Teletrabalho e home office: o que muda nos vales e benefícios?

criado em 17 de Agosto de 2022

última atualização 19 de Setembro de 2023

Leia em 7 min

Nos últimos anos, a realidade de muitas empresas mudou em relação aos modelos de trabalho. O teletrabalho e home office foram aderidos durante a pandemia global da COVID-19 e, agora, segundo uma pesquisa da PwC e do PageGroup, os colaboradores preferem regimes com menos atividades presenciais ou totalmente remotas.

Nesse sentido, o estudo mostrou que, dos 633 colaboradores respondentes, 25% acreditam que algumas regras devem se tornar mais flexíveis na rotina das empresas e equipes.

Com isso, a pergunta é: teletrabalho e home office são a mesma coisa? Apesar de esses modelos estarem sendo mais discutidos na atualidade, muitas pessoas ainda pensam que são iguais, mas, na verdade, não são.

E é exatamente sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo. Então, acompanhe a leitura para saber todas as diferenças, vantagens de cada um deles e o que muda nos vales e benefícios.

O que é teletrabalho?

Mulher trabalhando nos regimes de teletrabalho.
Saiba o que é teletrabalho e conheça quais são as suas vantagens.

Afinal, o que é teletrabalho? Teletrabalho e home office são a mesma coisa? O teletrabalho, de acordo com a definição do Tribunal Superior do Trabalho, é a forma de trabalho em que as atividades profissionais são desempenhadas fora do ambiente físico da empresa. Para isso, os colaboradores contam com o auxílio tecnológico de computadores, celulares e outros dispositivos.

Esse modelo pode ser realizado na própria residência do colaborador ou em outros lugares, como, por exemplo, coworkings, hotéis e aeroportos, nos intervalos entre viagens.

Vantagens do teletrabalho

Quando falamos das vantagens do teletrabalho, pensamos, inicialmente, na facilidade em não ter de fazer deslocamentos diários até a empresa. Mas conseguimos ir além! Alguns de seus pontos positivos são:

Flexibilidade

Nesse modelo de trabalho, as equipes são gerenciadas com base em metas e/ou produção, possibilitando uma rotina mais flexível de horários e jornada, além de gerar melhores resultados para a empresa.

Conforto

Conseguir trabalhar e fazer suas atividades de qualquer lugar é um aspecto muito positivo para quem busca conforto e comodidade no dia a dia.

Adaptar os seus horários e ambientes é algo que proporciona mais bem-estar aos colaboradores e, por consequência, um aumento da produtividade.

Economia de tempo

Individualmente, o deslocamento da residência até o local da empresa consome um tempo e uma quantidade de dinheiro que, no teletrabalho, podem ser investidos de uma forma melhor.

Às vezes, alguns minutos de sono a mais, um café da manhã mais elaborado, uma leitura ou mais tempo dedicado à família no fim do dia.

Tudo isso torna o teletrabalho um modelo benéfico para a saúde, bem-estar e motivação das equipes.

O que é home office?

Mulher trabalhando nos regimes de home office.
Saiba o que é home office e entenda quais são as suas vantagens.

Se teletrabalho e home office não são a mesma coisa, então, o que é home office? O home office, modelo de trabalho que se popularizou com a pandemia do SARS-CoV-2, nada mais é do que trabalhar na própria residência de forma eventual.

Com a recomendação da OMS de distanciamento social, em virtude do constante aumento de casos da COVID-19, as empresas precisaram se adaptar à nova realidade e, na medida do possível, aderir ao home office.

Essa modalidade de trabalho é regida pelas normas de trabalho presencial da CLT, mesmo sem a necessidade de as atividades serem realizadas presencialmente na empresa. Por conta  disso, o controle de jornada dos colaboradores precisa ser feito.

Vantagens do home office

Além das vantagens já citadas sobre o teletrabalho, que também se aplicam ao home office, confira mais algumas específicas que ajudaram na popularização deste modelo em todo o mundo:

Otimização de recursos

No home office, os recursos de tempo e dinheiro que eram gastos com deslocamento podem ser investidos em itens para o trabalho diretamente de casa, como contas de energia, internet e estudos.

Motivação

Estando no ambiente da própria casa, em geral, os colaboradores se sentem mais confortáveis e satisfeitos para desempenhar um bom trabalho com foco nos resultados. Esses pontos estão altamente relacionados à motivação em home office.

O que diz a legislação sobre teletrabalho e home office?

Agora que você já entendeu o que são os modelos de teletrabalho e home office, bem como as suas respectivas vantagens, chegou o momento de saber o que a legislação brasileira afirma sobre cada um.

