O que é a teoria das Inteligências Múltiplas e como aplicá-la
Saiba como potencializar as habilidades dos colaboradores
12 de Junho de 2024
Leitura de 8 min
A teoria das inteligências múltiplas defende diferentes áreas e pode ter ótimos resultados e retornos quando desenvolvida na vida profissional, podendo potencializar as habilidades dos colaboradores e otimizar suas tarefas. Confira o que são as inteligências múltiplas, quais são as características de cada uma e como podem ser aplicadas na carreira profissional.
Índice:
- Inteligências Múltiplas: o que são?
- Qual a importância da Teoria das Inteligências Múltiplas?
- Os 9 tipos de Inteligências Múltiplas
- Como as Inteligências Múltiplas se encaixam no mundo corporativo?
- Como aplicar as inteligências múltiplas na carreira profissional?
Inteligências Múltiplas: o que são?
As inteligências múltiplas foram criadas pelo psicólogo Howard Gardner que, por meio de seu estudo e trabalho, constatou que a inteligência é individual e relativa, dependendo de vários aspectos e até mesmo do indivíduo.
Essa teoria mostra que a inteligência é um conjunto de 9 habilidades específicas. Isso significa que todo mundo apresenta, no mínimo, uma competência, podendo trabalhar outros aspectos para aumentar suas habilidades.
Essas concepções diferem da teoria do Quociente de Inteligência (Q.I), que media apenas a inteligência lógico-matemática. Para Gardner, não é possível mensurar e definir a competência de alguém apenas por uma área de conhecimento, é necessário considerar outras competências.
No contexto corporativo, um gestor que identifica as múltiplas inteligências pode compreender melhor seus colaboradores, potencializando, assim, a forma de ensinar. Por consequência, terá uma resposta de aprendizado mais positiva, gerando uma melhor adequação do colaborador na empresa.
Qual a importância da Teoria das Inteligências Múltiplas?
Reduzir a inteligência apenas ao raciocínio lógico e matemático é limitar o conhecimento e colocar as capacidades humanas em uma “caixinha”. Ao explorar a teoria das inteligências múltiplas, conseguimos abranger mais conhecimentos que ditam inteligências diferentes e igualmente importantes.
Portanto, a importância das inteligências múltiplas está justamente em valorizar outras habilidades e saber utilizá-las da melhor forma, a depender de cada situação. Assim, profissionais, alunos e indivíduos no geral podem se sentir melhor aproveitados ao executar atividades e funções que condizem com suas habilidades.
Os 9 tipos de Inteligências Múltiplas
Conhecer as múltiplas inteligências pode ser um modo de conseguir novas metodologias para aplicá-las no ambiente de trabalho!
No âmbito profissional, é muito comum que as avaliações ou reconhecimento de inteligência valorizem apenas o tipo lógico ou matemático. Porém, isso pode ser muito prejudicial para o sucesso do profissional, da equipe e até mesmo da empresa.
A teoria das inteligências múltiplas pode e deve ser implementada pelos gestores para que possam desenvolver os profissionais nas áreas.
Conheça os 9 tipos de inteligências múltiplas:
1. Inteligência lógico-matemática
A inteligência lógico-matemática é um dos tipos mais utilizados para mensurar o nível de conhecimento de alguém. Com ela, a pessoa possui capacidade de avaliar hipóteses e resolver operações matemáticas. Quem apresenta esse tipo consegue reconhecer padrões, possui raciocínio sequencial e pensamentos abstratos.
Normalmente, a pessoa demonstra atração por enigmas de lógica, experiências e jogos de estratégia. Por conta disso, é comum estar em uma área relacionada à engenharia, estatística ou inteligência de mercado, podendo trabalhar com maior prática e visibilidade para a solução de problemas.
2. Inteligência linguística
Esse tipo de inteligência é amplamente utilizado pelos indivíduos, já que todos se comunicam de alguma forma diariamente. No entanto, há pessoas que conseguem desenvolver essa competência de maneira mais efetiva.
Isso acontece através da compreensão de significados complexos, conseguindo expressá-los por meio da linguagem. Normalmente, escritores, tradutores, jornalistas, diplomatas, executivos e diretores possuem essa competência, já que utilizam suas habilidades metalinguísticas.
3. Inteligência musical
Aqui, a teoria das inteligências múltiplas destaca aqueles que são sensíveis ao som. Sua habilidade, portanto, é a facilidade de reconhecer tom, ritmo e timbre. Essas pessoas normalmente conseguem detectar, gerar e reproduzir música, além de tocar instrumentos musicais, interpretar e compor.
É possível reconhecer essa habilidade quando alguém habitualmente canta ou realiza alguma atividade melódica. Por isso, é fácil encontrar essa competência em compositores, músicos, cantores e maestros.
4. Inteligência espacial
Essa inteligência abrange as pessoas que demonstram interesses em três dimensões. Ou seja: conseguem ter facilidade para imaginação dinâmica, manipulação de imagem, imagens mentais, habilidades artísticas e gráficas, assim como raciocínio espacial.
Elas possuem muita criatividade e inovação, inclusive no meio profissional. Isso pode ser visto nas profissões de arquitetos, escultores, pintores, pilotos e marinheiros.
5. Inteligência corporal-cinestésica
Essa competência é dada às pessoas com capacidade de controlar os movimentos do corpo, manipular objetos e coordenar habilidades físicas, resultando em um grande senso de tempo e de coordenação motora.
As profissões que estão, geralmente, interligadas com essa inteligência são de artesãos, dançarinos, cirurgiões e atletas, já que conseguem trabalhar em harmonia entre corpo e mente.
6. Inteligência interpessoal
Possuir a competência de interpessoalidade permite que a pessoa consiga se comunicar muito bem, seja por meio verbal ou não, resultando na compreensão de diferentes pontos de vista, assim como na ação de distinguir e sentir o humor e temperamento dos indivíduos.
Normalmente, quem apresenta essa inteligência possui espírito para exercer algum tipo de liderança. Políticos, diretores, trabalhadores sociais e professores são algumas das profissões em que pessoas com inteligência interpessoal atuam.
7. Inteligência intrapessoal
Já as pessoas intrapessoais, por sua vez, conseguem ter facilidade para o entendimento de si próprias e, consequentemente, para o processo de autoconhecimento. Assim, compreendem seus próprios pensamentos e emoções, demonstrando grande inteligência emocional, o que pode resultar em uma boa saúde mental no trabalho, por exemplo.
Contudo, essa competência também dá habilidades de ampla compreensão sobre outras coisas, já que essas pessoas conseguem aprofundar sua consciência sobre si. Por isso, em geral, são indivíduos motivados e retraídos, como líderes espirituais, escritores, psicólogos e filósofos.
8. Inteligência naturalista
Quem apresenta a inteligência naturalista possui a habilidade de se conectar e entender os diferentes recursos da natureza. Isso significa que há facilidade de compreender as configurações de rochas, as formações de nuvens, o comportamento animal e também vegetal.
Antigamente, era interligada com o instinto de sobrevivência, mas hoje em dia pode ser utilizada em várias áreas, como agronomia, engenharia florestal, oceanografia, gastronomia ou botânica.
9. Inteligência existencial
A última competência preza pelo entendimento e interesse sobre a existência humana na totalidade, em que as pessoas têm o interesse e a facilidade nos questionamentos e são extremamente reflexivas e sensíveis.
Também conhecida como espiritual ou moral, essa inteligência pode ser facilmente encontrada em professores, filósofos, sociólogos, palestrantes e outras profissões que instigam pessoas.
Como as Inteligências Múltiplas se encaixam no mundo corporativo?
Os tipos de inteligência devem ser aproveitados na construção e progressão da carreira profissional.
Confira alguns contextos onde as inteligências múltiplas, quando valorizadas, fazem a diferença no mundo corporativo:
Comunicação eficaz e escrita persuasiva
Quem possui a inteligência linguística geralmente são bons comunicadores e redatores, pois se expressam bem e de forma persuasiva. Esses profissionais podem ser alocados em equipes de marketing e vendas para a criação de campanhas de marketing, discursos motivacionais, textos persuasivos para vendas e qualquer outro meio para gerar conexão com os consumidores e conversão de vendas.
Resolução de problemas e análise financeira
Geralmente, os profissionais que possuem a inteligência lógico-matemática são bons nas áreas de finanças ou análise de dados. Isso porque são capazes de extrair informações, identificar padrões ou erros em situações complexas, realizar análises de investimentos e prever tendências.
Inovação e estratégias visuais
Se a sua empresa precisa de layouts atraentes, apresentações chamativas, sites bem diagramados e com uma interface intuitiva, o ideal é contar com um profissional que possua inteligência espacial. Essas pessoas são ótimas para criar identidades visuais e qualquer outro tipo de design para ajudar em uma comunicação eficaz.
Treinamentos, desenvolvimento e dinâmicas de equipe
Promover dinâmicas em grupo ajuda a criar bons relacionamentos entre os membros das equipes. Se algum colaborador possuir a inteligência corporal-cinestésica, ele pode ser o líder da dinâmica, e aproveitar todo seu potencial físico e habilidades técnicas para simular situações reais. Isso ajuda a fortalecer o vínculo e a comunicação entre os colaboradores.
Liderança e resolução de conflitos
A pessoa com inteligência interpessoal consegue ter empatia e compreender melhor as emoções dos outros, atuando como uma boa liderança na gestão de conflitos. Portanto, pessoas com esse perfil, geralmente, são excelentes líderes e têm facilidade em lidar com diferentes perfis comportamentais.
Autoconhecimento e definição de metas
Os profissionais que possuem a inteligência intrapessoal conseguem controlar melhor suas emoções, sabem gerenciar o estresse e estabelecer metas realistas. Além disso, geralmente, possuem ambição, por saber exatamente onde querem chegar. Dessa forma, são ótimas pessoas na tomada de decisões importantes.
Como aplicar as inteligências múltiplas na carreira profissional?
A identificação de inteligências múltiplas pode ajudar os gestores a aplicarem a melhor abordagem para cada colaborador, otimizando seu trabalho e deixando-o mais confiante e confortável.
Promover espaços culturais, momentos para atividades lógicas ou lúdicas, uma política empresarial mais naturalista ou pessoal, bem como outros tipos de incentivos interligados às competências e seus estímulos, são ótimas maneiras de conhecer e estimular os tipos de inteligência dos colaboradores.