O jeitinho das empresas nacionais na cultura organizacional
Confira neste material inédito e exclusivo da Think Work como funciona a cultura organizacional nas companhias do país
O desenvolvimento passou a ser palavra de ordem nos Recursos Humanos (RH) desde que a área se tornou mais estratégica para os resultados. E esse é o traço mais marcante das organizações instaladas no país, de acordo com mais de 600 profissionais, de diferentes setores e cargos, que participaram da pesquisa Think Work | Cultura Organizacional nas Empresas Brasileiras.
Além de identificar o estilo cultural organizacional predominante no país, o levantamento traz pistas sobre como os profissionais brasileiros percebem esse lado desenvolvedor das empresas.
Lugar de aprender
A Think Work baseou-se em um modelo resultante de uma revisão da literatura realizada por Boris Groysberg, professor da Harvard Business School, e mais três colegas, que apontou a existência de oito estilos culturais nas empresas. Para adequar ao cenário brasileiro, houve uma adaptação dos estilos para: autonomia, desenvolvimento, estabilidade, familiar, inovação, ordem, propósito e resultados.
Os participantes da pesquisa da Think Work foram convidados a escolher as dez características mais marcantes de seus empregadores a partir de uma lista de 40 palavras, sem saber que cada grupo de cinco estava relacionado a um dos oito estilos culturais.
Vale destacar que, quando perguntados se suas empresas têm uma cultura bem definida e se estão de acordo com ela, 75% dos entrevistados responderam afirmativamente, 16% desejam mudanças, enquanto 9% não percebem um jeito de ser marcante.
Quer conhecer todos os detalhes dessa reportagem e saber o papel da cultura organizacional nas empresas brasileiras? Clique abaixo para baixar o material gratuitamente.