ESG efetivo e na prática: 6 ações para reforçar esta sigla na sua empresa
Entenda como a sua organização pode contribuir na construção de uma agenda que priorize os pilares ESG
Por Equipe iFood Benefícios
A tão falada sigla ESG (Environmental, Social and Governance), que no português se torna Governança ambiental, social e corporativa, é mais do que um termo “da moda”. A adoção de práticas voltadas ao ESG garante que a empresa se preocupe com o presente e futuro. Inserir essas ações na rotina não é um processo simples, mas apesar disso, é possível começar com pequenos passos que engajem as gestões. Confira 6 exemplos para implementar práticas ESG na sua organização, contribuindo com uma sociedade mais responsável e sustentável.
Índice:
- 1. Analise a organização e defina metas
- 2. Envolva líderes e diretores de outras áreas
- 3. Conscientize os colaboradores
- 4. Preocupe-se com o ecossistema que envolve a sua organização
- 5. Transparência é fundamental
- 6. Estimule a criação de uma área especializada em ESG
1. Analise a organização e defina metas
Todo projeto precisa de uma análise. Isso serve para entender em qual etapa a empresa está e quais os próximos passos. Mesmo que a organização já aplique algumas práticas de ESG, é necessário acompanhar e analisar o que dá certo, o que pode melhorar e o que precisa iniciar. Uma análise SWOT, por exemplo, vai te ajudar a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio e pode servir como base para um ótimo ponto de partida ou complemento das práticas de ESG.
2. Envolva líderes e diretores de outras áreas
Todos da organização, especialmente líderes e diretores, devem estar comprometidos com a responsabilidade social da empresa, bem como com as metas estabelecidas. Um time alinhado e ciente das metas tende a trazer resultados positivos de forma rápida. Você tem incluído os líderes e diretores da organização na pauta ESG da sua empresa?
3. Conscientize os colaboradores
Mostre a importância de implementar as práticas de ESG nas empresas, reforçando o quanto isso é um comprometimento com o futuro, e construa uma comunicação saudável e recorrente sobre o assunto.
Palestras, webinars e comunicados internos são bons exemplos para abordar esse assunto tão complexo. O importante é fazer com que a informação chegue a todos os colaboradores.
4. Preocupe-se com o ecossistema que envolve a sua organização
Estar em dia com as exigências e práticas de ESG é um ponto fundamental para o relacionamento com investidores. Engaje que os times contem com o apoio e opinião de clientes, fornecedores, investidores e comunidade em geral, pensando também nos impactos positivos que essas ações representam para a comunidade local.
5. Transparência é fundamental
Você sabia que a transparência já é uma boa prática de ESG? Pode parecer simples, mas muitas empresas ainda esquecem de aplicar essa ação na cultura organizacional. Prática tão importante do pilar de Governança, o item diz respeito à divulgação transparente de informações, sejam elas financeiras ou não. Desta forma, você evita cair no greenwashing, que é a divulgação de informações sobre um cuidado ambiental que, na prática, não existe. Melhor evitar!
6. Estimule a criação de uma área especializada em ESG
Quando adotamos novas práticas empresariais, precisamos adaptá-las de acordo com as legislações. Assim como a área de Compliance nas empresas, as práticas de ESG precisam de pessoas especializadas e que estejam focadas em fazer com que a organização cumpra com seu papel e com as metas que foram estabelecidas. É difícil estar a frente de tudo, portanto, ao implementar o processo na empresa, conte com pessoas que irão cuidar da área de ESG e garantir que as práticas estão sendo aplicadas, bem como investir em melhorias contínuas.
Compartilhe esse post
Equipe iFood Benefícios
3 de Julho de 2024
Leitura de 3 min