Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Confira os principais destaques da 9ª edição do Congresso LIFE

Com o tema “A Força Transformadora do Feminino na Sociedade”, foi destacado a importância da liderança feminina como um agente de mudança.

Por Carolina Mentlik

No dia 20 de junho, o Hotel Pullman na Vila Olímpia, em São Paulo, foi palco da 9ª edição do Congresso LIFE, um dos mais destacados eventos de liderança feminina, reunindo cerca de 500 profissionais do setor. Criado pela ABRH-SP em 2016, o evento discute questões cruciais como equidade, representatividade, barreiras estruturais e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

A abertura oficial contou com a presença de Claudia Meirelles (Itaúsa), Lia Aere (Umanni) e Luiz Eduardo Drouet (ABRH-SP). Os três destacaram a relevância do Congresso como um catalisador para mudanças nas organizações, e o time do iFood Benefícios esteve por lá para acompanhar tudo de perto!
Confira tudo o que aconteceu durante o dia:

Desafios e inovações no mundo corporativo

Para iniciar os debates, o painel "O Impacto das Mulheres em um Cenário de Escassez de Talentos" contou com a moderação de Lia Aere e participação da Jane Teixeira da Leroy Merlin, Gabriela Gaspardo da Promon e Natalia Ubilla do iFood Benefícios, discutindo os desafios enfrentados pelas mulheres em suas carreiras.

Gabriela Gaspardo destacou a importância da colaboração e inovação na Promon. Jane Teixeira refletiu sobre mudanças pessoais necessárias para se adaptar ao ambiente de trabalho, enquanto Natalia Ubilla ressaltou a intuição feminina e a centralidade das pessoas no iFood Benefícios. "No final do dia, é sempre sobre pessoas," disse Ubilla.

Os temas abordados incluíram estratégias de desenvolvimento das equipes, os avanços e metas das mulheres em cargos de liderança, bem como os programas de incentivo promovidos pelas empresas para fomentar o crescimento profissional das mulheres no ambiente corporativo.

Além disso, Natalia destacou o programa “iFamily”, um programa opcional de suporte que apoia mães e pais desde a descoberta da gravidez até seis meses após o retorno da licença. Esse programa envolve saúde, bem-estar e atendimento psicológico. Para conhecer mais, basta clicar aqui e conferir o artigo que publicamos sobre o tema. Gabriela e Jane discutiram a questão do etarismo, destacando as práticas implementadas para incluir e valorizar colaboradores mais experientes, com a Promon abrindo vagas afirmativas para diferentes faixas etárias e a Leroy Merlin trabalhando de forma orgânica para evoluir nesse aspecto.

 

evento_life_2.png
Natália Ubilla, Jane Teixeira, Gabriela Gaspardo e Lia Aere durante o painel

 

Conquistas e desafios: histórias de líderes que inspiram


Para encerrar as discussões da manhã, foi realizado um painel sobre "Liderança Feminina no Comando: A Força Transformadora dos CEOs", com moderação de Iris Barbosa e participação de Fabio Leite da DuPont Brasil, Felipe Calbucci da TotalPass, Renata Afonso da ViewMind e Patricia Frossard da Philips.

Durante o painel, Felipe Calbucci enfatizou a importância do conhecimento e letramento para uma inclusão verdadeira, enquanto Renata Afonso abordou as pressões sociais enfrentadas pelas mulheres desde a infância. Fabio Leite destacou a necessidade de compreender profundamente os problemas antes de buscar soluções. Já Patricia Frossard discutiu as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no contexto do home office, como, por exemplo, a sobrecarga de responsabilidades entre o trabalho e as tarefas domésticas, a atenção aos filhos e outras demandas. Além disso, ela enfatizou a importância do refinamento cultural, da promoção da diversidade e inclusão por meio de iniciativas concretas, do tratamento individualizado dos colaboradores respeitando seus valores únicos e não apenas se baseando em métricas numéricas. Também salientou a importância da criação de programas específicos de apoio às mães.

Os participantes encerraram o painel com conselhos valiosos para mulheres que desejam alcançar posições de liderança:

  • Fabio Leite incentivou a desafiá-los CEOs com perguntas difíceis e ver o desconforto como uma oportunidade de aprendizado. "Façam perguntas. Não saber as coisas é apenas uma oportunidade de aprender algo. Desafiem os CEOs. O desconforto é necessário."
     
