RH bem planejado em 2024: confira 5 dicas e tendências

criado em 21 de Dezembro de 2023

última atualização 21 de Dezembro de 2023

Você trabalha com Recursos Humanos e já está na tarefa de fazer o planejamento da área para 2024? Neste artigo, vamos explorar estratégias essenciais e soluções criativas para um planejamento bem-sucedido.

Boa leitura!

Qual a importância de fazer um bom planejamento?

Um planejamento eficaz de Recursos Humanos é fundamental para o sucesso e crescimento sustentável da empresa. A partir dele, é possível antecipar tendências, alinhar estratégias com metas organizacionais, otimizar operações, além de desenvolver lideranças e manter a competitividade no mercado.

Confira algumas dicas e prepare-se para colocá-las em prática!

1. Monitore constantemente as tendências

O sucesso do planejamento para 2024 começa com uma compreensão sólida das tendências emergentes. Tecnologias como inteligência artificial e automação continuarão a moldar o RH, enquanto a busca por ambientes de trabalho mais flexíveis e inclusivos se torna uma prioridade. Ao identificar essas tendências, as empresas podem preparar estratégias que respondam de maneira proativa às mudanças do mercado.

2. Faça uso de Inteligência Artificial (IA) e automação

O uso de Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente nas empresas. Saber utilizá-lo de maneira eficaz pode reduzir custos, tempo e melhorar a produtividade. Confira como aproveitar a IA em algumas tarefas:

  • Otimize a etapa de Recrutamento e Seleção: algoritmos de IA podem analisar currículos automaticamente, identificando padrões e correspondências ideais para as vagas. Isso ajuda a diminuir o tempo necessário para preencher posições e minimizar erros na seleção.
  • Automatize processos: tarefas repetitivas, como folha de pagamento e gerenciamento de benefícios podem ser automatizados, liberando tempo para atividades estratégicas
  • Aprimore a gestão de desempenho: sistemas de IA podem analisar dados para oferecer insights contínuos sobre o desempenho, facilitando a identificação de áreas de melhoria.

3. Atente-se à experiência do colaborador:

Um ambiente de trabalho positivo promove engajamento, contribuindo diretamente para o crescimento e o sucesso organizacional. Por isso, a satisfação dos colaboradores não saem de cena em 2024, sendo importante dar atenção a alguns pontos como:

  • Flexibilidade do trabalho: o modelo híbrido tem permitido retorno ao escritório com flexibilidade, equilibrando interações presenciais e bem-estar dos trabalhadores. Entender as necessidades da empresa e dos colaboradores é importante antes de definir o melhor formato de trabalho.
  • Saúde mental e bem-estar: com a pandemia, ficou cada vez mais evidente que estratégias focadas na saúde mental, como programas de apoio, treinamentos antiestresse e políticas de flexibilidade, são essenciais para melhoria no ambiente de trabalho e qualidade de vida dos colaboradores.
  • Oferta de benefícios atraentes: revisar o pacote de benefícios da empresa ajuda a fortalecer a relação empregador-colaborador. Invista em programas de desenvolvimento profissional e benefícios flexíveis para aumentar a atratividade da empresa.

Leia também: Benefícios Corporativos: aumente a satisfação dos colaboradores e crie um ambiente mais agradável e produtivo!

4. Priorize diversidade e inclusão

Em 2024, falar de diversidade e inclusão ainda é necessário. Além de refletir valores éticos, ambientes inclusivos fortalecem as empresas, impulsionam inovação e atraem talentos diversos. Entenda a importância de cada um desses fatores:

  • Inovação e desempenho: ambientes inclusivos fomentam diversidade de pensamento, gerando soluções inovadoras e superando desafios com criatividade.
  • Atração e retenção de talentos: empresas comprometidas com a diversidade atraem profissionais diversos, fortalecendo sua reputação. Isso não só amplia o pool de talentos, mas também contribui para a retenção de colaboradores engajados.
  • Adaptação a mudanças sociais e culturais: as organizações estão cada vez mais inclusivas e demonstrando respeito à diversidade cultural e social. Adaptar-se e criar um ambiente de trabalho harmônico reflete também nas expectativas dos clientes e comunidades.

5. Implemente o People Analytics

Todas as empresas são capazes de consolidar dados, mas gerar insights a partir deles é um desafio mais complexo. É cada vez mais comum a necessidade de ações concretas, como análise de falhas nos processos, para construir insights a partir desses dados.

O uso de análise de dados vira um trunfo estratégico para embasar decisões que fazem toda a diferença, seja na hora de contratar, reter talentos na equipe ou dar aquele empurrão no desenvolvimento do pessoal.
?Leia também: Os benefícios do People Analytics para o RH

Mais vantagens em 2024 com o iFood Benefícios

Agora que você já está com todas as dicas para planejar o próximo ano, que tal aproveitar para rever o pacote de benefícios da sua empresa?

Com o iFood Benefícios, seu time aproveita um cartão flexível que é saldo alimentação, saldo refeição, além outras categorias como Cultura, Mobilidade, Educação e até mesmo o Saldo Livre para gastar como quiser.

Ah, e ainda tem um monte de vantagens exclusivas no app do iFood, como cupons e entrega grátis em diversos pedidos. Mas só para quem tem o iFood Benefícios, viu?

Entre agora mesmo em www.beneficios.ifood.com.br e escolha o cartão multibenefícios que vai fazer seu time decolar em 2024!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida