Employer Branding: confira as estratégias

criado em 22 de Dezembro de 2023

última atualização 18 de Janeiro de 2024

A atração e retenção dos melhores talentos, bem como a redução do turnover, representam desafios significativos para os gestores de Recursos Humanos. Em um ambiente altamente competitivo, é essencial adotar uma abordagem contínua para atrair a atenção de profissionais destacados no mercado.

Alcançar tais metas não apenas assegura uma maior produtividade, mas também reduz substancialmente os custos associados à contratação e treinamento de novos colaboradores.

A questão central reside em como transformar sua empresa em uma organização cobiçada por todos, onde nenhum colaborador deseja deixar. A resposta pode residir no conceito conhecido como “employer branding“.

É por isso que compilamos informações essenciais sobre essa técnica, visando oferecer a você uma compreensão aprofundada de como implementá-la com sucesso em sua organização.


Boa leitura! ?

Mas afinal, o que é Employer branding?

O employer branding, ou “marca do empregador”, é essencial para criar uma imagem positiva da sua empresa como um local de trabalho atrativo. Em um ambiente competitivo, essa estratégia é fundamental para atrair e manter talentos, destacando-se entre os concorrentes.

Ao fortalecer a imagem da empresa, destacando os aspectos positivos do ambiente de trabalho, o employer branding gera uma competição por vagas e incentiva os funcionários existentes a permanecerem engajados. O resultado? Equipes de alto desempenho, aumento significativo da produtividade e maior competitividade no mercado. O employer branding é uma peça-chave para o sucesso em um cenário empresarial desafiador.

Leia também: Como definir e aplicar a missão, visão e valores de uma empresa ?

Principais estratégias do Employer Branding

Planejamento: um projeto de employer branding requer um planejamento bem estruturado, considerando objetivos, recursos disponíveis e cronograma realista. A definição de iniciativas deve incluir indicadores para avaliar a efetividade.

Foco: priorizar grupos estratégicos é crucial para o sucesso, assim como envolver a liderança e obter feedback direto dos colaboradores. O engajamento da equipe de gestão é fundamental.Experiência: o marketing de experiência, valorizando a perspectiva do colaborador como consumidor interno, é essencial. A empresa deve alinhar suas políticas internas às expectativas do colaborador, comunicando-as de maneira eficaz para construir uma reputação positiva no employer branding.

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