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Como o iFood Benefícios se destacou como benefício flexível da BRQ Digital Solutions?

Caio Abreu e Mônica Silveira falam sobre a experiência dos colaboradores BRQ com iFood Benefícios

Por Equipe iFood Benefícios

Cliente iFood Benefícios, a BRQ Digital Solutions está há 31 anos no mercado, é líder e uma das maiores e melhores empresas de Transformação Digital do país. 

São mais de 150 empresas apoiadas pela companhia em 12 países e mais de 2.000 colaboradores que amam tecnologia e atuam no modelo Anywhere Office em mais de 350 cidades no Brasil e EUA.

Conversamos com Caio Abreu, Chief People Officer (CPO) e com Mônica Silveira, Analista Sênior de RH, para entender como o iFood Benefícios facilitou a gestão de uma das maiores empresas de transformação digital do país. Confira esse papo!

Da ideia à implementação de iFood Benefícios

De acordo com Caio, uma das principais estratégias da BRQ em relação aos seus colaboradores - os feras, como são chamados - é fazer com que tenham a sensação de pertencimento. Sendo assim, este também se torna o principal objetivo na hora da escolha por benefícios corporativos: “Os colaboradores da BRQ estão sempre atentos às tendências, novidades e gostam de autonomia. A área de People, por sua vez, sempre busca estar próxima dos times para ouvir suas sugestões, opiniões e feedbacks”, explica.

Para a BRQ, a utilização de benefícios flexíveis não é algo novo. Eles já trabalham há 16 anos com esse modelo de flexibilidade dentro dos benefícios corporativos e entendem como isso é importante para os colaboradores: “Nossa parceria com o iFood Benefícios começou na metade do ano de 2021, apenas com vale-refeição e vale-alimentação. Em 2023, ampliamos para os multibenefícios, como home office, mobilidade, cultura e educação”, comenta Caio.

Antes da escolha pelo iFood Benefícios, a BRQ realizou uma pesquisa de benchmarking para entender a melhor opção para seus colaboradores. De acordo com Mônica, sempre que avaliam novos parceiros, eles precisam conectar diversos fatores, como legislação, cultura, o que o profissional espera do RH e o que o RH pode oferecer ao profissional. Entretanto, um ponto foi primordial para a escolha do benefício: “Quando temos um produto que agrega à nossa cultura, voltada ao bem-estar e satisfação dos colaboradores, e agrega ao RH, detalhes fazem a diferença. O que mais fez com que a gente tenha optado pelo iFood foi a forma como eles se reinventaram ano após ano. Nós vimos o iFood Benefícios crescer e aprimorar a ferramenta a cada ano. A gente percebe também toda a movimentação para atender e oferecer o melhor ao cliente", conta ela.

Mônica ainda conta que é muito exigente em relação ao que oferece aos colaboradores, então, se encontra uma oportunidade de melhoria, não hesita em pontuar. As solicitações de aprimoramento que ela fez ao iFood Benefícios foram atendidas: “Eu sempre pedia novas funcionalidades para o Bruno, sou super exigente. Vimos essas mudanças acontecerem, o que pedi foi atendido. Isso mostra o quanto a marca se importa com a empresa e com o cenário atual. O consumidor é imediatista e quer algo fácil. Não queremos mais a burocracia do benefício, afinal, ele precisa agregar, trazer valor e vantagem competitiva. Vejo o iFood Benefícios muito conectado com isso”, explica.

A importância da experiência do usuário

Caio contou que já utilizou outros benefícios flexíveis em empresas anteriores, mas que o iFood Benefícios foi uma surpresa muito positiva. Para ele, a principal mudança foi poder dar autonomia aos colaboradores: “Somos uma empresa de tecnologia com colaboradores dinâmicos, que gostam de autonomia e que precisam de velocidade na tratativa das coisas, então a experiência ajudou muito na utilização e no engajamento. A plataforma é hiper intuitiva e o atendimento é rápido. A possibilidade de utilizar o cartão dentro do aplicativo do iFood, a oferta do Clube iFood, além da experiência de usuário, foram funcionalidades que chamaram a atenção e me agradaram muito. Do lado dos colaboradores, a facilidade da transferência entre saldos, dentro do que é permitido nas modalidades, foi uma dinâmica muito elogiada”, completa Caio. 

Além disso, perceberam maior cobertura de estabelecimentos, inclusive em outros estados. São mais de 320 mil parceiros na rede do iFood e aceitação em mais de 4 milhões de lugares.

O diferencial para a gestão de RH

Entre as mudanças percebidas pela gestão de RH após a implementação do cartão multibenefícios do iFood, a principal delas é a gestão da plataforma pelo próprio colaborador: “Antes da implementação do iFood Benefícios, o RH recebia inúmeros e-mails dos colaboradores. As solicitações eram várias, como segunda via do cartão, problema na entrega, além da retirada do cartão no RH. Com o iFood Benefícios, isso mudou! O profissional pode acompanhar a entrega pelo próprio aplicativo, o que facilita a nossa gestão”, explica Caio.

sobre o suporte do iFood…

“Em relação ao suporte do iFood, somos atendidos em menos de 24 horas quando abrimos um chamado de auxílio para o time da BRQ”, conta Mônica.

sobre a bandeira do cartão…

“O cartão bandeirado da Elo também influenciou positivamente, com uma visibilidade muito maior para o colaborador. Outro ponto relevante é poder cadastrar o endereço de entrega para onde ele estiver. Se o colaborador estiver de férias, poderá receber o cartão”, pontua Mônica.

