Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Como o setor de Facilities promove uma cultura mais sólida no iFood

Marcos Morgado é Head de Facilities & iTech e fala sobre as iniciativas que contribuem para uma cultura cada vez mais forte na empresa

Por Equipe iFood Benefícios

A fachada do prédio, que foi pensada nos mínimos detalhes, a recepção repleta de elementos visuais que remetem à marca, a horta urbana que fica na cobertura e até os nomes das salas de reuniões. No iFood, tudo isso é responsabilidade da área de Facilities, que está estritamente conectada à cultura da companhia.

área de convivência do iFood, com mesas e cadeiras
A área de convivência ajuda a promover a integração dos colaboradores dentro do iFood

Uma rotina mais fácil

O nome do setor já entrega: facilidades, ou seja, facilitar o dia a dia dos colaboradores, para que consigam focar na estratégia do negócio. Limpeza e manutenção do ambiente de trabalho, por exemplo, são atividades que mantêm a operação e a estrutura da empresa, garantindo o bem-estar dos colaboradores, estimulando a produtividade e promovendo um lugar organizado, limpo e seguro.

Por dentro de People Ops

Toda essa parte operacional passa pela estrutura de People Ops, área que participa ativamente da vida do foodlover (como chamamos nossos colaboradores) desde sua entrada na empresa, com o processo de documentação, cadastro e onboarding, o acompanhamento desse colaborador dentro de sua rotina de trabalho, até o encerramento da relação de trabalho. A área de People Ops é dividida em diversas subáreas, como Centro de Excelência, iTech, Saúde e, por fim, Facilities.

Costumo dizer que Facilities é a materialização da cultura, cerne que ajuda a direcionar melhor o negócio e é fundamental para a operação da empresa. Cultura no iFood é o nosso jeito de trabalhar e, ao entrar nos nossos escritórios, é possível tateá-la e entender o que é a cultura, principalmente pelos nossos elementos.

Materialização da cultura no ambiente

fachada do prédio do iFood em Osasco (SP)
Fachada do prédio do iFood em Osasco

Um bom exemplo é a recém-inaugurada portaria da sede de Osasco, que antes não conversava mais com a nossa cultura. Ao caminhar pelo escritório, é possível ver, a todo momento, elementos da cultura em diversos ambientes, desde como disponibilizamos o café da manhã, passando pela arquitetura do escritório até a área de convivência. Temos uma grande preocupação em oferecer espaços que ajudem a integrar os colaboradores - o que imprime um dos conceitos muito trabalhado na cultura do iFood, o all together (que, em inglês, significa todos juntos).

Esse tipo de integração favorece o surgimento de dinâmicas importantes, que reúnem os colaboradores durante o horário do café ou em encontros no final do dia para ouvir música e aproveitar as mesas de jogos desses espaços. Isso revela outro aspecto importante da cultura do iFood: a confiança e responsabilidade depositada nas ações dos foodlovers.

E nem só de estímulos lúdicos vive o escritório do iFood. O prédio é bastante funcional e valoriza a mobilidade, com estações de trabalho espalhadas por todo o espaço, permitindo que colaboradores e visitantes trabalhem em qualquer ambiente enquanto aguardam uma reunião, por exemplo.

A melhor forma de contar um pouco da nossa história a algum candidato ou visitante é levando essa pessoa para conhecer nosso escritório. Lá, é possível viver a cultura por meio de todos os elementos materializados neste espaço.

Tecnologia na palma da mão e o desafio da jornada híbrida

Como uma boa empresa de tecnologia, esse aspecto não poderia ficar de fora da lista de elementos que ajudam a imprimir a cultura do iFood. A fluidez nos acessos ao escritório, apoiada por dispositivos digitais modernos, também conversa bastante com a figura tecnológica que o iFood representa.

espaço aberto com mesas e cadeiras para interação dos colaboradores, dentro do prédio do iFood
Espaços foram pensados para que os colaboradores escolham trabalhar de onde quiserem

Além disso, existe uma grande preocupação com a conexão e as ferramentas tecnológicas que permitem o modelo híbrido de trabalho, possibilitando ambientes produtivos que garantam a atuação de pessoas de forma presencial e remota - o que é um enorme desafio.

No escritório, temos espaços para criaçãocriatividade, salas de reuniões com lousa interativa, quadros, arquibancadas, puffes, pequenos auditórios e toda uma dinâmica para que os colaboradores, de fato, sintam-se confortáveis para criar, trocar e se desenvolver

O estúdio foi um espaço criado para grandes mensagens institucionais e realização de eventos, que conta com equipamentos, estrutura e pessoal para garantir essa comunicação e transmissão da cultura. É um ambiente onde vemos muito da nossa cultura de mensagem e de conexão com as pessoas.

E para materializar a cultura para os colaboradores que estão trabalhando à distância, existem algumas ferramentas essenciais desenvolvidas pelo time de Facilities, com base em estudos do mercado e iniciativas próprias, que ajudam nessa tarefa:

  • Kit onboarding: composto por diversos itens que estampam a cultura do iFood, é disponibilizado antes do início da jornada de trabalho do colaborador e é capaz de levar a cultura para dentro da casa do foodlover.
  • Meu Cantinho iFood: conectado ao iFood Benefícios, este é um valor disponibilizado que auxilia o colaborador a comprar itens para adequar sua estrutura de trabalho em casa, sejam cadeiras ou escrivaninhas, por exemplo. O dinheiro entra no saldo Home Office do app e está disponível para compras em lojas do setor.
  • iFood Anywhere: parceria com a Woba para oferecer espaços de coworking em todo o Brasil.

