Chefe e Líder: conheça suas diferenças e saiba a melhor maneira de liderar seu time!

criado em 1 de Março de 2023

última atualização 16 de Outubro de 2023

Afinal, existe diferença entre chefe e líder? As discussões acerca desse tema têm ganhado cada vez mais força nos últimos tempos, principalmente nas redes sociais corporativas, como o LinkedIn.

Apesar de serem palavras com significados bastante parecidos, a construção da sociedade ao longo do tempo tornou-as bem distintas e uma referência, positiva e negativa, de como se portar enquanto mentor de uma equipe.

Por isso, confira a seguir como os conceitos de chefe e líder foram construídos socialmente ao longo do tempo e qual o papel de cada um no mercado de trabalho. 

Índice:

O papel do Chefe durante as Revoluções Industriais

O período histórico demarcado pelas Revoluções Industriais foram momentos de alta evolução tecnológica em todo o mundo, gerando as grandes potências mundiais que conhecemos hoje. 

Porém, para que todo esse progresso acontecesse, foi preciso que as pessoas trabalhassem exaustivamente para alcançar os resultados desejados. Nessa época, a classe trabalhadora, ou seja, os proletários, trabalhavam em jornadas extensas, em locais insalubres, com atividades braçais e motoras repetitivas e cadenciadas.

Para supervisionar todo esse trabalho, existiam os chefes para comandar os demais trabalhadores. Dessa forma, a postura dos chefes era agressiva e rude, e seu papel punitivo era forte, gerando momentos de agressão através de castigos físicos em operários que não se comportavam conforme o esperado.

Além disso, eram os chefes que controlavam a hora de entrada e saída de todos na fábrica. Tudo era monitorado através dos relógios mecânicos (novidade na época), que só a chefia poderia tomar posse.

Principais características de um Chefe

Diante de todo o contexto citado no item anterior, vemos que existem algumas posturas intrínsecas ao conceito de “chefe”. Confira quais são.

Poder autoritário

O chefe usa a hierarquia como um ponto de poder, ou seja, de se considerar superior aos demais. Dessa forma, um chefe geralmente toma para si o sucesso de toda a equipe, considerando seu próprio mérito bons resultados alcançados e não uma conquista de todo um time.

Sua palavra sempre é a final e muitas vezes tem uma postura irredutível e pouco aberta a receber novas ideias e sugestões.

Detentor do conhecimento e experiência

Podemos dizer que é aquele que se considera “o dono da verdade”, e que menospreza o conhecimento de outras pessoas, principalmente se ela está em um cargo abaixo ou possui menos idade que a dele.

Então, se torna uma pessoa que não se importa com outros pontos de vista e que sempre se considera mais sábio que todos ao seu redor.

Foco nas demandas

O chefe foca muito nas demandas e praticamente nada nas pessoas, ou seja, raramente ele trabalha bem uma gestão de pessoas eficiente. Seu papel é prezar pelo cumprimento dos prazos e dos resultados, porém sem se importar com o processo até chegar lá.

A saúde mental da equipe é um assunto que não faz parte do vocabulário de um chefe, pois o que importa é cumprir com todas as obrigações.

Distância na relação com a equipe

Por conta desse comportamento pouco voltado para pessoas, o chefe, geralmente, adota uma postura de superioridade e distanciamento dos demais. Parece ser uma pessoa inacessível, em que as pessoas ficam com medo e receio de contrariar ou de apenas ter uma conversa casual. Não há abertura para esse tipo de relacionamento.

A figura do Líder nas novas relações de trabalho

Com a evolução do mundo corporativo e das relações humanas como um todo, essa postura de “chefe” começou a se tornar obsoleta, dando espaço para a postura de líder.

Atualmente os colaboradores prezam bastante por trabalhar em empresas com um bom clima organizacional, evitando ambientes de trabalho tóxicos e estressantes. Por conta disso, a postura de chefe já não faz mais sentido, pois implica em péssimo relacionamento interpessoal com os membros da equipe, pressão por resultados e pouca preocupação com o bem-estar e a satisfação pessoal.

Dessa maneira, a figura do líder se tornou essencial para fortalecer essa nova dinâmica de relações de trabalho mais positiva e saudável.

Principais características de um Líder

Como falamos, para ser considerado um “líder”, é necessário que se tenha algumas características, como as que vamos falar a seguir.

