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Entenda a importância das metodologias ágeis para esse modelo de negócio
25 de Junho de 2024
Leitura de 5 min
Índice:
Utilizar metodologias ágeis no ambiente de trabalho pode oferecer mais flexibilidade, rapidez e eficiência, não apenas na indústria de softwares, onde essas aplicações nasceram, mas principalmente como ferramentas essenciais para pequenas e médias empresas (PMEs).
Neste artigo, já falamos sobre o conceito de metodologias ágeis, oferecendo alguns exemplos. Agora, vamos explorar a sua importância para PMEs, destacando os benefícios, como implementar e exemplos. Acompanhe para entender melhor.
Se você ainda não leu nosso artigo sobre metodologias ágeis, aqui vai um breve resumo: são estratégias utilizadas para o gerenciamento de projetos, com foco na entrega contínua de valor, colaboração constante com o cliente e capacidade de adaptação. Entre as metodologias mais conhecidas estão: Scrum, Nexus, Kanban e Lean.
Em pequenas e médias empresas (PMEs), as metodologias ágeis podem garantir desde a flexibilidade na adaptação às mudanças do mercado até a otimização dos recursos limitados dessas organizações. Confira os principais motivos para adotar as metodologias ágeis, principalmente em pequenas e médias empresas:
Flexibilidade e adaptação
O mercado está em constante evolução, e as PMEs muitas vezes precisam se adaptar rapidamente para se manterem atualizadas, ativas e competitivas. Pensando nisso, as metodologias ágeis permitem ajustes rápidos aos projetos em andamento e garantem que a empresa responda de forma eficaz às novas demandas e condições do mercado.
Capacidade de resposta rápida
Ao trabalhar em ciclos curtos, geralmente de duas a quatro semanas, como no método Scrum, as empresas podem avaliar e ajustar seus produtos ou serviços de acordo com o feedback, o que resulta numa maior capacidade de resposta.
Melhor alocação de recursos e foco no que é prioridade
As PMEs, geralmente, operam com recursos limitados, portanto, as metodologias ágeis ajudam a identificar rapidamente os problemas, fazendo com que os recursos, tanto humanos quanto financeiros, sejam alocados de forma mais assertiva. Além disso, permitem que as tarefas sejam priorizadas com base no que é vantajoso para o cliente e também para o negócio.
Satisfação do cliente
Como a metodologia ágil permite uma colaboração constante com o cliente durante o processo, garante um feedback contínuo, expectativas alinhadas e atendidas. O resultado é uma entrega final que deixa o cliente satisfeito.
Redução de riscos
Quando dividimos os projetos em pequenos ciclos gerenciáveis, os problemas e riscos tendem a ser identificados mais cedo, evitando que se tornem grandes obstáculos a serem resolvidos durante o projeto. Para as PMEs, quanto mais cedo uma falha for identificada e corrigida, menos o negócio é impactado de forma significativa. Uma grande diferença para essas empresas!
Melhoria contínua e inovação
Com uma cultura de revisão contínua e melhoria dos processos, as equipes são incentivadas a se aprimorarem cada vez mais. Outro ponto positivo é que o ambiente colaborativo proporcionado pelo uso de metodologias ágeis estimula a inovação. Ou seja, mesmo sendo uma empresa de pequeno ou médio porte, será possível se manter em constante inovação no mercado.
Aumento da motivação e produtividade dos times
Como as metodologias ágeis envolvem as equipes desde o planejamento até a tomada de decisão, os colaboradores se sentem motivados com a participação ativa no projeto e sensação de progresso, criando um ambiente de trabalho satisfatório e eficiente.
Pequenas empresas de desenvolvimento de software podem adotar a metodologia Scrum para gerenciar a criação de um novo aplicativo móvel, por exemplo. Com esse método, a equipe realiza atividades em ciclos semanais (sprints), adicionando novos recursos e recebendo feedback do cliente de forma rápida.
A metodologia Scrum também permite que o projeto seja dividido entre os responsáveis da seguinte forma:
Pequenas ou médias empresas de Consultoria podem adotar o método Kanban para gerenciamento de projetos em andamento. O quadro Kanban permite a visualização do status de cada tarefa em: To do (Para fazer), Doing (Fazendo) e Done (Feito).
Algumas ferramentas, como Trello, Asana, Jira Software, Monday.com, entre outras, permitem que você crie quadros Kanban. Além de Consultoria, essa é uma excelente metodologia que costuma ser aplicada na rotina diária de diversos tipos de trabalho, inclusive no setor de RH, pois ajuda no controle das tarefas frequentes.
Os princípios da metodologia Lean podem ser aplicados para o lançamento de um produto. Essa metodologia permite que a equipe realize experimentos rápidos e valide hipóteses para desenvolver um produto que atenda às necessidades do mercado com base no feedback dos clientes.
Embora as metodologias ágeis ofereçam muitos benefícios, sua implementação pode enfrentar desafios como resistência à mudança, necessidade de alinhamento cultural e treinamento adequado. É importante que as lideranças apoiem a transição e que haja comunicação sobre os benefícios esperados.
Dessa forma, as PMEs podem se posicionar melhor para competir e crescer em um mercado que, muitas vezes, é dinâmico e desafiador. Implementar metodologias ágeis é sempre um passo bastante estratégico!