Governança Corporativa: o guia completo!
Saiba como a governança corporativa pode ser a chave para abrir novas portas no mundo dos negócios.
3 de Maio de 2024
Leitura de 6 min
A governança corporativa é um assunto que nunca sai de alta no mundo corporativo. Ela pode ser a porta de entrada para novos negócios e investimentos, novos talentos e novos clientes.
Confira tudo o que você precisa saber sobre esse conceito e sua importância nas empresas. Continue a leitura!
Índice:
- O que é Governança Corporativa?
- Como a Governança Corporativa afeta os funcionários e o RH?
- Os 4 princípios da Governança Corporativa
- Conheça a estrutura de uma Governança Corporativa
- Os benefícios da Governança Corporativa para empresas e colaboradores
- Saiba como implementar a Governança Corporativa na empresa
- Desafios da Governança Corporativa e como superá-los
O que é Governança Corporativa?
O conceito começou a se tornar forte no Brasil por volta de 1990. Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) esse termo significa: “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.
Dessa forma, podemos dizer que ela visa criar boas práticas para melhorar o relacionamento e aumentar a confiança dos stakeholders, como investidores, acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes e mais.
A sua importância está justamente em tornar os processos mais claros e transparentes, evitando crises e escândalos, e atraindo mais pessoas investidoras.
Como a Governança Corporativa afeta os funcionários e o RH?
Como falamos anteriormente, os colaboradores também são considerados stakeholders, ou seja, pessoas interessadas no negócio. Por isso, a gestão de RH precisa participar ativamente desse processo, uma vez que a governança corporativa ajuda a conduzir as relações entre os colaboradores de uma empresa.
Os 4 princípios da Governança Corporativa
O IBGC definiu quatro princípios que a governança corporativa deve se apoiar. Confira quais são!
Transparência
É apostar em relacionamentos transparentes, ou seja, bem claros e objetivos, entre todas as partes interessadas e envolvidas. Assim a empresa se torna mais sólida e segura para qualquer tipo de trativa.
Prestação de contas
Prestar contas é se responsabilizar por suas decisões tomadas e atos praticados, sendo este um dever da empresa.
Equidade
A equidade parte do princípio de que todos os envolvidos merecem o mesmo tratamento, mediante suas particularidades e necessidades. Portanto, todos devem ser tratados de maneira justa e igualitária.
Responsabilidade corporativa
É a parte que se preocupa com ações sustentáveis e pensadas a longo prazo, levando em conta os objetivos de negócio e o propósito internalizado na cultura organizacional.
Conheça a estrutura de uma Governança Corporativa
Toda governança corporativa segue uma estrutura, nem sempre a mesma para todas, mas é necessário que exista algum nível de organização. Dessa forma, podemos destacar a seguinte estrutura, bastante comum no Brasil:
- Sócios, formando uma Assembleia Geral;
- Conselho Administrativo, para conduzir a visão estratégica da empresa;
- Conselho Consultivo, para ajudar nas tomadas de decisão;
- Conselho Fiscal, para fiscalizar os processos da empresa;
- Comitês, para gerar relatórios que ajudam no processo decisório;
- CEO ou Presidente, para executar e seguir o planejamento estratégico definido.
Os benefícios da Governança Corporativa para empresas e colaboradores
Afinal, quais são os benefícios de se ter uma governança corporativa? Confira a seguir as principais vantagens.
Melhora a tomada de decisão
Como falamos no tópico sobre a estrutura, nela temos pessoas dedicadas a pensar as melhores estratégias, além de poder ter um apoio direto de conselhos para entender qual é a melhor decisão a ser tomada.
Aumenta a eficiência e produtividade
A governança corporativa ajuda na organização de processos, o que, naturalmente, gera um aumento na produtividade e na eficiência dos profissionais.
Melhora o clima organizacional
Um ambiente corporativo bem organizado e estruturado gera uma maior satisfação dos stakeholders, principalmente dos colaboradores. Isso porque eles passam a trabalhar com mais confiança de que a empresa está sendo transparente a todo momento.
Saiba como implementar a Governança Corporativa na empresa
Se você achou interessante ter uma governança corporativa na sua empresa, veja como implementá-la agora mesmo!
Identifique as metas da empresa
O primeiro passo é saber quais são os objetivos da empresa, principalmente aqueles a longo prazo. A governança corporativa precisa se pautar nesses interesses, portanto, considerar isso no momento de elaborar a sua estrutura é importante.
Desenvolva um plano de ação
Para que a governança corporativa faça parte do dia a dia da empresa, é preciso organizar um plano de ação para adaptar os processos a essa nova realidade. Portanto, busque as melhores pessoas para ajudar nessa fase.
Implemente as políticas e práticas da Governança Corporativa
Lembra dos pilares que falamos que sustentam a governança corporativa? Chegou a hora de colocá-los em prática! Veja dentre as políticas quais ainda precisam ser implementadas e quais precisam ser aprimoradas.
Monitore e avalie os resultados
A partir dessas mudanças, faça o acompanhamento e confira se houve resultados positivos. Colha feedbacks e pense em um plano de ação para aplicar melhorias nesse processo.
Desafios da Governança Corporativa e como superá-los
Além dos benefícios, é preciso pensar também nos desafios da implementação da governança corporativa. Confira os principais.
Resistência à mudança
Toda mudança gera um desconforto e necessita de um período de adaptação. Porém, é normal encontrarmos certa resistência a um novo modelo de trabalho.
Para driblar essa situação, é importante reforçar os benefícios e vantagens que essa nova governança trará para a organização. Assim, com argumentos, é mais fácil que todos os envolvidos acreditem na ideia e colaborem no dia a dia.
Falta de comprometimento dos funcionários
A resistência à mudança pode gerar uma falta de comprometimento dos colaboradores, principalmente quando não estão claras as vantagens dessa nova conduta.
Portanto, busque mostrar os benefícios desse tipo de governança e como os funcionários podem contribuir ativamente para tornar esse cenário ainda mais positivo.
Falta de recursos financeiros
Estruturar uma governança corporativa pode exigir um gasto inicial, seja para a contratação de novos colaboradores ou de empresas parceiras. Por isso é importante prever os gastos e entender se está dentro da realidade.
Caso não esteja, um caminho é contar com o apoio de investidores para conseguir a verba necessária.
Falta de compreensão dos benefícios
É importante que a governança corporativa seja compreendida como uma mudança positiva e não como um aumento da burocracia nos processos.
À primeira vista pode parecer que haverá mais dificuldade para a aprovação de projetos e tomadas de decisões. Entretanto, o objetivo da GC é fazer justamente o contrário, otimizando a rotina e aumentando a produtividade.
Por fim, elabore uma campanha com uma boa estratégia de comunicação para que esse ponto não seja um entrave.
Ficou mais claro agora o conceito de governança corporativa e como ela pode mudar o futuro da sua empresa?
Aproveite e conheça também o iFood Benefícios, o cartão de benefícios corporativos completo para os seus colaboradores. Clique aqui e confira mais informações.