Aprendizados do Pós-Pandemia

Descubra como superar os desafios do RH em 2025

Gente e gestão

Em 2021, um ano e meio após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a pandemia do novo coronavírus, o fim da crise sanitária ainda era incerto. Na época, o avanço da vacinação e a consequente queda no número de novos casos de Covid-19 aqueceu a esperança de a vida voltar ao “normal”. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde mais da metade da população estava plenamente inoculada, as restrições impostas para conter o contágio começaram a cair e algumas cidades prepararam grandes eventos para comemorar a liberdade.

Nos Estados Unidos, passou-se a falar de Great Resignation (Grande Renúncia, em tradução livre), quando os funcionários passaram a pedir demissão em massa. O movimento atingiu seu pico em novembro de 2021, quando cerca de 4,5 milhões de pessoas deixaram seus empregos, segundo o Departamento de Trabalho americano – um recorde.

Na mesma época, uma nova variante do SARS-CoV-2 (a Delta, duas vezes mais contagiosa do que a cepa original do vírus) se tornou dominante, adiando os planos para o futuro. A quantidade de novos casos entre os não vacinados assustou os especialistas. Na última semana de julho de 2021, a agência de saúde americana, a CDC, voltou a recomendar o uso de máscaras. O mundo entrou – de novo – em um grande suspense. Até as companhias que tinham começado a puxar os funcionários de volta aos escritórios, animadas com a repentina retomada econômica, diminuíram a pressão.

Naquela época, a Think Work conversou com Cláudio Garcia, professor adjunto da New York University School of Professional Studies, para entender o que o cenário difuso podia nos ensinar sobre gestão de pessoas. Agora, em 2025, embora a pandemia tenha ficado para trás, algumas sequelas continuam, especialmente no mundo corporativo.

O que antes era tendência, tornou-se prática no mercado de trabalho atual – e mais mudanças estão por vir. Leia a entrevista feita à época e descubra como a escassez de talentos impacta as empresas, saiba sobre a necessidade de evolução dos pacotes de remuneração e benefícios, entenda a crescente importância da contratação internacional, além da relevância do apoio à saúde mental no ambiente de trabalho – temas que continuam a moldar os desafios e as tendências do RH em 2025.

Quer ler a entrevista completa e saber mais sobre esse assunto? Baixe o material gratuitamente e confira o texto na íntegra!


Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook