Como ter e desenvolver o bom relacionamento interpessoal no trabalho?

criado em 28 de Outubro de 2022

última atualização 19 de Setembro de 2023

O relacionamento interpessoal no trabalho se dá pelo vínculo entre as pessoas, grupos e equipes nas empresas. O desenvolvimento de boas relações no ambiente corporativo é um fator essencial para potencializar os resultados e a satisfação dos colaboradores no dia a dia.

Ao contrário do que acontece na vida pessoal, no contexto profissional não podemos escolher com quem iremos trabalhar. Por isso, pode ser mais desafiador cultivar e aprimorar o bom relacionamento interpessoal nesse caso.

O papel da área de RH é de extrema importância para promover um ambiente harmonioso que resulta na melhora da produtividade, felicidade e no clima organizacional como um todo.

É sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe a leitura e confira todos os detalhes do relacionamento interpessoal no trabalho e como aprimorá-lo na sua rotina profissional.

O que é relacionamento interpessoal?

Um homem e uma mulher conversando sorrindo sobre o trabalho em uma mesa.
Investir em um bom relacionamento interpessoal no trabalho é também investir no seu bem-estar profissional.

Entendemos como relacionamento interpessoal o vínculo entre pessoas, independente do contexto. 

Assim, quando olhamos para o ambiente empresarial e de negócios, é comum que haja o desenvolvimento de relações e vínculos entre as pessoas da mesma organização. Isso é o que chamamos de relacionamento interpessoal no trabalho.

As pessoas são seres sociais, que nascem para viver em sociedade e construir relações, promovendo harmonia, produtividade e confiança nos ambientes, sejam eles pessoais ou profissionais.

A proximidade dos colaboradores ajuda na consolidação e fortalecimento dos valores e cultura da empresa, gerando impactos positivos em todo o negócio.

Os 5 elementos do relacionamento interpessoal

No trabalho, é um grande desafio lidar com diferentes visões de mundo, cultura, valores, hábitos, comportamentos e formações dos colegas.

Para isso, o relacionamento interpessoal é baseado em cinco elementos principais: 

  • autoconhecimento, 
  • empatia, 
  • assertividade
  • cordialidade,
  • ética.

Autoconhecimento

Para manter boas relações com as pessoas ao redor, precisamos nos conhecer, entender nossos comportamentos e emoções. Dessa forma, conseguimos lidar da melhor forma com colegas de trabalho e diferentes situações no dia a dia.

O autoconhecimento é aspecto fundamental para manter uma boa convivência no ambiente de trabalho e evitar conflitos ou outras atitudes desnecessárias.

Empatia

Uma pessoa empática é aquela que reconhece os sentimentos e comportamentos pelo ponto de vista do outro. Com isso, consegue se comunicar de forma mais efetiva e responsável, ampliando as percepções das relações.

Vemos a empatia em relacionamentos interpessoais quando ele é livre de julgamentos, preconceitos e frieza

Vale lembrar também que olhar para o outro com leveza, compreensão e respeito pelos seus valores e cultura vai muito além do ambiente de trabalho.

Comunicação Assertiva

Caracterizada pela linguagem clara, objetiva e sincera, a comunicação assertiva é extremamente importante nas relações profissionais. 

Com ela, os times conseguem alcançar de forma mais eficiente os seus objetivos e resultados, já que evita mal entendidos e outros fatores que dificultam a execução das atividades.

Bons relacionamentos corporativos são dificilmente construídos sem clareza na comunicação. Isso porque ela auxilia no desenvolvimento de equipes de alta performance e alinhadas aos objetivos da empresa.

Cordialidade

Ter uma postura gentil e educada com as outras pessoas que compartilham o seu convívio social é outro aspecto fundamental do relacionamento interpessoal.

A cordialidade é mais do que um “bom dia” ou “boa tarde” na empresa, é também se preocupar com o bem-estar e ajudar o colega em algo simples por iniciativa própria.

Ética

Os comportamentos das pessoas em todos os ambientes, incluindo os profissionais, precisam seguir princípios e valores éticos. Muitas vezes são determinados pelo time de RH nas regras internas, já que a ética está diretamente relacionada aos valores da própria cultura organizacional.

Trabalhadores éticos visam exercer uma atividade honesta, confiável, respeitosa, comprometida e alinhada aos objetivos gerais da empresa e da sua área de atuação.