Preocupação com o bem-estar dos colaboradores

É essencial que um líder preze pelo bem-estar de sua equipe na rotina de trabalho e que considere questões da vida pessoal do colaborador que podem afetar sua performance e produtividade.

Isso é ter empatia e saber respeitar o outro como ser humano. Dessa forma, há um cuidado com sobrecarga de trabalho, com a necessidade de manter uma postura aberta e presente na equipe, na forma de falar e receber sugestões, entre outros pontos.

Atua em melhorar o clima organizacional

Com todas as condutas ressaltadas no tópico anterior, vemos o líder no papel de contribuir positivamente para a construção de um bom clima organizacional. Um bom líder é capaz de gerar conforto e satisfação para os colaboradores na rotina, fazendo com que eles comecem cada dia de trabalho com energia e bons sentimentos.

Incentiva e motiva o time

Seu papel é engajar a equipe a realizar um bom trabalho, a ter senso de time, a valorizar suas conquistas pessoais e as dos demais, a reconhecer um bom trabalho, a saber oferecer e receber feedbacks, a construir bons relacionamentos interpessoais, e muito mais.

O líder dita o tom, porém em um bom sentido. Ele busca conversar constantemente com seus parceiros de trabalho para que, juntos, possam definir as melhores estratégias e tomar as melhores decisões. Esse trabalho em conjunto é motivador para todos os envolvidos.

As diferenças entre Chefe e Líder!

Ao longo do texto mostramos que existe uma grande diferença entre chefe e líder, principalmente em relação à sua postura em uma equipe.

O chefe adota uma postura baseada na hierarquia, valorizando muito sua posição de poder, se preocupando com demandas e resultados.

Já o líder sabe que ocupa uma posição de mentor, mas entende que seu papel é ser um guia, uma pessoa que motiva outras pessoas e as ajuda a encontrarem sua melhor versão no trabalho.

Enquanto o chefe é intimidador, o líder é inspirador.

Saiba como se tornar um bom líder para sua equipe!

Agora que você já sabe que ser um líder é muito mais do que conduzir uma equipe, confira como se tornar líder de sucesso na sua empresa.

Tenha Ética Profissional

Ser um profissional ético é prezar pelo respeito e justiça dentro do mundo corporativo. Isso quer dizer que você sabe reconhecer e dar os devidos créditos às pessoas que executaram um bom trabalho, sabe orientar a equipe para serem sempre transparentes e honestos, e aplica isso enquanto líder, não abusando de poder ou ferindo qualquer valor moralmente aceito pela sociedade.

Desenvolva uma boa Comunicação Interna

Sua comunicação com o time é sempre aberta e sincera, sem rodeios e sem mentiras. Você preza pela transparência e prefere manter a equipe ciente dos acontecimentos, mesmo que eles sejam ruins. Dessa forma, você não esconde o jogo e aceita sugestões de todos os profissionais.

Seja empático

O líder sabe se colocar no lugar do outro e entender os apelos das pessoas. Busca entender sempre todos os lados de uma situação e não invalida os sentimentos dos outros. Além disso, se coloca à disposição para ajudar e a encontrar soluções para qualquer problema que possa surgir.

Esteja aberto às diferentes opiniões

O bom líder sabe que não é o detentor de todo o conhecimento e que existem especialistas em diferentes áreas dentro de uma mesma equipe que podem contribuir bastante durante as discussões. Portanto, mesmo tendo, por vezes, mais experiência de mercado que os demais, o líder aceita ideias divergentes da sua e busca encontrar um equilíbrio antes de tomar qualquer decisão.

Incentive e apoie sua equipe

O líder é o maior fã da sua equipe, ou seja, ele preza pelo sucesso de todos e busca incentivar cada um a dar o seu melhor diariamente. Além disso, é um parceiro que ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador, trabalhando como um mentor. Assim, o líder acredita no potencial das pessoas e busca contribuir para a sua evolução.

Seja o exemplo

Além de ser a referência hierárquica, o líder é a referência profissional. O bom líder é aquele que inspira e que faz seus liderados falarem: “se um dia eu for líder, quero me espelhar em você.” Dessa forma, mesmo enquanto os profissionais ainda não se tornaram efetivamente líderes, eles serão líderes da sua própria jornada e carregarão consigo valores essenciais para a construção de profissionais íntegros e sensatos.

Promover o bem-estar do colaborador vai além de uma liderança positiva. Apostar em um bom pacote de benefícios e remuneração é importante para melhorar o clima organizacional e a satisfação pessoal dos profissionais.

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