Cultura, talento, produtividade: os desafios do RH em 2024
Conheça neste material exclusivo da Think Work em parceria com o Acrescenta quais foram os principais desafios para o RH no ano que passou
Há questões que, por mais que façam parte do dia a dia, são incontornáveis na hora de definir prioridades. E é justamente por isso que não deixam nunca a ordem do dia. Esse foi o primeiro aprendizado levantado pela nova edição da Desafios e Tendências do RH 2024, uma pesquisa que a Think Work realiza desde 2022. Nela, a cultura organizacional manteve a sua importância.
Fortalecer ou alterar a cultura corporativa foi um desafio para 62% dos profissionais de RH ouvidos na análise, fazendo com que o tema mantivesse o seu reinado nos recursos humanos pelo terceiro ano seguido.
A lista das cinco prioridades de 2024 completava-se com duas questões ligadas à produtividade: a melhora no desempenho dos times e o desenvolvimento dos líderes atuais – os principais responsáveis pelo engajamento e rendimento das equipes, e também imbricados com a questão cultural.
O ranking fechava com uma atenção especial para a política de remuneração e benefícios. Pela primeira vez entre os Top 5, sua presença sugeria uma estratégia de reação em meio à guerra por profissionais qualificados que vigorava no mercado no decorrer de 2024, além de adequações às mudanças legislativas no país – como a nova Lei do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e a da equidade salarial entre homens e mulheres.
Quer continuar lendo a reportagem e descobrir todos os dados presentes na pesquisa? Baixe o material gratuitamente e confira o texto na íntegra!