Em linhas gerais, a modalidade do teletrabalho é regularizada pela reforma trabalhista e também foi adicionada ao artigo 62 da CLT, que aborda os modelos não compatíveis com o controle de jornada de trabalho.

Desse modo, considera-se teletrabalho “(…) a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo (…)”.

No entanto, quando se trata de home office, a legislação não especifica normas para esse modelo de trabalho, já que se trata de algo tratado de forma eventual e varia de acordo com cada empresa.

Mas, atenção: o home office segue as normas de trabalho presencial estabelecidas pela CLT, como é o caso do controle de jornada dos colaboradores que já comentamos antes, presente no artigo 74, parágrafo 2º.

Qual a diferença entre teletrabalho e home office?

Conforme a legislação que acabamos de ver, a principal diferença entre teletrabalho e home office está no controle da jornada dos colaboradores.

Enquanto no teletrabalho não há necessidade de se fazer esse controle previsto em lei, no home office isso continua sendo uma obrigatoriedade por parte das empresas. Assim, há o controle de jornada com o período estabelecido de horas trabalhadas, descansos, intervalos, horas extras, entre outros.

Entender bem a diferença entre teletrabalho e home office é muito importante para fazer uma boa gestão de pessoas e garantir todos os direitos de acordo com a lei.

Vales no teletrabalho e home office: o que muda?

Nos modelos de teletrabalho e home office, alguns benefícios oferecidos pela empresa podem ser adaptados para garantir o seu melhor uso, como são os casos do vale-refeição, vale-transporte e vale-alimentação.

Não faz sentido disponibilizar o vale-transporte, por exemplo, para colaboradores que não precisam mais se deslocar até a empresa para trabalhar, não é mesmo?

Para explicar melhor, detalhamos, a seguir, as principais mudanças dos vales no teletrabalho e home office.

Vale-refeição

No ambiente empresarial, é comum o consumo de alimentos prontos e saídas para restaurantes durante o horário de almoço. Assim, de modo geral, o objetivo da oferta do vale-refeição é, justamente, esse: facilitar o acesso à alimentação dos colaboradores nas proximidades do trabalho.

No entanto, a rotina das pessoas nos modelos de teletrabalho e home office consiste em, muitas vezes, preparar a sua própria comida. Com isso, seguindo a lógica da oferta do vale-refeição, não faria mais sentido que ele fosse utilizado.

Dessa forma, o mais indicado seria flexibilizar o seu valor, proporcionando a liberdade de ser usado como vale-refeição e alimentação.

Vale-transporte

Nos modelos de teletrabalho e home office, o vale-transporte ou mobilidade não tem mais utilidade e o seu valor pode ser disponibilizado em outros benefícios.

Assim, substituí-lo por benefícios inovadores de vale-alimentação ou o pagamento de contas de consumo podem ser ótimas soluções.

Vale-alimentação

Principalmente no home office, as pessoas tendem a comer e cozinhar com maior frequência. Por isso, sentem a necessidade de ter um vale-alimentação com um valor que esteja de acordo com seus gastos médios.

Nesse sentido, é muito importante considerar todos os fatores da realidade dos colaboradores e, se necessário, conversar com eles para entender a fundo como estão se sentindo com o pacote de benefícios atual e quais melhorias poderiam ser feitas.

Outros benefícios no teletrabalho e home office

Comentamos antes que, com a possível retirada de benefícios como vale-transporte, outros benefícios podem ser oferecidos para os times, gerando um grande diferencial competitivo no mercado.

Pensando na rotina do teletrabalho e home office, listamos outros dois principais benefícios para considerar aos colaboradores. São eles:

Plano de internet

Uma dica para valorizar as pessoas e garantir melhores condições no trabalho remoto é ajudar nos custos de um bom plano de internet, fazendo com que sejam evitadas falhas de comunicação e falta de produtividade no dia a dia.

Oferecer esse tipo de benefício não é uma obrigação da empresa, mas auxilia na motivação dos colaboradores em teletrabalho e home office, além de ser um grande diferencial para atrair e reter talentos.

Benefícios de saúde e bem-estar

Ficar muito tempo no mesmo ambiente e realizando as mesmas atividades rotineiras podem ser atividades responsáveis por aumentar o nível de estresse das pessoas. Então, mais do que nunca, no teletrabalho e home office, a saúde precisa estar em dia.

Disponibilizar benefícios relacionados à terapia, academia e atividades físicas, por exemplo, é algo extremamente benéfico e proveitoso para as equipes. O cuidado com a saúde não pode ficar para depois.

Gostou do conteúdo e quer saber, com ainda mais detalhes, quais são as melhores dicas de trabalho em home office? Clique aqui e confira!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida