Mentoria: conheça os diferentes tipos e saiba como alavancar a sua carreira com essa prática!

criado em 8 de Março de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

O desenvolvimento profissional e a evolução de carreira são aspectos importantes para qualquer pessoa inserida no mercado de trabalho. Para isso, existem muitos caminhos para seguir, como a realização de cursos, participação em palestras, leituras e a mentoria.

A mentoria tem sido cada vez mais procurada pelos profissionais que buscam atingir seus objetivos em suas carreiras e serem bem sucedidos. Muitos acreditam que contar com a experiência de outros profissionais pode ser proveitoso para aprender mais sobre skills da sua profissão.

Confira, a seguir, o que é mentoria, qual a sua importância, como ela funciona e quais são os tipos de mentoria que existem!

Índice:

O que é Mentoria?

Podemos comparar a mentoria com aquele costume ancestral de passar o conhecimento adiante, de geração em geração, tendo sempre alguém mais experiente (o ancião) como fonte de conhecimento para os demais.

Dessa maneira, o mentor é aquele que é especialista na área, que possui experiência e conhecimento, e bons cases de sucesso para compartilhar.

Podemos então definir o programa de mentoria como sendo encontros frequentes para tratar de assuntos relevantes para a evolução de carreira do mentorado, já que a pessoa mentora é uma espécie de inspiração para alcançar os objetivos desejados.

Qual a sua importância e objetivos?

O objetivo principal de uma mentoria é fazer com o que o mentorado, ou seja, a pessoa que buscou pela mentoria profissional, avance e evolua em sua carreira.

Portanto, sua importância está em ajudar os profissionais a crescerem e se especializarem na sua área de atuação. Ao consultar uma pessoa mais experiente, ela poderá dar dicas sobre o que fazer em determinadas situações e como desenvolver uma rotina de estudos para ter as habilidades que o mercado exige atualmente.

As empresas que prezam por oferecer ao colaborador um bom plano de carreira podem contar com a mentoria como um recurso positivo para encaixar na rotina de desenvolvimento de seus profissionais. Dessa forma, esse tipo de aconselhamento pode ser oferecido pelo time de RH, pelas lideranças, pessoas em cargos de especialistas ou mais seniores.

Como surgiu o conceito?

Chamado em inglês de “mentoring”, a mentoria surgiu na Odisseia, de Homero. Na história, o rei de Ítaca, Ulisses, deixou sua família sob os cuidados de Mentor, durante a sua luta na Guerra de Tróia. A partir disso, Mentor passou a ser o professor do filho de Ulisses, denotando, então, este nome para pessoas que passam seu conhecimento e experiência para outras menos experientes.

Podemos ver ao longo da história diversos casos de mentoria, como é o caso de grandes filósofos: Aristóteles foi o mentor de “Alexandre, o Grande”, Sócrates foi o mentor de Platão, e por aí vai.

Saiba como a Mentoria funciona!

A mentoria funciona como uma troca de conhecimento entre uma e mais pessoas, em que uma delas possui uma bagagem de experiências maior, sendo responsável por passar para frente seus conhecimentos técnicos e comportamentais. Pode ser comparada a uma consultoria também.

Por isso, a dinâmica desse tipo de consultoria consiste em uma conversa, geralmente com questionamentos vindos da pessoa mentora para provocar uma discussão acerca de determinado tema. A partir disso, ele pode inserir seu ponto de vista e compartilhar experiências anteriores, apontando erros e acertos que aconteceram.

Além disso, é importante ressaltar que o mentorado precisa ter liberdade e espaço para questionar, levantar dúvidas e incertezas que ele tenha, a fim de receber uma orientação do que fazer.

Conheça os diferentes tipos de Mentoria

Como dissemos anteriormente, os formatos de mentoria podem variar e serem adaptados a fim de que os envolvidos se sintam mais confortáveis. Porém, existem alguns temas que são mais recorrentes quando se trata de mentoring. Confira quais são os principais tipos de mentoria!

Carreira

A mentoria voltada para carreira tem bastante relação com a construção de um bom plano de carreira ou PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Dessa forma, o mentor traz dicas, orientações e ajuda o mentorado a definir metas para evoluir na carreira progressivamente.

Nas empresas, esse papel pode ser ocupado pela liderança direta do colaborador, ou pelo time de Recursos Humanos.

Negócios

O mentoring de negócios é bastante voltado para empreendedores e líderes de equipes. Portanto, o mentorado irá aprender como lidar e administrar um negócio, a partir de experiências de pessoas que são especialistas na área.

Finanças

As mentorias de finanças são voltadas para diversos públicos, desde iniciantes até pessoas mais experientes. Elas servem para aprender a cuidar melhor do dinheiro, saber como investir de forma inteligente e para preservar o seu patrimônio e sua saúde financeira.

Liderança

O mentoring de liderança ajuda no desenvolvimento de novos líderes e no aperfeiçoamento de lideranças já vigentes. Consiste em obter orientações e dicas para liderar uma equipe de forma mais eficaz e justa.

Os benefícios da Mentoria para sua carreira!

Quem opta por ter uma mentoria aproveita inúmeros benefícios para seu desenvolvimento profissional. A seguir selecionamos os principais:

Define suas skills de forma mais clara

Um profissional mais experiente passou por diversas etapas na sua carreira e, através dessa vivência, ele sabe quais habilidades são necessárias para evoluir na sua área de atuação. Dessa forma, o processo de mentoria consiste em dar o “caminho das pedras” para esse novo profissional que deseja crescer e atingir novos patamares. 

Portanto, é papel do mentor auxiliar na delimitação das skills e conduzir uma autoavaliação do mentorado, para entender qual é o nível de conhecimento que ele possui em cada uma delas.

Auxilia nos pontos que devem ser melhorados

A partir desse processo de autoavaliação conduzido pelo mentor, será possível identificar quais skills precisam ser aprimoradas ou iniciadas do zero. 

O interessante da mentoria é que, além de identificar as lacunas de aprendizado, a pessoa mentora também ajuda a direcionar os locais para buscar o conhecimento necessário para desenvolver determinada habilidade. Assim, há um suporte e não somente um diagnóstico.

Acelera o processo de aprendizagem

Por se tratar de um conjunto de encontros, geralmente realizados com uma frequência recorrente, a mentoria pode ser bem mais prática e objetiva, auxiliando no rápido aprendizado do mentorado. Enquanto a realização de um curso pode demandar um certo tempo de dedicação, o mentoring pode adiantar etapas de construção de conhecimento de forma mais acelerada.

Corrobora para um melhor desenvolvimento profissional

Ter um mentor é como ter um parceiro de jornada, que irá acompanhar sua evolução de perto, aconselhando e orientando para as melhores tomadas de decisões acerca da sua carreira.

Além disso, é um lugar seguro para tirar dúvidas, errar e aprender. Todos esses fatores ajudam a criar mais confiança no profissional, e a desenvolver as habilidades de forma mais leve e produtiva.

Por fim, ter mentores acompanhando os colaboradores de uma empresa é apostar no sucesso do negócio e de todos os profissionais envolvidos. Quando uma corporação se importa com o plano de carreira e o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus funcionários, a chance de crescimento aumenta e a de retenção de talentos também.

Outro fator importante para valorizar os profissionais é apostar em um bom pacote de benefícios e remuneração. O iFood Benefícios é um excelente exemplo para empresas que querem oferecer multibenefícios aos seus colaboradores. Conheça mais sobre esse cartão que revolucionou o mercado de benefícios do Brasil!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida