por parte das organizações.
Suas funcionalidades são inúmeras, além das vantagens à perder de vista. Neste artigo vamos contar mais sobre como usar o mural de avisos e quais os benefícios que este método traz para a sua empresa. Continue a leitura e confira!
Índice:
O mural de avisos nada mais é do que um quadro onde coloca-se avisos em formatos de cartaz, impressão ou por escrito em caneta. Assim, funciona como um repositório de informações, anúncios, notícias, infográficos, eventos e qualquer outro assunto que a empresa julgue interessante divulgar para seus colaboradores.
Geralmente fica localizado em um lugar com bastante acesso no escritório, como corredores principais, cozinha ou salas de descanso, para que o maior número de pessoas por dia passem pelo mural.
Os comunicados podem ser produzidos internamente e atualizados pela área responsável, como o RH ou a Comunicação Interna. Vale destacar que o mural não deve ser a única fonte de informação do que acontece na organização. Então, ela funciona como um complemento de outras estratégias comunicacionais.
Existem alguns pontos para ter atenção na hora de montar o mural de avisos e a primeira delas é a sua localização. O mural precisa estar em um local estratégico da organização, onde há o trânsito de muitas pessoas. Assim, a maioria dos colaboradores poderá parar para ler as novidades.
Outro ponto importante é definir seus objetivos e seu propósito. Afinal, quais informações devem constar no mural? Qual tipo de aviso será veiculado? São conteúdos relevantes para os funcionários? Essas e outras perguntas são importantes antes de montar o mural.
Por fim, é importante pensar no visual do mural. Ele precisa ser atraente, de uma forma que chame a atenção e torne a comunicação clara e eficiente. Além disso, precisa ser atualizado constantemente para que faça sentido. Caso contrário, servirá apenas como enfeite.
O mural de avisos é uma das ferramentas mais tradicionais de comunicação organizacional e isso não é à toa! Suas características trazem impacto positivo para a empresa, como você verá a seguir.
A primeira delas, certamente, é tornar a comunicação eficiente para todos os funcionários. Isso porque o mural permite uma comunicação mais objetiva, capaz de informar sem tantos rodeios.
A acessibilidade do mural é alta, principalmente por se tratar de um artigo não tecnológico.
Assim, pessoas com pouca experiência com tecnologia conseguem acessar as informações com facilidade. Além disso, os murais, geralmente, estão localizados em áreas de circulação, chamando a atenção das pessoas que passam por ali e param para ler as comunicações.
Como falamos, pela necessidade de ser uma comunicação rápida e objetiva, a tendência é que aconteçam menos erros de interpretação das informações. Assim, com as mensagens passadas de forma clara e visível, há menos ruídos na comunicação.
Com o mural de avisos, não há necessidade de enviar tantos e-mails e mensagens, que demandam tempo de produção e disparo. Além disso, diminui as reuniões de repasse de informações, economizando tempo de todos.
O mural pode ser um ponto de encontro para interações informais entre os colaboradores, o que contribui para uma maior interação social.
Ao exibir os anúncios e novidades da organização, e até mesmo reconhecer os funcionários pelo bom desempenho, todos podem conversar sobre o assunto e parabenizar seu colega de trabalho pelo reconhecimento merecido.
É uma maneira sustentável de transmitir informações, já que não há a necessidade de imprimir diversos folhetos, como para uma distribuição individual. Poucas unidades de papel são suficientes para preencher o mural de avisos com o que for importante.
O mural de avisos é uma ferramenta viva, que pode ser atualizada constantemente. Por ser de fácil manejo, torna-se uma opção bastante flexível para atender a qualquer necessidade da empresa, adicionando ou removendo informações quando necessário.
As possibilidades são inúmeras! Mas separamos algumas opções que a maioria das empresas adotam no seu dia a dia.
Como em qualquer outro meio de comunicação, é preciso ter atenção no que será comunicado. Existem tópicos sensíveis ou, até mesmo, antiéticos, que podem atrapalhar o bom funcionamento do mural de aviso. Alguns exemplos são:
Quando falamos em mural de avisos, é comum pensar na viabilização dentro do escritório da organização, em um contexto de trabalho presencial, não é mesmo? Mas resta uma pergunta: quando a empresa trabalha em modelo remoto, é possível fazer um mural de avisos?
A resposta é: sim! Atualmente existem diversos softwares que simulam um mural de avisos como qualquer outro. Assim, os responsáveis pelo mural, como as áreas de RH e Comunicação Interna, podem fazer toda a sua gestão de forma remota.
Com isso, basta que os colaboradores acessem a plataforma escolhida e fiquem por dentro das principais informações divulgadas por sua organização.
O mural de avisos pode parecer uma ferramenta arcaica quando comparada às diversas tecnologias que temos atualmente. Entretanto, essa ferramenta ainda desempenha um ótimo papel e pode ser aproveitada de diferentes formas dentro de uma organização.
Ao longo do texto mostramos as vantagens do mural de avisos e os tipos de informações que podem ser veiculadas por lá. As possibilidades são diversas e os benefícios, também.
Manter os colaboradores engajados e por dentro do que acontece na empresa ajuda na melhora da satisfação interna. Os funcionários passam a se sentir realmente valorizados, se dedicando ainda mais às suas atividades.
Outra forma de aumentar o engajamento é através de um bom pacote de benefícios corporativos. A remuneração é um dos principais fatores que fazem as pessoas permanecerem por mais tempo em seus empregos. Se você deseja reter talentos, conheça o iFood Benefícios, o cartão que reúne diversos benefícios em um só lugar.