Um cardápio de opções

placa com nomes das salas de reunião do prédio do iFood
Nomes das salas de reunião no iFood brincam com pratos vendidos no app

Pão na Chapa, Feijoada, Temaki, Acarajé, Tapioca, Brigadeiro. Podiam ser pratos oferecidos pelo app de delivery de comida, mas são os nomes criativos que estampam as diversas salas de reunião no escritório do iFood - tanto na sede, em Osasco, quanto em suas filiais, localizadas em Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Campinas (SP) e São José do Rio Preto (SP).

A iniciativa, simples mas criativa, é um dos maiores exemplos de como a cultura do iFood está em detalhes que ajudam a traduzir os símbolos e ícones do negócio aos colaboradores e ao público em geral.

Pequenas iniciativas, grandes resultados

quadra de esportes dentro do prédio do iFood
Quadra de esportes e espaço de convivência fazem sucesso dentro do escritório do iFood

criatividade do time de Facilities passa por tecnologia inovação, mas também por iniciativas simples e que engajam as pessoas. Confira alguns exemplos de ações e ambientes que ajudam a materializar a cultura do iFood:

  • realização de eventos no escritório é uma importante ferramenta de conexão e de incentivo ao uso desses espaços da empresa. Os eventos no iFood são um ótimo exemplo de como nem sempre é preciso investir tantos recursos. O bingo fez o maior sucesso durante a Festa da Família, por exemplo, assim como o engajamento em utilizar a função de doação no app do iFood durante o Dia do Hambúrguer para receber um lanche gratuito no escritório.
  • Outra ferramenta que ajuda a imprimir a cultura no ambiente, incentiva o uso do escritório e melhora a experiência do colaborador são os chamados espaços instagramáveis. Ambientes interativos, com luz natural e áreas de convivência ajudam a deixar a jornada de trabalho mais agradável, criativa e produtiva. Além disso, aumentam o engajamento da marca nas redes sociais e constroem o chamado employer branding.
  • Um dos conceitos adotados pelo iFood é o work & play, ambientes de trabalho lúdicos e funcionais, aspecto popularizado por grandes empresas do Vale Silício. Ao disponibilizar jogos como videogames, sinuca, pebolim, quadras de vôlei e futsal, e tênis de mesa, a ideia é deixar o trabalho se fundir com a diversão.
  • Já o Espaço iFood Baby é dedicado aos filhos entre zero a três anos dos colaboradores, quando estes, eventualmente, precisam levar as crianças ao trabalho, e conta com brinquedos e toda estrutura para higiene e amamentação.

Unindo o útil ao sustentável

horta dentro do prédio do iFood
Iniciativa de aproveitar os espaços do prédio do iFood promoveu a criação de uma horta

Por iniciativa do time de Facilities e em parceria com a BeGreen, hoje existe uma grande horta ou fazenda urbana na cobertura da sede de Osasco: são 950m² reservados ao cultivo de cerca de 1,7 tonelada por mês de hortaliças, frutos e legumes livres de agrotóxicos.

Os alimentos, inicialmente destinados às 3 mil famílias cadastradas no Banco de Alimentos de Osasco, hoje também ajudam a compor o almoço dos próprios colaboradores no refeitório da empresa.

Facilities e objetivos do negócio

A área de Facilities também conta com iniciativas que ajudam a descobrir lacunas e compreender as demandas mais urgentes do negócio. Nos últimos tempos, como o time de iFood Benefícios começou a frequentar mais o escritório, houve uma aceleração na jornada de crescimento e resultados. Foi criado, então, um local direcionado para a criação de metas e o recebimento de prêmios, que conta com sirene e alarme, para que todos possam comemorar juntos as conquistas do time. Essa estrutura veio da iniciativa de Facilities, que buscou antecipar as necessidades do negócio para que os elementos de cultura e a estrutura ajudem as pessoas a olharem para o resultado e contribuam com o seu objetivo.

Nosso maior desejo é que o colaborador não se preocupe com o conforto de sua cadeira, com a conexão de internet ou com a iluminação adequada, mas que realize o melhor de seu trabalho, enquanto contribuímos com o propósito da área.

É enorme o impacto da área de Facilities no negócio. Se não houver um olhar estratégico de cultura e de conexão com suas necessidades, somos apenas uma área de manutenção e limpeza.

Quando as empresas entendem o poder e o potencial que Facilities tem para alavancar seus resultados, engajar as pessoas, atrair talentos, existe um mar de oportunidades.

Marcos Morgado é Head de Facilities & iTech e também de People Operations no iFood e já atua na empresa há mais de três anos. Antes, Marcos sempre atuou nas áreas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, procurando novas soluções para os problemas de diversas companhias, como Cargill e The Kraft Heinz Company.

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Cultura Organizacional

Equipe iFood Benefícios

16 de Julho de 2024

Leitura de 9 min