Além destas facilidades, o time de RH consegue, na própria plataforma, acessar boletos e segunda via, por exemplo.

Facilidades

A BRQ tinha o benefício dividido em dois cartões e a mudança para um cartão multibenefícios foi um crescimento para a empresa: Mais uma vez, o iFood Benefícios se reinventou na forma de pagamento e utilização, com as opções de QR Code e cartão online. Ter o saldo no aplicativo do iFood é a “cereja do bolo”, porque todo mundo usa o app. Se você não estiver com o cartão, pode utilizar o saldo no aplicativo, como preferir”, comenta Mônica.

O Caio, por exemplo, se tornou fã dessa possibilidade porque, assim, pode deixar o cartão com a esposa e fazer pagamentos pelo celular, o que facilitou sua vida.

Mônica ainda comentou que a área de benefícios da BRQ possui um NPS (Net Promoter Score) próprio para acompanhar, junto ao time de marketing: “Não existe um colaborador que não goste do iFood Benefícios. Temos muitos elogios. O que acontece, em alguns casos, é a dificuldade de usar na primeira vez, principalmente se o colaborador está acostumado a utilizar os benefícios tradicionais. Nós chamamos para uma conversa e auxiliamos esses colaboradores que têm dificuldade pela mudança de cultura.”

Ainda de acordo com Mônica, sua percepção é de que agora as empresas começaram a ver os benefícios flexíveis como diferencial e vantagem competitiva.

Mercado, home office e mobilidade

Na BRQ, o saldo mais utilizado pelos colaboradores é o mercado, mas existe uma adesão positiva também para mobilidade e home office. Para Caio, por exemplo, o saldo home office foi de muita importância: “Na empresa anterior, eu trabalhava presencialmente, então, precisei equipar a minha casa para poder trabalhar. Eu já estava fazendo os cálculos com o que eu precisaria gastar, mas poder utilizar o saldo home office dentro do benefício foi uma surpresa e experiência muito legal! Essa modalidade é importante para a gente, porque nossa realidade é trabalhar de casa”, conta.

O pertencimento dos colaboradores como legado da BRQ

Para a BRQ, o benefício é um produto muito estratégico. Como Vice-presidente de RH, Caio gosta de falar sobre o pertencimento dos colaboradores e conta como eles fazem isso: “Se a pessoa possui propósito, gosta do trabalho, da dinâmica e vê a BRQ como uma empresa que oferece possibilidades para ela desempenhar o melhor papel, é para isso que a área de People vai trabalhar”, explica.

Além disso, decisões como a escolha por benefícios flexíveis com um parceiro como o iFood Benefícios, que proporciona um bom aplicativo, uma boa experiência de usuário, a possibilidade de um home office totalmente estruturado e as experiências no mercado ou no cinema, por exemplo, são movimentos que fazem com que as pessoas tenham pertencimento na companhia. “O tema benefícios é um dos tópicos mais positivos quando falamos sobre retenção e atração de talentos na companhia. É uma questão estratégica, e o iFood Benefícios contribui bastante para isso”, finaliza ele.

Mais do que um cartão de benefícios flexíveis

Para Mônica, a escolha por benefícios flexíveis é sinônimo de empatia e respeito às diferenças. “A minha necessidade não é a sua necessidade. Eu prefiro saldo home office, mas você pode preferir o saldo mobilidade. Essa é a mensagem que passamos ao colaborador. Isso incentiva, aumenta a produtividade e a satisfação de pertencer a algum lugar. A empresa pensa em mim e aqui eu tenho valor”, comenta.

Cinthia Fontoura Batistioli, Gerente de Marketing e Branding na BRQ Digital Solutions, comentou que a empresa já utilizou o iFood Benefícios como presente de aniversário e prêmio de campanha interna com créditos: “Às vezes, você presenteia o colaborador com algo que ele não vai usar, então sempre que fazemos campanhas internas, premiamos com créditos. É um benefício fácil de entregar, principalmente no modelo Anywhere Office”, conta.

Mariana Bento Beneti, Analista de Marketing Jr. na BRQ Digital Solutions, utiliza o saldo cultura com a irmã: “Eu tenho uma irmã com deficiência intelectual e uma vez por semana levo ela ao cinema em uma sessão especial de domingo. Quando a BRQ mudou para um cartão multibenefícios, eu separei um saldo na modalidade cultura para levá-la todo final de semana no cinema. Com o saldo, consigo ainda comprar o balde de pipoca da semana para ela colecionar. Conheço ainda outros colaboradores que juntaram o valor para comprar um celular de presente de Dia das Mães, uma televisão também para presentear, entre outras situações”, explica.

Quer oferecer aos seus colaboradores uma experiência completa em benefícios corporativos? Clique aqui e conheça iFood Benefícios.

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Benefícios corporativos

Equipe iFood Benefícios

12 de Julho de 2024

Leitura de 8 min