  • Felipe Calbucci aconselhou que as mulheres acreditem em si mesmas. "Acreditem no potencial de vocês. A mudança que desejamos não é um movimento só das mulheres, essa é uma questão de todos."
     
  • Renata Afonso enfatizou a importância da coragem. "Coragem é a chave. Muitas vezes a gente precisa só de coragem para tomar novas decisões."
     
  • Patricia Frossard falou sobre se libertar das culpas, tanto as autoimpostas quanto as externas. "A gente precisa se libertar das nossas culpas. Tem culpa que é nossa e tem culpa que não é."
     

Visões além dos dados: mulheres que quebram barreiras


Mais tarde, após o intervalo de almoço e sessão de networking, foi realizado o painel "Decifrando o Código: Trajetórias Inspiradoras na Carreira STEM", com moderação de Rodrigo Dib e participação de Ana Paula Appel da IBM, Mariana Zaparolli Martins da Bain & Company e Alaine Charchat da Reckitt.

A discussão teve início com as painelistas compartilhando suas trajetórias profissionais, destacando os desafios inerentes às suas áreas de atuação. 

Alaine Charchat ressaltou uma realidade marcante: "Quanto mais você avança, menos mulheres você encontra." Esse insight revela a jornada árdua e desafiadora que muitas mulheres enfrentam, especialmente em setores como STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics / Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Ela enfatizou a importância de preparar o caminho desde o início, incentivando meninas a se interessarem por essas áreas, combatendo estereótipos e promovendo a igualdade desde cedo.

Em conjunto, as participantes discutiram os impactos da maternidade e os estigmas de gênero que se iniciam na infância. Muitas crianças são influenciadas pela noção de que algumas áreas são destinadas apenas a meninos ou meninas, o que reforça comportamentos limitantes e influencia escolhas futuras.

Além disso, destacaram três elementos fundamentais para o sucesso das mulheres nas carreiras: a presença de referências femininas, o papel crucial do setor de Recursos Humanos e a necessidade de um esforço constante para eliminar os preconceitos inconscientes.

Ao encerrar o painel, enfatizaram que, apesar dos progressos realizados, ainda há muito a ser feito. Como mencionaram: "O fato de ainda estarmos discutindo essas questões nos dias de hoje mostra que mudanças são ainda mais necessárias."

Para encerrar o dia, a última palestra foi conduzida por Maira Linguori, representando o Think Olga. Com o tema "Esgotadas - O Ponto de Virada na Saúde Mental das Mulheres", a palestra abordou questões essenciais e urgentes relacionadas à saúde mental das mulheres, especialmente diante do contexto da pandemia.

Maira começou destacando o impacto devastador da pandemia na saúde mental das mulheres. Os transtornos mentais, já significativos antes da pandemia, aumentaram consideravelmente durante esse período. Questões como estresse, irritabilidade, baixa autoestima, fadiga, insônia e tristeza são frequentemente relatadas por mulheres em suas rotinas diárias.

As estatísticas apresentadas durante a palestra são alarmantes:

  • Transtornos de ansiedade: homens 33%, mulheres 67%
  • Transtornos depressivos: homens 33%, mulheres 67%
  • Transtornos relacionados ao uso de álcool: homens 76%, mulheres 24%
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: homens 68%, mulheres 32%
  • Transtornos relacionados ao uso de substâncias: homens 63%, mulheres 37%

Esses números evidenciam as diferentes formas como homens e mulheres são afetados, ressaltando a importância de abordagens específicas para cada gênero.

Também abordou a importância de soluções para enfrentar esses desafios, destacando a necessidade de condições de trabalho e remuneração dignas, igualdade salarial, um ambiente de trabalho seguro e inclusivo, licenças parentais igualitárias, apoio psicológico, promoção de práticas saudáveis para a saúde mental, suporte a mulheres em situações de violência doméstica, treinamento de líderes e muito mais.

De forma impactante e esclarecedora, a apresentação de Maira Linguori encerrou o Congresso LIFE chamando a atenção para a urgência de abordar a saúde mental das mulheres de maneira integrada e equitativa.

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Diversidade e inclusão

Carolina Mentlik

21 de Junho de 2024

Leitura de 6 min