O relacionamento interpessoal no trabalho

5 pessoas no trabalho, sentadas em uma mesa e comemorando sorrindo, enquanto 2 delas batem as mão em um "high five"
Você sabia que o relacionamento interpessoal no trabalho é fundamental também para alcançar melhores resultados?

As relações interpessoais exigem comprometimento e esforço das pessoas para que gerem momentos saudáveis e com harmonia, principalmente na empresa. Assim, é possível evitar conflitos de interesse e outras situações desagradáveis no ambiente, não é mesmo?

As pessoas que, geralmente, desenvolvem bons relacionamentos no trabalho compartilham dos mesmos objetivos, gostos e objetivos. Essa conexão interpessoal inclui desde experiências semelhantes até mesmo pensamentos e opiniões.

Mas, mesmo que as conexões por interesses não ocorram, os colaboradores têm a responsabilidade de manter a boa convivência e comunicação assertiva com os demais. 

Qual a importância do relacionamento interpessoal no trabalho?

Em toda a nossa vida, ter relacionamentos saudáveis e prazerosos são importantes para a qualidade de vida, motivação, felicidade e satisfação. No contexto profissional não é diferente.

Quando estamos em um ambiente tranquilo e contamos com colegas que se comunicam de forma clara, objetiva e respeitosa, evitamos conflitos, intrigas e desentendimentos. Possibilitando, assim, o desenvolvimento e o crescimento dos colaboradores, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

E, pensando nisso, quais são as características esperadas dessas relações no ambiente profissional? Esse é o próximo tópico para entendermos mais sobre essa conexão entre pessoas.

Como deve ser o relacionamento interpessoal no trabalho?

Para melhorar o relacionamento interpessoal e aprimorar essa habilidade tão importante, é necessário bastante autoconhecimento, como já mencionamos. E, então, você consegue identificar com mais facilidade os gatilhos emocionais que te levam a agir de determinadas formas.

Separamos algumas características e pontos fundamentais de boas relações interpessoais no trabalho.

Escuta ativa

Ter uma escuta ativa é desenvolver a habilidade de foco nas principais informações e mensagens transmitidas nas comunicações. Dessa forma, é possível evitar falhas de comunicação e fortalecer o relacionamento entre as pessoas nas equipes.

Ela pode ser aplicada em reuniões, eventos, intervalos durante o dia, em conversas de alinhamento de expectativas e feedbacks, entre outros momentos. Ela pode ser a virada de chave na sua carreira, gerando resultados positivos a médio e longo prazo.

Respeito acima de tudo

Em um ambiente de trabalho onde nos deparamos com opiniões, culturas e valores pessoais diferentes, o respeito precisa ser aplicado. Independente de qualquer fator relacionado aos colegas e situações da rotina, todos precisam e merecem ser respeitados.

A convivência é um momento de muito aprendizado, compreensão e adaptação para lidar com as pessoas, metas e atividades profissionais. E, assim como na vida pessoal, o respeito é um dos principais pilares do relacionamento interpessoal no trabalho. Além disso, a falta dele pode determinar um ambiente tóxico e ruim para se trabalhar.

Cultura de feedback

Ao longo da carreira, temos que lidar com críticas que auxiliam no crescimento profissional. Empresas que incentivam os feedbacks, ou seja, as conversas constantes sobre o desempenho individual do colaborador, conseguem promover mais engajamento e sentimento de pertencimento na equipe.

A cultura de feedback é outro aspecto muito importante no relacionamento interpessoal e deve ser aplicada em parceria com a escuta ativa. Dessa forma, os aspectos conversados são realmente entendidos pelo colaborador e podem ser desenvolvidos ao longo do tempo.

Limites bem determinados

Estabelecer limites nas relações que construímos é essencial para manter a tranquilidade e leveza da convivência, sem causar situações desconfortáveis nas interações sociais. Seja em reuniões, pausas para café ou intervalos de eventos.

No trabalho, precisamos colocar na balança o que podemos aceitar ou não em relação às demandas, atividades e rotina da empresa. Assim, conseguimos priorizar a saúde física, mental e o desempenho profissional no dia a dia.

Gostou de saber mais sobre relacionamento interpessoal no trabalho? Você já aplica essas habilidades no seu dia a dia? 

Então fique por dentro de todas as novidades e tendências do mundo corporativo no nosso blog iFood Benefícios! Aproveite.

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